Top Ganna vence abertura do Giro 2021

Luiz Papillon

O italiano Filippo Ganna voa baixo e vence abertura do Giro 2021. Ganna foi o primeiro ciclista a baixar o tempo da casa dos 8:50 fazendo 8:47,52 com uma média de 58.748km/h. Ganna da equipe Ineos Grenadiers chegou a sua 11ª vitória em disputas contra o relógio. O também italiano Edoardo Affini da equipe Jumbo Visma foi o segundo colocado e o pódio foi completado pelo jovem norueguês Tobias Foss também da Jumbo Visma.

Filippo Ganan - Campeão Mundial de Contra Relógio 2020
Filippo Ganan – Campeão Mundial de Contra Relógio 2020

Giro 2021 – Etapa 01 – Turim

A largada para o Giro 2021 aconteceu na Catedral de Milão e a chegada na Mole Antonelliana em Turim. Ai vem uma curiosidade que, a Mole era para ser uma gigantesca sinagoga com 167m de altura. Acontece que o arquiteto Alessandro Antonelli (que dá nome a obra) fez uma série de modificações no projeto elevando o custo da obra. Esse aumento fez a comunidade judaica local paralisar a obra, então a prefeitura de Turim cedeu um novo terreno para construção da sinagoga e assumiu a construção de Antonelli. Obra pública, dinheiro público e o gênio do arquiteto fez novas mudanças no projeto elevando novamente os custos, prazos e incluindo um elevador para acesso a cúpula. A obra só foi concluída após a morte do arquiteto e atualmente é ocupada pelo Museu Italiano de Cinema.

Chegada da Milão Turim com a Mole Antonelliana ao fundo | Foto Divulgação RCS

Com pouco menos de 9km de disputa, dificilmente um ciclista ganharia o Giro 2021 pela performance na etapa de abertura, contudo poderia perder em caso de queda ou perda significativa de tempo. O grande favorito da etapa era o campeão mundial de contra relógio Filippo Ganna.

A etapa teve largada na Piazza Castello cruzou o rio Pó e chegada na Corso Moncalieri. Edoardo Affini da Jumbo Visma foi o primeiro ciclista a completar o percurso em menos de nove minutos.

Favoritos na Etapa 1 do Giro 2021

O Giro não é vencido em uma etapa de 9km mas pode sim ser perdido em 9km, portanto não perder tempo na disputa é uma meta importante para os favoritos a classificação geral. Alguns favoritos como o irlandês Dan Martin começaram mal o Giro. Martin, sobrinho do ídolo irlandês Stephan Roche, levou 26 segundos já na primeira parcial. No final da etapa Dan Martin e Emmanuel Buchmann ficaram 40 e 38 segundos atrás de João Almeida, considerado o melhor favorito:

João Almeida
Remco Evenepoel +2
Aleksandr Vlasov +7
Pavel Sivakov +17
Dani Martinez +19
Hugh Carthy +21
Pello Bilbao +21
Simon Yates +21
Egan Bernal +22
Vincenzo Nibali +24
Jai Hindley +29
Mikel Landa +32
Roman Bardet +35
Emmanuel Buchmann +38
Dan Martin +40

 

 

Giro 2021

O Giro 2021 é a primeira grande volta da temporada de ciclismo 2021. Ao todo são três disputas de três semanas e você pode conhecer um pouco mais sobre as disputas de Grandes Voltas clicando aqui. Aqui no pelote ciclismo fizemos um guia rápido sobre o Giro 2021 com o resumo dos participantes e disputas.

Giro 2021 começa com Egan Bernal, Remco Evenepoel e Peter Sagan

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Copa do Mundo de MTB XCO - Vitória do francês Victor Koretzky

Vitória do francês Victor Koretzky da KMC Orbea na Copa do Mundo de MTB XCO em Albstadt na Alemanha. O veterano suíço Nino Schurter, atual campeão europeu da modalidade foi segundo com seu compatriota Mathias Flueckiger em terceiro. Copa do Mundo de MTB XCO – Albstadt A prova começou intensa […]

Receba as novidades em seu e-mail