Giro, Tour e Vuelta, as Grandes Voltas do Ciclismo

Um Grand Tour (Grande Volta) é uma disputa de três semanas, com 21 dias de competição onde o ciclista com menor tempo acumulado é o vencedor da classificação geral. Atualmente são disputados três Grand Tours por temporada:

  • Giro d’Italia, em maio na Itália.
  • Le Tour de France entre junho e julho na França.
  • La Vuelta a España entre agosto e setembro na Espanha.
Poster da Vuelta, arte por GT Artworx
Poster da Vuelta, arte por GT Artworx

As três principais competições do ciclismo profissional são chamadas de Giro, Tour e Vuelta. Mais antigo e com maior prestígio, o Tour de France 2021 será a 108ª edição da prova mais desejada do ciclismo mundial. É no Tour de France que se concentram patrocinadores, prêmios e claro prestígio. O Giro com apenas quatro edições a menos é disputado desde o início do século 20. Mais jovem, a Vuelta será disputada pela 76ª vez a partir de 14 de agosto.

As cores das grandes voltas: Rosa, Amarelo e Vermelho

O Tour de France foi realizado pela primeira vez em 1903. No ano de 1919 os organizadores resolveram criar uma camisa especial para o ciclista que estivesse em primeiro lugar, como o principal patrocinador e organizador da prova, o jornal L’auto tinha páginas amarelas, surgiu o maillot jaune, a camisa amarela. Já o Giro tem sua cor rosa herdada das cores do jornal Gazzetta Dello Sport que criou a competição e inspirado no Tour criou a maglia rosa.

Já a Vuelta por sua vez teve mais cores, a camisa de líder foi laranja, branca, vermelha, amarela (cor mais utilizada, de 1955 a 1998) e dourada (de 1999 a 2009). Somente no ano de 2010 foi definida o jersey rojo, presente até os dias atuais.

Recordes no Giro, Tour e Vuelta

Por uma questão de calendário, até 1995 a Vuelta era disputada quase simultaneamente com o Giro, assim nunca na história um ciclista ganhou as três provas na mesma temporada. Apenas três ciclistas venceram as três provas em sequência, ainda que em temporadas diferentes: Chris Froome, Bernard Hinault e Eddy Merckx. Outros quatro ciclistas venceram as três grandes voltas durante a carreira, foram eles Jacques Anquetil, Felice Gimondi, Alberto Contador e Vincenzo Nibali.

Poster do Giro d'Italia, arte por GT Artworx
Poster do Giro d’Italia, arte por GT Artworx

O recordista de vitórias em grandes voltas é Eddy Merckx, o belga tido como maior ciclista de todos os tempos, venceu onze grandes voltas (5 Tour, 5 Giro, 1 Vuelta). Já em cada volta, o desgraçado norte-americano Lance Armstrong venceu sete vezes o Tour de France, mas teve seu recorde cassado após confessar competir dopado. Assim os recordistas de vitórias em cada grande volta são:

  • Giro: Alfredo Binda, Fausto Copi e Eddy Merckx com cinco vitórias cada.
  • Tour: Jacques Anquetil, Eddy Mercx, Bernard Hinault e Miguel Indurain, com cinco vitórias cada.
  • Vuelta: Roberto Heras, com quatro vitórias.

Vitórias em Etapas no Giro, Tour e Vuelta

Vencer uma etapa de uma grande volta é um feito enorme. Ciclistas do mundo todo buscam essa glória, vencer uma etapa em cada uma das grandes voltas também é um efeito raro, tão raro que apenas três ciclistas venceram etapas de uma grande volta em um mesmo ano:

Miguel Poblet em 1958, Pierino Baffi em 1959 e Alessandro Petacchi em 2003.

Poster do Tour de France, arte por GT Artworx
Poster do Tour de France, arte por GT Artworx

Além deles, um total de 99 ciclistas venceram etapas das três grandes voltas durante a carreira. O recordista absoluto em vitórias é Eddy Merckx com 64 vitórias. O velocista Mario Cipollini é o segundo com 57 e Mark Cavendish o terceiro com 48.

Já em relação a nações, italianos venceram um total de 1690 etapas enquanto franceses 899 e belgas 852. Apenas 39 nações viram um de seus cidadãos vencerem uma etapa de grande volta, entre eles está a vitória solo do brasileiro Mauro Ribeiro no Tour de France de 1991.

Classificações secundárias nas Grandes Voltas

Durante a história mais que centenária do ciclismo, diversas formas de disputa foram experimentadas. Com o passar dos anos surgiram classificações secundárias nas grandes voltas, permitindo a ciclistas e equipes buscarem mais de um objetivo. Desde 2010 quando foi extinta a camisa de classificação combinada, uma tradição na Vuelta, as disputas secundárias são:

Classificação por pontos

Onde o ciclista acumula pontos por vencer etapas e metas intermediárias. No Tour e Vuelta utiliza-se a camisa verde, no Giro a camisa magenta, chamada de maglia ciclamino.

Pódio do Tour de France
Pódio do Tour de France com os vencedores da Camisa Verde, Camisa Amarela, Camisa Branca e Camisa Branca com Bolinhas

No Tour de France é Peter Sagan com sete títulos, no Giro, Francesco Moser e Guiseppe Saronni venceram quatro cada e na Vuelta, Sean Kelly, Laurent Jalabert e Alejandro Valverde venceram quatro cada.

Classificação de montanha

Nesta modalidade são acumulados pontos ao topo de cada subida categorizada, quanto mais difícil a subida, mais pontos distribui aos ciclistas. Atualmente é uma camisa branca com bolinhas vermelhas no Tour, branca com bolinhas azuis na Vuelta e Azul no Giro.

No Tour de France, Richard Virenque venceu sete vezes, pelo Giro, Gino Bartali também venceu sete vezes enquanto na Vuelta, José Luis Laguia venceu cinco vezes.

Melhor jovem

Premia o melhor ciclista por tempo com idade até 25 anos, atualmente é branca nas três grandes voltas.

O luxemburguês Andy Schleck venceu três vezes consecutivas no Tour de France. No Giro foi vencida duas vezes pelo luxemburguês Bob Jungels e duas vezes pelo colombiano Miguel Angel Lopez. Na Vuelta é uma classificação recente, adotada apenas a partir de 2017 tendo o espanhol Enric Mas vencido duas vezes.

Prêmios secundários

  • Ciclista mais combativo. Abro uma aspas aqui para lembrar que nas três competições é descrito como “ciclista” mais combativo e não “atleta mais combativo”. Essa premiação recebe um numeral com cor diferente a ser utilizado na etapa seguinte, usualmente vermelha.
  • Melhor equipe, o tempo dos quatro melhores ciclistas de cada equipe são somados e o menor tempo lidera a competição. No Tour de France a equipe líder utiliza capacetes amarelos, na Vuelta Vermelhos.
  • No Tour de France e na Vuelta o ciclista que venceu a última etapa, utiliza um numeral especial com a cor vermelha.
  • Pelo Giro, o Troféu Fuga é um prêmio dado aos ciclistas que mais se destacam entre os escapados do dia. O brasileiro Rafael Andriatto venceu esse troféu em 2013 quando foi introduzido.

Classificações extintas

No Giro, a maglia nera ou camisa negra foi dada entre 1946 e 1951 ao último colocado dentro do tempo limite, sendo vencida pela última vez por Giovanni Pinarello, criador da marca de bicicletas Pinarello. Ainda atualmente o termo maglia nera é destinado ao último colocado e há apostas para saber quem será o último, embora o prêmio não exista oficialmente. Recentemente a Castelli, fornecedora oficial do Giro, fez uma edição da Maglia Nera vendida em seu site:

Maglia Nera - Camisa Negra do Giro d'Italia
Maglia Nera – Camisa Negra do Giro d’Italia

O Intergiro foi uma classificação criada em 1989 e extinta em 2005 onde pontos eram distribuídos em algum ponto antes do final da etapa (usualmente onde a fuga seria alcançada). O último vencedor foi Stefano Zanini. A classificação combinada (tempo, pontos e montanha), tradicional na Vuelta foi disputada algumas vezes no giro.

Teve dúvida em alguma nomenclatura utilizada? Consulte nosso dicionário.

5 thoughts on “Giro, Tour e Vuelta, as Grandes Voltas do Ciclismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

São Paulo aumenta segurança para ciclistas e pedestres em 24 vias da cidade

O aumento de mortes no trânsito na capital paulista obrigou a Prefeitura da maior cidade da América Latina a tomar providências. Ao todo vinte e quatro vias da cidade tiveram a velocidade máxima para veículos motorizados reduzida de 50km/h para 40km/h. Mortes no trânsito subiram 2,5% em 2021 Segundo o […]
Via com Velocidade Reduzida em São Paulo | Foto Divulgação PMSP

Receba as novidades em seu e-mail