Egan Bernal doutrina e vence etapa rainha no Giro!

Luiz Papillon

O colombiano Egan Bernal está com as duas mãos no troféu Senza Fini de vencedor do Giro 2021. Bernal atacou hoje restando 22km para o final durante a escalada do Passo Giau na maior escalada do Giro 2021, passou por todos escapados, conquistou a meta de montanha e desceu para vitória em Cortina d’Ampezzo.

Pela equipe DSM o francês Romain Bardet conquistou a segunda posição enquanto o italiano Damiano Caruso completou o pódio na terceira posição.

Egan Bernal vence o Giro 2021 | Pelote Ciclismo
Egan Bernal vence o Giro 2021 | Divulgação RCS Giro d’Italia

Giro 2021 – Etapa 16 – Salice a Cortina d’Ampezzo – 153km

O Giro d’Italia 2021 chegou a sua etapa rainha. Partindo de Salice na provincia do Friuli-Venezia-Friuli a apenas 25m acima do nível do mar para passar pelo colosso Passo Gau a 2225m de altitude.

Por conta do mal tempo, a etapa foi alterada perdendo o Passo Fedaia e o Passo Pordoi, ainda assim foi uma etapa digna de ser chamada de etapa rainha, a mais dura do Giro. Junto com a mudança, o Passo Gau passou a ser a Cima Coppi, subida de maior altitude no Giro. O único ciclista a não largar na etapa de hoje foi Thomas De Gendt, o belga da Lotto Soudal sofre com dores nos joelhos.

Uma fuga grande com nomes como Dan Martin (Israel), João Almeida (Deceuninck) e Vincenzo Nibali (Trek) escapou. O francês Geoffrey Bouchard conquistou a primeira meta de montanha em La Grosetta. Na sequência começou o trabalho da Ineos esticando o pelote, o sinal estava dado: Bernal está bem!

 

Egan Bernal soberbo!

E a 22km do final durante a subida de Passo Giau, Bernal promoveu seu ataque. O colombiano passou “de passagem” pelos escapados e conquistou o Passo Giau com mais de 30 segundos de vantagem para o perseguidor mais próximo. Seriam 17km de descida técnica, molhada e dura para Bernal. Atrás Damiano Caruso (Bahrain) seguia em segundo perseguido por Romain Bardet (DSM).

O mau tempo era tamanho que a TV ficou sem imagens seja do helicóptero, seja das motos, assim ficamos com o relato via rádio dos correspondentes da RAI, como nos anos 60. E foi no velho estilo que Bernal chegou ao final para vencer a maior etapa de sua carreira.

Na descida, ainda deu tempo para Bardet ultrapassar Caruso, conquistando a segunda posição enquanto o italiano Damiano Caruso completou o pódio na terceira posição.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Dan Martin vence chegada ao alto no Giro!

O irlandês Dan Martin sobrinho de Stephan Roche, venceu a etapa 17 do Giro em Sega di Ala. Na fuga desde o princípio da etapa, Martin colocou um ritmo forte na subida final e não foi mais alcançado. Esta foi a segunda vitória WorldTour da equipe Israel StartUp Nation. O […]
Dan Martin vence etapa do Giro 2021 | Pelote Ciclismo

Receba as novidades em seu e-mail