Dan Martin vence chegada ao alto no Giro!

Luiz Papillon

O irlandês Dan Martin sobrinho de Stephan Roche, venceu a etapa 17 do Giro em Sega di Ala. Na fuga desde o princípio da etapa, Martin colocou um ritmo forte na subida final e não foi mais alcançado. Esta foi a segunda vitória WorldTour da equipe Israel StartUp Nation. O português João Almeida foi o segundo colocado seguido do britânico Simon Yates.

Dan Martin vence etapa do Giro 2021 | Pelote Ciclismo
Dan Martin vence etapa do Giro 2021 | Reuters

Giro 2021 – Etapa 17 – Canazei a Sega di Ala – 193km

O Giro d’Italia 2021 entrou em sua semana final. Uma etapa com longa descida para o Vale do Adagio e duas subidas categorizadas, o Passo di San Valentino e a chegada ao alto em Sega di Ala.

Antes da largada a confirmação do 33º abandono da prova. O belga Victor Campenaerts, vencedor da etapa 15, não largou devido a dores no joelho.

Ambas subidas de primeira categoria com mais de 1000m de escalada cada, prometiam grande disputa. A fuga do dia partiu com 19 ciclistas, com destaque para Dan Martin (Israel), Gianni Moscon (Ineos) e Antonio Pedrero (Movistar). O irlandês Dan Martin era o melhor colocado na classificação geral com 15 minutos de atraso para Egan Bernal.

Após a passagem no Passo di San Valentino, Geoffrey Bouchard ampliou ainda mais a vantagem na luta pela camisa de montanha com 180 pontos ante 107 de Egan Bernal. Durante a descida para o vale do rio Adige, uma queda levou ao solo seis ciclistas, entre eles Remco Evenepoel (Deceuninck Quick Step) e Giulio Ciccone (Trek).

Sega di Ala

A subida para Sega di Ala começou com Dan Martin tomando a liderança seguido de perto por Antonio Pedrero. Atrás no pelote, a equipe Ineos mantinha dois ciclistas escoltando Egan Bernal.  A medida que subiam o grupo ia ficando mais seleto, o primeiro a sofrer e para não perder contato foi o russo Aleksandr Vlasov. Na ponta Dan Martin seguia rumo a vitória com Pedrero o seguindo 20 segundos atrás.

No grupo dos favoritos o primeiro ataque veio do português João Almeida, a aceleração do português motivou a reaçào de Simon Yates e foi acompanhado de perto pela Ineos com Dani Martinez e Egan Bernal.

Na marca de 4km para o final, Simon Yates atacou, deixou o grupo de Bernal. Juntamente com João Almeida passou por Antonio Pedrero. A decisão seria para o final, no quilômetro final foi a vez de Almeida atacar. Almeida conseguiu sustentar o ataque de modo a garantir o segundo lugar e Yates completou o pódio.

Classificação do Giro d’Italia 2021

Ao fim de 17 etapas, Egan Bernal segue líder com 2’21” de vantagem sobre o italiano Damiano Caruso da equipe Bahrain Victorious. Em terceiro está o russo Aleksandr Vlasov da Astana já a 6’03” de distância.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Alberto Bettiol vence solo no Giro

Após contra atacar a 22km do final, Alberto Bettiol venceu solo em Stradella a etapa 18 do Giro 2021. O italiano de 27 anos da EF Nippo chega a sua primeira vitória em uma grande volta. O italiano Simone Consonni da Cofidis foi segundo seguido pelo irlandês Nicolas Roche da […]

Receba as novidades em seu e-mail