Criterium du Dauphiné 2021

O pelote do circuito mundial não para, após o final do Giro d’Italia, teremos a partir de domingo a 73ª edição do Criterium du Dauphiné. A tradicional prova serve como medidor de forças para o Tour de France, entre 2010 e 2018 a equipe Sky acumulou seis vitórias, sendo três com Froome. Contudo as últimas duas edições foram vencidas por ciclistas “nem tão favoritos”, Jakob Fuglsang em 2019 e Dani Martínez em 2020.

Favoritos ao Critérium du Dauphiné 2021

Geraint Thomas e sua Ineos são os grandes favoritos na edição 2021. Com um time forte e experiente a Ineos Grenadiers conta com Michal Kwiatkowski, Tao Geoghegan Hart e Richie Porte como suporte. Muitos olhares para a estreia de Miguel Ángel López em uma grande prova com as cores da Movistar, e dividindo a equipe com Enric Mas e Alejandro Valverde.

Chris Frome, Alejandro Valverde e Geraint Thomas
Chris Frome, Alejandro Valverde, Geraint Thomas e Greg Van Avermaet | Foto A.S.O.

Pela Bora Hansgrohe, Wilco Kelderman terá a equipe toda para si, algo que não deve ocorrer no Tour de France. Na Astana, Ion Izaguirre é o capitão e tem o jovem Alex Aranburu como co-capitão. Entre as equipes convidadas o destaque é todo para Nairo Quintana, o pequeno colombiano da Arkéa Samsic apesar de um início de temporada discreto é favorito.

Geraint Thomas, Miguel Ángel López.

Nairo Quintana, Wilco Kelderman.

Ion Izaguirre.

Destaque também para David Gaudu da Groupama FDJ tendo a liderança da equipe e muitos olhares sobre dois ciclistas que voltam de lesões gravíssimas. Fabio Jakobsen, o velocista da Deceuninck Quick Step que disputa pela primeira vez uma volta WorldTour após o acidente em que quase perdeu a vida ano passado. E na equipe Israel StartUp Nation, todos olhares sobre Chris Froome, o tetracampeão do Tour de France que segue no processo de recuperação de uma fratura em espiral no fêmur em 2019.

Lista de inscritos para o Critérium du Dauphiné 2021

 

Região de Disputa do Dauphiné

A prova será transmitida para o Brasil pela ESPN (horários no final do texto). Em português a região do Dauphiné é traduzida como Delfinado, uma das províncias da França (até 1790) e que atualmente corresponde aos departamentos de Isere, Drôme e Hautes-Alpes, no sudeste francês. Porém como a transmissão oficial da prova adota o nome original, aqui no pelote manteremos a nomenclatura comercial Criterium du Dauphiné.

Mapa do Critérium du Dauphiné 2021 | Pelote Ciclismo
Mapa do Critérium du Dauphiné 2021 | Arte: ASO

Le Dauphiné Libéré criou a prova em 1947

O Dauphiné existe dessde 1947, criado pelo jornal Dauphiné Libéré, porém em dois anos a prova não aconteceu, 1967 e 1968 e em 1969 foi  fundido com o Circuito das Seis Provincias Dauphoné, e de 1969 a 2009 a organização foi dividida entre o jornal e a ASO, em 2010 o jornal cedeu toda responsabilidade para a ASO que passou a organizar então as três maiores competições ciclísticas da França, o Tour de France, Paris Roubaix e o Criterium du Dauphiné.

le_dauphine_libere

Dentre os ciclistas em atividade apenas Thomas, Froome, Valverde e Flugsang venceram a prova. Froome e Flugsang estarão na edição 2019. Froome é ao lado de Hinualt, Mottet, Ocaña e Lauredi recordista com três vitórias na disputa.

 

Todas etapas do Dauphiné

Com oito etapas, o Critérium du Dauphiné 2019 percorrerá 1205,2km. A transmissão para o Brasil será pela ESPN no canal ESPN 2 e pela internet no WatchESPN.

  • Etapa 1, 30/05 – Issoire to Issoire, 181.8km
  • Etapa 2, 31/05 – Brioude to Saugues, 172.8km
  • Etapa 3, 01/06 – Langeac to Saint-Haon-Le-Vieux, 172.2km
  • Etapa 4, 02/06 – Firminy to Roche-la-Molière, 16.4km (Contra Relógio Individual)
  • Etapa 5, 03/06 – Saint-Chamond to Saint-Vallier, 175.4km
  • Etapa 6, 04/06 – Loriol-sur-Drôme to Le Sappey-en-Chartreuse, 167.2km
  • Etapa 7, 05/06 – Saint-Martin-Le-Vinoux to La Plagne, 171.1km
  • Etapa 8, 06/06 – La Léchère-Les-Bains to Les Gets, 147km

 

22 Equipes e 154 ciclistas

Estarão presentes 21 equipes com sete ciclistas cada totalizando 147 ciclistas. Além das equipes do circuito mundial o WorldTour, estarão presentes as equipes ProTeam Alpecin Fenix, primeira colocada no ranking 2020 da segunda divisão do ciclismo e as equipes convidadas: Arkéa Samsic e B&B hotels p/b KTM.

 

Organizada pela A.S.O. mesma organizadora do Tour de France, o Critériun du Dauphiné segue as mesmas formas de classificação do Tour. As camisas de líder de prova são:

 

Sistema de Classificação

A história das camisas do Tour de France você pode conferir clicando aqui.

Os três primeiros colocados de cada etapa (exceto contra relógio) receberão bônus de tempo de 10″, 6″e 4″ para fins de classificação geral. Para cada meta de sprint intermediário serão dados 3″, 2″e 1″ de bônus no tempo da classificação geral.

O tempo limite para conclusão das etapas será:

Etapa 1, 2, 3 e 5: 10% do vencedor

Etapa 4 (Contra relógio por equipes): 30% do vencedor

Etapa 6,7 e 8 : 15%

Em caso de empate na classificação geral ou de jovens até 25 anos, o desempate será dado pelas frações de segundo no tempo do contra relógio.

Para a classificação por pontos o sistema de pontuação segue a tabela abaixo, sendo que o eventual desempate se dá pelo número de primeiros lugares, sprints intermediários e por fim o tempo na classificação geral.

O sistema de pontuação para camisa de montanha segue o esquema abaixo sendo que o eventual desempate se dá pela grandeza dos resultados, ou seja número de primeiros lugares em montanha HC, depois 1, 2, 3, 4 e por fim caso tudo fique empatado o tempo na classificação geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Egan Bernal é o campeão do Giro 2021

O colombiano Egan Bernal venceu o Giro d’Italia 2021! Bernal que venceu o Tour de France em 2019 liderou o Giro desde a etapa 9. A última etapa um contra relógio individual de 30,3km entre Senago e Milão terminou com a vitória de Filippo Ganna, companheiro de equipe de Bernal […]
Egan Bernal vencedor do Giro 2021

Receba as novidades em seu e-mail