Ciclovia do Rio Pinheiros tem iluminação em Led

Luiz Papillon

Parceria entre a Enel e o Governo do Estado de São Paulo, promove iluminação em Led em 130 pontos ao longo de três quilômetros da ciclovia junto ao Rio Pinheiros na capital paulista.

Ciclovia recebe iluminação Led em São Paulo | Foto Divulgação ENEL Pelote Ciclismo
Ciclovia recebe iluminação Led em São Paulo | Foto Divulgação ENEL

A Enel Distribuição São Paulo, a Enel X e o Governo do Estado de São Paulo entregaram, hoje (7), a instalação do primeiro sistema de iluminação da Ciclovia Novo Rio Pinheiros. Foram colocados 130 pontos de iluminação inteligente no trecho da região da Vila Olímpia. A iniciativa faz parte de um plano mais amplo da Enel Brasil e do Governo de São Paulo para transformar o local na primeira ciclovia inteligente do País por meio de tecnologias inovadoras.

“São Paulo já é a capital do Brasil e da América Latina em termos de uso de bicicletas e também de ciclovias. E uma belíssima ciclovia de 13 quilômetros, dos quais os primeiros quilômetros, hoje, com a iluminação da Enel”, disse João Dória, governador de São Paulo.

“Nós avançamos em tecnologia e inovação e a Enel tem essa capacidade de andar sempre à frente. Estamos muito felizes com essa parceria que começou na Prefeitura de São Paulo e se desenvolve em diversas áreas da região metropolitana, principalmente na capital, além de ações solidárias, já que a Enel é uma grande parceira”, completou o governador.

“Essa iniciativa integra o projeto Urban Futurability, que consiste em transformar a Vila Olímpia em um bairro digital e sustentável, no qual investimos mais de R$ 125 milhões por meio de recurso de Pesquisa e Desenvolvimento da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). A iluminação da ciclovia reforça o compromisso do grupo Enel em trazer para a cidade de São Paulo o que há de mais inovador no setor elétrico global, oferecendo novos produtos e um serviço de melhor qualidade para os seus consumidores”, afirma o presidente da Enel Distribuição São Paulo, Max Xavier.

Após essa primeira fase, a Enel Distribuição São Paulo, a Enel X e o Governo de São Paulo pretendem estender esse sistema para mais 13 quilômetros da ciclovia. A Enel X, empresa de soluções energéticas da Enel Brasil, estuda implantar uma série de tecnologias de última geração no local, como wifi público, sensores e câmeras.

Ciclovia recebe iluminação Led em São Paulo | Foto Divulgação ENEL - Pelote Ciclismo
Ciclovia recebe iluminação Led em São Paulo | Foto Divulgação ENEL

Para o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, a participação da iniciativa privada no eixo de revitalização do programa Novo Rio Pinheiros implica em diversos benefícios à população.

“Sem onerar o Estado, nós estamos implementando novas áreas de lazer e esportes ao longo das margens do Pinheiros para que as pessoas ocupem estes espaços e tenham uma nova relação com este rio tão importante para a cidade de São Paulo. A nova iluminação aumentará a segurança dos frequentadores”.

“A ciclovia é um espaço importante na cidade para quem gosta de pedalar por lazer, por esporte ou para se locomover. As melhorias feitas no último ano já ajudaram a criar novos hábitos, atraindo 70 mil ciclistas por mês. Agora com o projeto de iluminação acreditamos que mais gente poderá usufruir da Ciclovia Novo Rio Pinheiros”, disse o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.

Parcerias com o Governo de São Paulo

O projeto da ciclovia inteligente da marginal do Rio Pinheiros é mais uma das iniciativas desenvolvidas em conjunto entre a Enel Distribuição São Paulo e o Governo de São Paulo. Um outro projeto na área de Sustentabilidade é o investimento na instalação de 40 árvores solares em praças e espaços públicos. Trata-se de um equipamento com design semelhante a uma planta natural e que, por meio de filmes fotovoltaicos em suas “folhas”, capturam a energia solar e a convertem em eletricidade, podendo servir como fonte de iluminação e energia para carregamento via USB para celulares e tablets.

Outro destaque é a participação da concessionária no Programa Nascentes, que tem como objetivo a restauração ecológica em áreas prioritárias no Estado de São Paulo para a proteção e conservação de recursos hídricos e da biodiversidade. Neste contexto está inserido o projeto Anhembi I, localizado na Estação Ecológica Estadual de Barreiro Rico, município de Anhembi, e que abriga diversos mamíferos e aves da fauna silvestre. Atualmente, a Enel Distribuição São Paulo desenvolve 18 projetos no âmbito do programa, correspondendo a cerca de 61 hectares em restauração, o que equivale a 101.687 mudas ou a 61 campos de futebol.

O Programa Nascentes se relaciona com quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a Agenda 2030, como água potável e saneamento, ação contra a mudança global no clima, vida terrestre e, por fim, parcerias e meios de implementação.

“A Enel e Governo de São Paulo contam com parcerias sólidas e em diversas frentes. As iniciativas de sustentabilidade em andamento e os projetos de inovação na Vila Olímpia demonstram que a companhia trabalha ao lado do poder público para levar desenvolvimento tecnológico e socioeconômico sustentável às suas comunidades”, finaliza o responsável de Infraestrutura e Rede da Enel Distribuição São Paulo, Rosario Zaccaria.
Sobre a Enel Distribuição São Paulo

A Enel Distribuição São Paulo é uma empresa da multinacional de energia Enel. A companhia é a segunda maior distribuidora do país, respondendo por 10,3% de toda energia distribuída no Brasil e atendendo 7,4 milhões de unidades consumidoras em 24 municípios da região metropolitana de São Paulo, incluindo a capital paulista, principal centro econômico-financeiro do Brasil. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

Sobre a Enel X

Enel X é a linha de negócios global da Enel dedicada ao desenvolvimento de produtos inovadores e soluções digitais em setores onde a a energia está mostrando o maior potencial de transformação: cidades, residências, indústrias e mobilidade elétrica.

A empresa é líder global no setor de soluções de energia avançada, gerenciando serviços como 6 GW de capacidade de resposta da demanda em nível global e 124 MW de capacidade de armazenamento de energia em todo o mundo, bem como um player líder no setor de mobilidade elétrica, com cerca de 175 mil pontos de carregamento públicos e privados de veículos elétricos em todo o mundo.

Sobre o programa Novo Rio Pinheiros

O programa Novo Rio Pinheiros tem o objetivo de revitalizar este importante símbolo da cidade de São Paulo por meio da ação de diversos órgãos públicos em parceria com a sociedade. A meta até o fim de 2022 é reduzir o esgoto lançado em seus afluentes, melhorar a qualidade das águas e integrá-lo completamente à cidade. Por ser um rio urbano, a água não será potável, no entanto, com o projeto de despoluição concluído, haverá a melhora do odor existente, abrigo de vida aquática e, principalmente, a volta da população às suas margens com a recuperação ambiental e paisagística do seu entorno.

Sobre a Ciclovia Novo Rio Pinheiros

Com 21,5 km de extensão numa área pertencente à CPTM, ao longo da Linha 9-Esmeralda e às margens do Rio Pinheiros, a ciclovia tem atraído cerca de 70 mil ciclistas por mês. Por meio de um chamamento público, o Governo do Estado de São Paulo transferiu a gestão da área para a iniciativa privada em março de 2020. A Farah Service assumiu os trabalhos de recuperação e obteve o direito de explorar a Ciclovia.

Foi feito recapeamento e pintura da pista, sinalização, limpeza e jardinagem. Os ciclistas ganharam pontos de apoio com banheiro e bebedouro, além de novos cafés, vending machines e até chuveiros distribuídos ao longo do percurso.
Reinaugurado oficialmente em dezembro de 2020, o espaço ganhou o nome de Ciclovia Novo Rio Pinheiros.

São seis acessos para a pista, localizados na Rua Miguel Yunes, entre as estações Jurubatuba e Autódromo, Estação Jurubatuba, Passarela da EMAE, junto à estação Vila Olímpia, Estação Santo Amaro, Passarela Parque do Povo e Ponte Cidade Universitária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Giro 2021 começa com Egan Bernal, Remco Evenepoel e Peter Sagan

Neste sábado 08 de maio começou o Giro d’Italia 2021. Em sua 104ª edição a prova que cruza a Itália com quase 3500km de disputa em 21 dias. A disputa começa com um Contra Relógio Individual de 8km em Turim e termina em Milão, também com um contra relógio individual. […]
Trofeo Sensa Fine Giro Italia 2021 | Pelote Ciclismo | RCS

Receba as novidades em seu e-mail