Wout van Aert vence a Amstel Gold Race

Em um sprint selecionado o belga Wout van Aert venceu a Amstel Gold Race! O trio com Thomas Pidcock e Maxmilian Schachmann escapou a 19km do final e decidiu no sprint a vitória. A decisão veio apenas com o photo-finish para o ciclista da Jumbo Visma. Pidcock ficou com o segundo lugar e Schachmann completou o pódio.

Wout van Aert vence Amstel Gold Race | Captura TV
Wout van Aert vence Amstel Gold Race | Captura TV

Amstel Gold Race 2021

A grande prova de ciclismo na Holanda só aconteceu com muita modificação em seu trajeto. As cidades ao longo do trajeto original da Amstel Gold Race optaram na maioria por manterem bloqueio a eventos esportivos devido a pandemia. Assim a opção dos organizadores foi criar um circuito com doze voltas iguais e uma volta final totalizando 218.6km para a prova masculina. Já a prova feminina teve seis voltas iguais e uma final completando 116.3km.

Valverde, Roglic e Alaphilippe destaques para a Amstel Gold Race

Com doze ciclistas vencedores de provas monumento, a lista de favoritos para a Amstel Gold Race era extensa. O espanhol Alejandro Valverde abdicou de disputar a local Volta a Comunidade Valenciana para disputar a Amstel Gold Race. Além do ídolo espanhol, destaque para Wout Van Aert e Primoz Roglic pela Jumbo Visma e para o atual campeão mundial Julian Alaphilippe da Deceuninck Quick Step.

Marianne Vos venceu prova feminina

Pódio da Amstel Gold Race Feminina com Marianne Vos, Demi Vollering e Annemiek van Vleuten | Foto divulgação
Pódio da Amstel Gold Race Feminina comAnnemiek van Vleuten, Marianne Vos e Demi Vollering e | Foto divulgação

Na prova feminina a holandesa Marianne Vos da Jumbo Visma venceu. Vos fez parte do grupo lider que perseguiu Elisa Longo Borghini e Kasia Niewiadoma que atacaram na última subida do Calsberg. No quilômetro final as perseguidoras alcançaram a dupla e no sprint Vos sobressaiu vencendo Demi Vollering (SD Worx). Na disputa do terceiro lugar, Annemiek van Vleuten da Movistar venceu o sprint contra Amanda Spratt da Bike Exchange.

Wout van Aert venceu a Amstel Gold Race

Dez ciclistas atacaram logo nos primeiros quilômetros de prova formando a fuga do dia:

  • Edward Theuns – Trek
  • Julien Bernard – Trek
  • Stan Dewulf – Ag2r
  • Sébastien Grignard – Lotto Soudal
  • Maurits Lammertink – Intermarché
  • Loic Vliegen – Intermarché
  • Chad Haga – Team DSM
  • Ryan Giggons – Uae Team Emirates
  • Kenny Molly – Bingoal Pauwels
  • Anders Skaarseth – Uno-X

O grupo conseguiu uma boa vantagem e entrou nos 50km finais de prova com pouco mais de um minuto de vantagem. Durante a volta nove, uma sequência de ataques formou um grupo perseguidor com seis ciclistas, entre eles o francês Florian Sénéchal da Deceuninck e o holandês Dylan van Baarle da Ineos. As acelerações fizeram a vantagem da fuga despencar para menos de 30 segundos a 40km do final.

30km do final: Ataque atrás de ataque

A possibilidade de conexão do grupo perseguidor poderia realmente mudar a prova. Isso fez o grupo de favoritos saltar para a ponta do pelote e começar acelerações. Roglic comandou o pelote no Cauberg e conseguiu neutralizar os perseguidores e ao mesmo tempo fagocitar a fuga. Após uma sequência impressionante de ataques três ciclistas escaparam a 12km do final:

  • Tom Pidcock – Ineos
  • Wout Van Aert – Jumbo Visma
  • Maxmilian Schachmann – Bora

Atrás o grupo perseguidor tinha Alaphilippe, Valverde, Matthews e dois ciclistas da Ineos, Kwiatkowski e Carapaz. As cartas estavam na mesa, seria uma disputa dos três contra os perseguidores 25 segundos atrás. Ao final o trio entrou com menos de 20 segundos de vantagem no quilômetro final. Economizar pernas para o sprint poderia ser o final da fuga e atacar ali poderia ser fatal.

Em um final de velódromo o trio reduziu na expectativa pelo sprint, Wout van Aert ficou na ponta esperando e reduzindo a velocidade enquanto o pelote vinha atrás.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Como funciona o Photo Finish

Muita polêmica acontece desde a vitória milimétrica de Wout van Aert ontem na Amstel Gold Race. Afinal, as fotos dos ciclistas cruzando a linha de chegada dão a entender que Tom Pidcock estava a frente. Para entender melhor o resultado da prova, vamos falar sobre como funciona o sistema de […]
Detalhe imagem chegada Amstel Gold Race | Foto Getty

Receba as novidades em seu e-mail