Após um ataque na Côte de la Roche aux Falcons um grupo de cinco ciclistas escapou para disputar a vitória da Liege Bastogne Liege 2021. Em um sprint selecionado, Tadej Pogacar o esloveno vencedor do Tour de France venceu a Liege Bastogne Liege 2021. Julian Alaphilippe, atual campeão mundial foi o segundo colocado e o francês David Gaudu completou o pódio.
Liège Bastogne Liège 2021
A terceira monumento do ciclismo da temporada, a Liège Bastogne Liège voltou ao seu calendário tradicional na primavera europeia. Em 2020 a prova foi disputada em outubro devido a pandemia da covid-19. Com onze subidas em 259,5km de prova, a disputa começou no dia em que Alejandro Valverde completou 41 anos de idade em grande forma, a prova começou com uma fuga de sete ciclistas. O grupo conseguiu uma vantagem de cinco minutos e manteve-se a frente do pelote até a subida da La Redoute a 44km do final.
O trabalho da equipe Ineos na La Redoute não só diminuiu a vantagem da fuga como reduziu o pelote a cerca de 40 ciclistas dos 247 que largaram. Loic Vliegen (Intermarché) foi o último remanescente da fuga. Já na marca de 20km para o final, Richard Carapaz atacou abrindo vinte segundos para o grupo perseguidor. A perseguição por sua vez se dividiu em dois grupos, um primeiro com Pogacar, Adam Yate, Sergio Higuita e outros nove ciclistas e os remanescentes do pelote quinze segundos atrás.
Richard Carapaz, equatoriano campeão do Giro d’Italia de 2019, seguiu escapado pela Côte de la Roche aux Falcons. Vendo o favorito perdendo fôego, começaram os ataques no pelote. Os favoritos estavam colocando as armas na mesa com Michael Woods liderando. Os líderes a 10km do final eram:
- Julian Alaphilippe – Deceunink Quick Step
- David Gaudu – Groupama FdJ
- Alejandro Valverde – Movistar
- Tadej Pogacar – Uae Team Emirates
- Michael Woods – Israel StartUp Nation
Valverde em busca de recordes!
O pelote seguia quinze segundos atrás com Primoz Roglic assumindo a ponta e tarefa de perseguir os escapados. A última subida fava para trás e restariam 10km de trajeto em descida ou plano até a chegada. Com 28 segundos de vantagem, ficava claro que um dos cinco seria o vencedor. Alejandro Valverde, já detentor do recorde de mais velho ciclista a vencer a prova poderia não só bater esse recorde mas igualar-se a Eddy Merckx como maior vencedor em Liege.
Em uma chegada de “velódromo”, Valverde reduziu a velocidade do grupo líder esperando pelo ataque de Alaphilippe mas quem venceu foi Tadej Pogacar! O vencedor do Tour de France de 2020 venceu a Liege Bastogne Liege de 2021. Alaphilippe foi o segundo e David Gaudu completou o pódio pela Groupama FDJ.