Alejandro Valverde vence o GP Miguel Indurain !

Luiz Papillon

Aos 40 anos de idade o “menino” Alejandro Valverde venceu o GP Miguel Indurain após atacar a 10km do final. Em segundo lugar ficou Luís Leòn Sànchez pela Astana Premier Tech e em terceiro o cazaque Alexey Lutsenko também pela equipe Astana.

Alejandro Valverde vence GP Miguel Indurain | Captura TV
Alejandro Valverde vence GP Miguel Indurain | Captura TV

22º GP Miguel Indurain – Estella – 203.2km

Uma clássica que já teve cinco nomes e desde 1999 homenageia um dos maiores ciclistas de todos os tempos: Miguel Indurain. Natural de Villava na região de Navarra, Indurain venceu o Tour de France cinco vezes de modo consecutivo, venceu duas vezes o Giro d’Italia, além de diversas vitórias em voltas menores. Indurin foi medalhista de ouro em Atlanta no ano de 1996 e campeão mundial em 1995 na modalidade contra o relógio.

A clássica no País Basco teve um percurso intenso e duro, com três subidas de segunda categoria, sendo duas passagens pelo Alto de Eraul. A fuga do dia foi neutralizada ainda a 70km do final, mas a emoção seguiu na prova. Os ataques começaram  a 46km do final até que 16 ciclistas conseguiram uma pequena margem. Ao longos dos quilômetros seguintes o grupo líder ficou reduzido a quatro ciclistas:

  • Luís León Sánchez – Astana Premier Tech
  • Ben Swift – Ineos Grenadiers
  • Ben Hermans – Israel StartUp Nation
  • Jefferson Cepeda – Caja Rural

O quarteto trabalhou e entrou nos 20km finais com 42 segundos de vantagem para o pelote. Atrás a Movistar e a Cofidis se revezavam na ponta do pelote buscando encurtar a vantagem dos escapados.

Valverde ataca para liderança

Durante a descida para Estella, o Alto de Eraul, em sua segunda perna, uma subida curta e dura, permitiu ao pelote aproximar-se da fuga. Quem atacou para tentar cobrir a ponte entre a fuga e o pelote foi Alejandro Valverde. O ídolo espanhol, campeão mundial de 2018 atacou para perseguir o campeão espanhol  Luís León Sánchez.

Assim que começaram a subir a segunda e curta passagem do Eraul, Alexey Lutsenko (Astana) atacou, mas Valverde logo deu outra pancada para deixar o cazaque para trás e novamente Sànchez manteve-se na roda do amigo. Atrás na perseguição um grupo com quatro ciclistas se formou, Pello Bilbao (Bahrain), Bauke Mollema (Trek), Laurens De Plus (Ineos) e Jesús Herrada mantiveram-se a 15 segundos dos líderes.

Valverde conseguiu deixar Sànchez para trás em uma sequência de curvas e seguiu solo abusando e mostrando toda sua técnica em descida. Em segundo lugar ficou Sànchez e em terceiro Lutsenko, ambos pela Astana Premier Tech. Essa foi a primeira vitória da equipe Movistar na temporada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Kasper Asgeen bate Van der Poel e vence Ronde!

O campeão dinamarquês Kasper Asgreen bate Van der Poel e vence a Ronde Van Vlaanderen! Após um ataque de Van de rPoel a 17km do fim, o holandês foi seguido pelo campeão dinamarquês Kasper Asgreen. A dupla se revezou e seguiu até o final quando o dinamarquês lançou um sólido […]
Kasper Asgreen vence a Ronde Van Vlaanderen 2021 | Foto Getty

Receba as novidades em seu e-mail