Ícone do site Pelote Ciclismo

Van der Poel vence Strade Bianche

Espetacular! Uma prova de tirar o fôlego, de não se conseguir desviar o olho nas duas horas de transmissão! Assim foi a  Strade Bianche 2021 que terminou com um ataque épico de Mathieu Van der Poel! O atual campeão mundial, o francês Julian Alaphilippe foi o segundo colocado seguido pelo colombiano Egan Bernal que completou o pódio em Siena no norte da Itália.

A clássica das estradas brancas da Toscana é um sucesso absoluto entre ciclistas, mídia e fã do esporte. Sem transmissão pelos canais especializados, a prova foi retransmitida para o Brasil pela RAI Internacional (disponível para assinantes Claro/Net).

Mathieu Van der Poel vence Strade Bianche 2021 | Foto RCS

15ª Strade Bianche – Siena – 184km

Onze sessões de cascalho totalizando 63km em um total de 184km pelas belíssimas estradas da Toscana. Sob uma temperatura amena em torno de 11º os ciclistas largaram para mais uma sensacional edição da Strade Bianche. Essa é a prova clássica que é amada por fãs e ciclistas do mundo todo.

A fuga do dia foi neutralizada ainda a 50km do final. Os favoritos então passaram a dominar a ponta do pelote. Na marca de 30km para o final as hostilidades começaram com um ataque de Alaphilippe, o que fez Wout Van Aert e Tom Pidcock terem que se esforçar para reconectar com o grupo líder. Naquele momento o seleto grupo tinha:

O grupo seguiu revezando até a marca de 12km para o final quando Mathieu Van der Poel atacou. O holandês foi depois seguido por Alaphilippe e mais tarde Egan Bernal. Van der Poel tentou ainda despachar os adversários a 3.6km do fim, mas Alaphilippe seguia grudado no holandês, contudo já no quilômetro final Van der Poel realizou mais uma poesia. No trecho mais inclinado com 18% de gradiente, Mathieu atacou e dessa vez nem Julian, nem Bernal conseguiram reagir.

Assim Mathieu Van der Poel venceu sua primeira Strade Bianche comemorando muito! Alaphilippe foi o segundo e Bernal o tereiro, completando o pódio. Uma curiosidade na prova, foi que entre os cinco primeiros colocados, três são especialistas em cyclocross. Além de Mathieu, o vencedor, Wout Van Aert e Tom Pidcock, quarto e quinto colocados são especializados na modalidade de inverno.

 

Sair da versão mobile