Tour de la Provence 2021!

De quinta a domingo acontece a primeira prova da ProSeries 2021. O Tour de la Provence terá quatro etapas com destaque a uma escalada ao Mont Ventoux. Participam estrelas o ciclismo como o colombiano Egan Bernal e o francês campeão do mundo de ciclismo em 2020, Julian Alaphilippe. A prova faz parte do pacote de transmissão da ESPN para o Brasil, embora ainda não esteja na programação, é bem possível que esteja disponível apenas no aplicativo ESPN.

Tour de la Provence 2021

O Tour de la Provence 2021 (em português a Volta da Provença) é a penas a sexta edição dessa prova mas carrega muita história. Em 2016 foi criada a competição como forma de dar o Tour du Vaucluse que foi disputado de 1923 a 1998 e o Tour du Sud-Est que foi disputado Entre 1919 e 1964, além de uma edição em 1983.

A prova acontece em etapas sempre na região do Bouches du Rhône (Bocas do Ródamo) e a Provance-Alpes-Côte d’Azur (Provença-Alpes-Costa Azul) no Sul da França. Inicialmente no calendário europeu (Classe 2.1), passou a prova ProSeries em 2020, quando foi vencida pelo colombiano Nairo Quintana.

Ao todo serão quatro etapas começando em Aubagne e terminando em Salon-de-Provence. O destaque claro fica para a etapa 3 com chegada no Chalet Reynard, escalando o Mont Ventoux.

O Chalet Reynard é um antigo abrigo para esquiadores localizado no lado sul do Mont Ventoux aos pés da estação de esqui aos 1.429m de altitude, contra 1.909 da escalada total. Atualmente funciona como um restaurante e é ponto de parada para ciclistas. A escalada pelo lado sul, passando por Bédoin é considerada a mais difícil e atualmente Nairo Quintana detém o recorde não oficial da escalada, batido na disputa de 2020 contra Marco Pantani no Tour de France de 1994.

Chalet Reynard no Mont Ventoux
Chalet Reynard no Mont Ventoux | Foto CyclingLocations

Começo de temporada torna favoritismo divido

Em início de temporada, cada ciclista tem um estágio de desenvolvimento diferente, assim apontar a lista de favoritos a vitória na Provença é um pouco mais difícil. Entre os ciclistas inscritos podemos destacar:

Aleksander Vlasov, vice campeão em 2020 em seu segundo ano pela Astana e que venceu em 2020 o desafio de escalada ao Mont Ventoux.
Alexey Lutsenko, terceiro colocado em 2020 e companheiro de equipe de Vlasov na Astana.
Egan Bernal, mesmo não estando em seu pico de forma, o colombiano campeão do Tour de France 2019 é sempre um favorito pela equipe Ineos.
Giulio Ciccone, o escalador italiano da Trek Segafredo foi Rei da Montanha no Giro d’Italia de 2019 e em 2020 venceu uma dura etapa do Tour du Haut Var, tendo histórico de boa performance no início de temporada.

Infelizmente o colombiano Nairo Quintana, atual campeão da disputa não participa da edição 2021. Nairo ainda se recupera da cirurgia feita no joelho em decorrência de um atropelamento sofrido em 2020.

Participarão da prova 14 equipes WorldTour, 4 equipes ProTeam e 2 Continentais:

Capa Tour de Provence - Arte Pelote
Capa Tour de Provence – Arte Pelote

 

Piet Mondrian e La Vie en Claire

A camisa de líder do Tour de la Provence trás consigo uma história de vitórias e inspiração. Famosa equipe de ciclismo dos anos 80, a La Vie en Claire imortalizou para os fãs do ciclismo a camisa com desenhos geométricos. Formada por Bernard Tapie como super equipe francesa com a participação de Bernard Hinault, a camisa acabou sendo um grande destaque no ciclismo daquele tempo.

Camisa de líder do Tour de La Provence | Foto Divulgação TDLP
Camisa de líder do Tour de La Provence | Foto Divulgação TDLP

A história completa da camisa da La Vie Claire você confere aqui no Pelote.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Piet Mondrian e La Vie Claire

A união entre um ícone da arte que criou uma imagem lendária no ciclismo. Falo claro da história da camisa da La Vie Claire que foi inspirada na arte de Piet Mondrian. Mas essa história aconteceu quase ao acaso. Piet Mondrian e La Vie Claire A camisa de líder do […]

Receba as novidades em seu e-mail