Piet Mondrian e La Vie Claire

A união entre um ícone da arte que criou uma imagem lendária no ciclismo. Falo claro da história da camisa da La Vie Claire que foi inspirada na arte de Piet Mondrian. Mas essa história aconteceu quase ao acaso.

Piet Mondrian e La Vie Claire

A camisa de líder do Tour de la Provence traz consigo uma história de vitórias e inspiração. Famosa equipe de ciclismo dos anos 80, a La Vie en Claire imortalizou para os fãs do ciclismo a camisa com desenhos geométricos. Com patrocínio da rede de produtos naturais La Vie Claire (rede de lojas de mercado especializada em produtos orgânicos e naturais), a equipe de ciclismo de mesmo nome foi formada por Bernard Tapiee Paul Kochli. Uma super equipe francesa com a participação de Bernard Hinault e depois Greg Lemond. A camisa e cores utilizada pela equipe acabou tendo um grande destaque no ciclismo daquele tempo marcando uma geração de fãs.

Camisa de líder do Tour de La Provence | Foto Divulgação TDLP
Camisa de líder do Tour de La Provence | Foto Divulgação TDLP

O que muitos fãs desconhecem é a  origem da arte. Elaborada originalmente pela grife italiana Benetton, utilizando as cores da pintura Tableau de 1921 do pintor holandês Piet Mondrian (1872-1944). Mondrian teve seu auge durante o tempo que viveu em Paris. Mondrian só deixou a França para se refugiar em New York durante a segunda guerra mundial, vindo a falecer em New York aos 71 anos de idade.

Composição em vermelho, amarelo, azul e preto de Piet Mondrian | Foto Kunstmudeum Den Haag
Composição em vermelho, amarelo, azul e preto de Piet Mondrian | Foto Kunstmudeum Den Haag

Camisa dos All Blacks na equipe francesa?

A história de uma das camisas mais famosas do ciclismo começa de fato com um time de rugby! Bernard Tapie encontrou na grife italiana Benetton o parceiro ideal para desenvolver uma camisa única, e coloque única nisso! A marca produziu uma camisa totalmente preta, e no ciclismo a maglia nera era conhecida como a camisa utilizada pelo último colocado (utilizada pela última vez por Giovanni Pinarello no Giro d’Italia).

Camisa dos All Blacks, time de Rugby neozelandês nos anos 80 | Foto Ebay
Camisa dos All Blacks, time de Rugby neozelandês nos anos 80 | Foto Ebay

No livro “Slaying the Badger“, Kochli conta a história da camisa:

“Tapie encontrou um estilista de paris para fazer o design da camisa. Nós fomos ao escritório para ver a camisa e ela estava atrás de uma cortina. Mas quando a cortina abriu, nós ficamos chocados: era como um visual do Superhomem, mas em preto. Eu não consigo realmente descrever, mas estava errado, errado!” Paul Kochli

Bernard Hinault então contou que o desgin foi inspirado pelo uniforme do time neozalandês de rugby, os All Blacks. Mas nada convenceria Kochli:

“Eu disse, não, não – ciclistas não vestem camisas pretas! – E foi muito vergonhoso, muito estranho. Mas então uma jovem garota, estudante que estava sentada disse: – Então porque não Mondrian? E então ela rabiscou um desenho com as figuras geométricas.” completou Paul Kochli

 

La Vie Claire jersey – Wonder, Radar, Look edition
La Vie Claire jersey – Wonder, Radar, Look edition

A inspiração levou também a marca francesa Look a ter quase que de modo permanente um quadro com o visual Mondrian, como fornecedora de quadros para a La Vie Claire, a marca pintou os quadros com a arte inspirada em Mondrian.

Identidade visual da marca francesa Look
Identidade visual da marca francesa Look

O sucesso foi tamanho que incorporou o design na própria marca. Atualmente a Look patrocina a equipe francesa Delko.

Look 795 Blade RS ProTeam | Foto Look
Look 795 Blade RS ProTeam | Foto Look

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Ballerini vence no Tour de la Provence!

O italiano Davide Ballerini venceu a primeira etapa do Tour de la Provence, prova que acontece em quatro etapas no sul da França. O francês Arnaud Demare foi o segundo seguido por Nacer Bouhanni da Arkea Samsic. Com o resultado o italiano lidera a prova. Tour de la Provence – […]

Receba as novidades em seu e-mail