Omloop! Começam as clássicas de ciclismo 2021!

Começam as clássicas de ciclismo! As provas de um dia que oferecem disputas duras, intensas e muita emoção. A disputa deste sábado terá 200km entre Gent e Ninove na Bélgica e contará com 25 equipes de ciclismo profissional.

Omloop Het Nieuwsblad 2021

O nome soa estranho em português, mas tem um significado enorme para o ciclismo. Omloop significa Circuito enquanto Het Nieuwsblad é o nome do jornal flamengo que patrocina a prova, numa tradução literal: O Jornal.  Disputada desde 1945 a Omloop foi criada pelo jornal de esquerda Het Volk, que via nos rivais organizadores do Tour de Flandres (Ronde Van Vlaanderen) uma ligação mais próxima aos nazistas durante a ocupação da Bélgica na 2ª Grande Guerra. Os organizadores da Ronde protestaram pelo nome parecido dado pelos rivais: Omloop van Vlaanderen (Circuito pelos Flandres) enquanto a Ronde van Vlaanderen (A Volta pelos Flandres). A federação belga então exigiu e a prova passou a levar o nome do jornal: Omloop Het Volk.

No ano de 2009 o jornal rivail Nieuwsblad adquiriu o Het Volk e com isso herdou a prova que tradicionalmente abre a temporada belga de ciclismo. Com nove trechos de paralelepípedos e treze “bergs” (subidas) em seus 200,5km, a Omloop é sempre uma prova muito divertida de se assistir. Este ano infelizmente devido a pandemia do coronavírus, sem público.

Como assistir a Omloop Het Nieuwsblad 2021

Nos últimos anos a ESPN disponibilizou em sua plataforma a clássica para assinantes do serviço Watch ESPN, agora App Espn, contudo neste ano a prova não consta na programação. A GCN (Global Cycling Network) oferece os melhores momentos da prova para assinantes, ou com o uso de VPN (alterando o país) pode-se ver ao vivo. Além da opção do uso de VPN para assistir a provas fora do pais, a opção é a busca por servidores ilegais de streaming como o tiz-cycling.io.

Favoritos a vitória em 2021

Em função da pandemia do coronavírus, as equipes acabaram sendo divdidas em grupos menores. Assim cada grupo disputa:

  • Na Itália: Trofeo Langueglia, Strade Bianche,Tirreno Adriatico, Milão Sanremo.
  • Disputas francesas (Royal Bernard, Paris-Nice, Paris-Troyes) e Paris Roubaix.
  • As provas Belgas: Omloop, KBK, Le Sammyn, E3, Gent-Wevelgem, Ronde van Vlaanderen.
Jasepr Stuyven vencce Omloop Het Nieuwsblad
Jasepr Stuyven vencce Omloop Het Nieuwsblad

A lista de participantes da Omloop 2021 já começou desfalcada de Mathieu Van der Poel. O campeão de ciclismo holandês e campeão mundial de cyclocross, ficou em quarentena nos Emirados Árabes Unidos após uma pessoa da equipe de apoio testar positivo para covid-19. A lista de favoritos começa com o campeão mundial Julian Alaphilippe, tem nomes como Jasper Stuyven, vencedor da Omloop em 2020 e o campeão olímpico Greg van Avermaet, que é extremamente regular nas provas clássicas, sempre ficando entre os primeiros.

– Julian Alaphilippe

– Jasper Stuyven, Greg Van Avermaet, Matteo Trentin.

– Tiesj Benoot, Tim Wellens, Mads Pedersen.

Zebras!

Nem sempre o favorito vence, nas provas de um dia, um furo de pneu, uma pequena queda podem fazer diferença. E as vezes o ciclista capitão da equipe acaba por não ficar nas melhores posições no momento chave da prova. E a opção da equipe é usar o plano B, C, D… e assim por diante. Alguns ciclistas mostraram-se em muito boa forma neste começo de temporada e merecem destaque. Além deles, equipes que tradicionamente buscam a vitória em provas assim. Podemos citar “toda” Deceuninck Quick Step com Zdnek Stybar, Davide Ballerini, Flórian Sénéchal, Yves Lampaert e Kasper Asgreen. Além deles merecem destaque:

  • Andreas Kron – jovem dinamarquês da Lotto Soudal.
  • Oliver Naesen, sem dúvida o plano “B” da Ag2r.
  • Daniel Oss, a Bora Hansgrohe sem Peter Sagan se restabelecendo do covid-19, escalou o seu fiel escudeiro Daniel Oss como capitão, será uma das poucas chances do forte italiano ser capitão.
  • Thomas Pidcock, o jovem astro britânico em seu ano de estreia pela poderosa Ineos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Swift Carbon Pro Cycling, a equipe de ciclismo da Sense Bike

No segredo, na miúda, sem alarde a Sense Factory Racing publicou no Instagram e youtube (veja abaixo), um vídeo com a apresentação da S2 Sports, divisão de competição da marca que reune todas equipes das marcas Sense e Swift. S2 Sports, a divisão de competição da Sense Bike e Swift […]
Equipe Swift Carbon Pro Cycling 2021

Receba as novidades em seu e-mail