A fabricante alemã de bicicletas Canyon tem novo controlador, a empresa foi vendida para o Groupe Bruxelles Lambert (GBL). Roman Arnold, criador da marca, seguirá como presidente do conselho consultivo e reinvestirá uma significante parte de seu capital juntamente com a GBL.
Em setembro, Roman Arnold deixou claro que era tempo de mudanças na Canyon que apresentou um faturamento de €400 milhões. Nos últimos anos a Canyon obteve um crescimento quase exponencial na ordem de 25% ao ano.
Uma das maiores empresas com venda direta ao consumidor no mundo, a Canyon opera de seu próprio e-shop o que constituiu uma grande vantagem durante a crise sanitária.
“Consideramos a Canyon um encontro de tendências estruturais alinhadas com nossas prioridades estratégicas, incluindo saúde, bem estar, mobilidade sustentável e distribuição online.” disse Ian Galliene, CEO da GBL.
Co-investidor de peso: Tony Fadell
Entre os acionistas minoritários, a TSG deixará a sociedade enquanto Tony Fadell será acionista e membro do conselho consultivo. Fadell foi vice presidente da divisão de iPod da Apple e liderou as equipes que criaram o iPod e o iPhone.
A GBL
A GBL é uma holding industrial belga que atua com participação acionária em diversas empresas. Com destaque para a Pernod Ricard (fabricante de bebidas como o Wisky Chivas, a vodka Absolut e Orloff) e a mineradora francesa Imerys. Os investimentos da GBL remontam cerca de €13 bilhões.