Vuelta 2020 começa nesta terça feira!

A última Grande Volta do Ciclismo em 2020 começará neste final de semana e deve ser também a prova que encerrará a temporada 2020. Com apenas 18 etapas a La Vuelta começa terça-feira em Irun no País Basco, quase na divisa com a França. Chris Froome, Primoz Roglic, Richard Carapaz e Alejandro Valverde são algumas das estrelas que disputarão a prova.

Por conta do calendário apertado neste 2020 pandêmico, a Vuelta começa em meio ao terço final do Giro. Assim durante a primeira semana da Vuelta, as etapas irão coincidir com o Giro d’Italia. A ESPN é detentora dos direitos de ambas provas. Ainda não ficou definido se passará somente o Giro ou também mostrará o final da Vuelta.

Estrelas do WorldTour encerram a temporada na Espanha

O defensor do título da Vuelta e vice campeão do Tour 2020 o esloveno Primoz Roglic estará com sua fortissima Jumbo Visma na Vuelta. Roglic terá a companhia do holandês Tom Dumoulin que fez um Tour muito bom, concluindo na sétima colocação.

Do lado da inglesa Ineos Grenadiers, o destaque é para a última prova com Chris Froome na equipe, o tetracampeão do Tour de France voltará a uma grande volta desde seu terrível acidente no Critérium du Dauphiné ano passado. Froome terá companhia do forte equatoriano Richard Carapaz, vencedor do Giro d’Italia ano passado. Já os espanhóis da Movistar terão praticamente a mesma escalação do Tour com Enric Mas, Marc Soler e o veterano Alejandro Valverde.

Galeria de Vencedores da Vuelta | Foto A.S.O.

Não apenas Froome busca reabilitação na Vuelta 2020. Alguns ciclistas que tiveram o Tour de France frustrante também buscam a glória na Espanha. Destaque para Thibault Pinot e David Gaudu pela Groupama, Michael Woods pela EF Pro Cycling e Alexey Lutsenko pela Astana.

Duelo de velocistas terá lei do ex?

Na lista de inscritos para a Vuelta 2020, nos velocistas temos um degrau de performance maior. O alemão Pascal Ackermann e o irlandês Sam Bennett que até ano passado dividiam a equipe Bora, agora são rivais com a saída de Bennett para a Deceuninck Quick Step. Bennett venceu a camisa verde do Tour de France destronando Peter Sagan também da Bora com duas vitórias, dois segundos lugares e mais três Top10. Agora a qualidade dos velocistas é menor. Além da dupla, podemos citar como grande nome apenas Jasper Philipsen, o belga da UAE Team Emirates tenta pela primeira vez completar uma grande volta.

Sam Bennett | Foto Getty

Entre as equipes participantes, estão como convidadas as equipes ProTeam Burgos BH, Caja Rural e Total Direct Energie. Por conta da pandemia do coronavírus, o brasileiro Nicolas Sessler não embarcou para Europa e ficou fora da retomada da temporada. Assim o último brasileiro que competiu na Vuelta segue sendo Murilo Fischer que disputou a prova em 2015 e se aposentou em 2016.

Trajeto da Vuelta 2020

Ao invés das 21 etapas tradicionais em grandes voltas, a organização optou por cancelar as três primeiras etapas, que seriam realizadas na Holanda. Além disso a etapa que passaria por Portugal também foi modificada e a Vuelta acontece quase totalmente na Espanha. A sexta etapa terá visita aos Pirineus, passando pelo Alto del Portalet, Col d’Aubisque e encerrando no Tourmalet na França.

Os destaques do trajeto ficam assim:

  • 04 etapas planas
  • 06 etapas de média montanha
  • 01 contra relógio individual (com subida de 1.8km)
  • 07 chegadas ao alto

A etapa 12 terá chegada no Alto de L’Angliru, local onde Alberto Contador teve sua última grande vitória em 2017. Confira todas as etapas da Vuelta 2020:

Protocolo rígido contra a disseminação do Coronavírus

O sucesso do Tour de France com poucos casos de contaminação entre ciclistas e equipes foi exemplo a A.S.O. que organiza tanto o Tour como La Vuelta. Assim o público não poderá aglomerar-se em muitas das subidas. Enquanto isso o protocolo de segurança para as equipes seguirá o exemplo do Tour com ciclistas e pessoal de prova em hotéis separados dos demais membros de apoio. Uma situação muito criticada no Giro.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Van der Poel vence a Ronde

Um duelo entre dois dos mais fortes ciclistas da atualizade, assim foram os 30km finais da Ronde com vitória de Mahtieu Van der Poel! em uma chegada como num velodromo, Van der Poel esperou até o último segundo  para que Van Aer desse o sprint. Van der Poel antecipou o […]

Receba as novidades em seu e-mail