Vitória da fuga com David Gaudu na Vuelta 2020!

Luiz Papillon

Vitória de David Gaudu da Groumpama FDJ no Alto de la Farrapona na Vuelta 2020. O ciclista estava na fuga do dia e acompanhou o ataque do espanhol Marc Soler a 5km do final. Nos metros finais, Gaudu lançou um ataque em subida para vencer. Michael Storer, remanescente da fuga completou o pódio. Primoz Roglic e Richard Carapaz seguem empatados em tempo na luta pela classificação geral. Roglic segue líder no desempate (menor somatória entre as posições de chegada).

 

Protestos de Froome pela mudança no resultado da etapa de ontem

Hoje a Vuelta largou de Villaviciosa no Principado das Astúrias, uma cidade com vocação turística. A chegada no Alto de la Farrapona, uma subida de 18.6km com inclinação média de 5.7%.

Antes da largada, Chris Froome  da Ineos assumiu o papel de porta-voz do pelote e falava junto ao carro do comissário de prova. A argumentação era em torno da mudança na classificação da etapa de ontem, quando Primoz Roglic assumiu a liderança na classificação geral.

“Ontem, eles mudaram a regra depois da prova” Chris Froome

Primoz Roglic durante a chegada abriu uma pequena diferença para os demais ciclistas, e via regra provas com chegada massiva essa diferença só é creditada quando há uma vantagem maior de três segundos . Porém em chegadas em subida, vale o tempo de chegada desde que exista um espaço entre grupos de um segundo. Assim depois de 20 minutos, Roglic acabou tendo esse espaço de tempo reconhecido e por isso assumiu a liderança.

O escalador da EF Pro Cycling, Michael Woods confirmou ao Eurosport a discussão:

“Eu penso que foi um erro por parte dos comissários da UCI.Eles inicialmente disseram na largada que seria creditada chegada com diferença de três segundos para os grupos ao invés de um segundo. Olhando no final, tivemos diferença de um segundo mas não de três, mas eles falaram uma coisa na largada e no final mudaram suas palavras.” Michael Woods

Enquanto Froome discutia, Enric Mas da Movistar começou a pedalar e teve a atenção chamada por Froome:

Vuelta 2020 – Etapa 11: Villaviciosa a Alto de la Farrapona – 170km

Após cerca de dez minutos de atraso o pelote finalmente largou. A etapa então começou intensa com muitos ataques.O primeiro ataque foi de Tim Wellens que depois teve a companhia de ciclistas como Ion Izaguirre. A fuga seguiu vencendo as metas de montanha com Guillaume Martin defendendo muito bem a camisa de rei da montanha.

Na subida final, do Alto de la Farrapona, estavam:

  • Marc Soler (Movistar)
  • Nelson Oliveira (Movistar)
  • Mark Donovan (Sunweb)
  • Michael Storer (Sunweb)
  • Guillaume Martin (Cofidis)
  • David Gaudu (Groupama)

O quinteto iniciou a subida com mais de dois minutos de vantagem para o pelote. A medida que a fuga subia a montanha, o pelote não reduzia consideravelmente a vantagem. Restando 7km para o final, Nelson Oliveira foi o primeiro a sobrar.

Restando 5km para o final Soler atacou e logo foi seguido por David Gaudu, a dupla tinha ainda 4,5km para subir. A dupla escalou junta até o final quando o francês lançou o seu ataque e venceu. Atrás Michael Storer da Sunweb completou o pódio.

Entre os favoritos apesar de alguns ataques, Primoz Roglic conseguiu defender sua camisa, seguindo líder da classificação geral no desempate contra Richard Carapaz.

Primoz Roclic (Jumbo Visma) é o líder na classificação geral.

Primoz Roglic (Jumbo Visma) lidera a disputa por pontos.

Guillaume Martin (Cofidis) é o atual rei da montanha.

Enric Mas (Movistar) lidera entre os jovens até 25 anos.

A Movistar é a melhor equipe da Vuelta 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Hugh Carthy vence no Angliru e Carapaz volta a ser líder da Vuelta

O inglês Hugh Carthy da EF Pro Cycling venceu no Alto de L’Angluiru na Vuelta 2020. Em um final brutal, Carthy acelerou durante os 2km finais da subida duríssima e  venceu com 16 segundos de vantagem sobre o russo Aleksandr Vlasov da equipe Astana. O espanhol Enric Mas foi o […]

Receba as novidades em seu e-mail