Ícone do site Pelote Ciclismo

Peter Sagan vence no Giro!

O eslovaco Peter Sagan da Bora Hansgrohe venceu hoje no Giro 2020! Em uma etapa com chuva, frio Peter Sagan esteve durante toda etapa na fuga e foi o único que conseguiu resistir ao ritmo do pelote. Pela segunda posição Brando McNulty chegou em segundo seguido pelo camisa rosa João Almeida. Com o resultado Peter Sagan se junta ao seleto grupo de ciclistas que venceu etapas nas três grandes voltas de ciclismo.

Giro 2020 – Etapa 10 – Lanciano a Tortoreto – 177km

Começa a segunda semana de provas no Giro 2020. Com largada em Lanciano, a caravana do Giro 2020 partiu para Tortoretto por 177km. Lanciano é famosa pelo primeiro milagre reconhecido pela Igreja Católica. O milagre eucarístico da transformação da hóstia em carne humana e do vinho em sangue.

Antes da etapa, o anúncio do abandono forçado das equipes Mitchelton e Jumbo Visma devido ao coronavírus. Ao todo largaram 145 ciclistas para a etapa 10 cruzando a região dos Abruzos na Itália. O tempo frio com chuva seria um fator extra na luta pela etapa.

Assim que largaram, um grupo passou a tentar escapar, para surpresa geral o eslovaco Peter Sagan conseguiu escapar, apesar da marcação da equipe Groupama. Ao longo da etapa os escapados foram:

O grupo conseguiu um máximo de cinco minutos de vantagem. Um ponto chave da prova era uma subida categorizada com 900m de extensão, porém com um gradiente máximo de 24% ou seja “uma parede”. Após essa passagem a vantagem para o pelote passou a um minuto a 26km do final.

A intensidade de prova mudaria no trecho seguinte com Pello Bilbao atacando do pelote enquanto a fuga perdia um pouco o ritmo. Sagan e Swift se destacaram enquanto Pello Bilbao fazia a ponte entre o pelote e os remanescentes da fuga.

Após uma subida não categorizada, Sagan ficou solo enquanto atrás os ataques se sucediam. Um grupo liderado pelo camisa rosa João Almeida conseguiu neutralizar Pello Bilbao. E na ponta Sagan seguia para vitória.

Ao final Sagan venceu pela primeira vez com a camisa “normal” da Bora, visto que sempre que venceu pela equipe alemã, utilizava uma camisa especial de campeão nacional ou mundial. Em segundo ficou o norte-americano Brandon McNulty e em terceiro o português e líder do Giro d’Italia João Almeida.

João Almeida lidera o Giro d’Italia 2020 por 34 segundos de vantagem sobre Wilco Kelderman da Sunweb. Na luta pelo título por pontos, Sagan agora está a 20 pontos do francês Arnaud Démare, atual líder.

Confira o resultado da etapa:

Sair da versão mobile