Ele é o Tao!

Conheça quem é Tao Geoghegan Hart, o londrino de 25 anos que venceu o Giro d’Italia 2020! Tao que já encontrou os portões do velódromo de Roubaix fechados, agora tem o nome na história do ciclismo.

De vendedor de bicicletas a ciclista WorldTour

Para começar, vamos falar do nome, Tao é de origem gálica sendo a versão gálica para Tom, Geoghegan de origem irlandesa e pronuncia-se “Tay-oh-Gay-gan Hart”.

De vendedor de bicicletas a vencedor de Grande Volta. Tao começou a pedalar com mais seriedade em 2008, entrando para o clube de ciclismo de Hackney. Logo em seguida, buscou trabalho na Condor Cycles para trabalhar aos sábados. Em 2010 com 15 anos começou a disputar provas juniores na Inglaterra e depois internacionalmente. Com ajuda voluntária de John Barclay e Alan Rosner, Tao pode começar a treinar na Bélgica. Conseguiu além da Condor, seu primeiro patrocinador, a marca Rapha de vestuário.

Tao Geoghegan Hart | Foto Rapha.cc

Aprender com a derrota: Os portões de Roubaix estavam fechados

Em 2011, Tao entrou para o programa de desenvolvimento da seleção inglesa. Como resultado, conquistou uma medalha de prata no campeonato europeu de pista. Tao continuou competindo pelo clube de Hackney em provas nacionais e algumas internacionais. Uma dessas provas foi a Paris Roubaix Juniores, onde conquistou o terceiro lugar em 2013, mas demonstrou maturidade ao relembrar a dificuldade um ano antes:

“Ano passado (2012), eu cai e passei a lutar contra as lágrimas. Quando cheguei aos portões do velódromo, eles estavam fechados. Nesse ano a fuga saiu com 25km para o final e durante todo o tempo eu só focava na prova. Você tem uma visão de túnel na Paris roubaix, um dos meus melhores amigos estava na Carrefour de l’Arbre e eu não o vi. Em uma subida você normalmente tem tempo para olhar ao redor, mas em Roubaix, você apenas foca em tudo que está a sua frente, sua roda, a linha e a próxima curva.”

O desempenho chamou atenção das equipes belgas e em 2014 foi contratado por Axel Merckx. O filho de Eddy Merckx conduz se não a melhor, uma das melhores equipes formadores de ciclistas na Europa.

O desempenho na equipe belga chamou atenção da então equipe Sky e em 2016, Tao estreou como estagiário na equipe Sky, sendo efetivado ao final da temporada. Veio a primeira vitória, as primeiras clássicas até que o sonho se tornou realidade. E quando cito o sonho, falo de uma entrevista em 2014, após entrar para o time de Axel Merckx :

Meus sonhos são as montanhas e as grandes voltas. As gamas de montanhas tem seus mistérios, você apenas as vê na TV e em fotos. Elas sempre pareceram algo tão exóticas, mas elas parecem menos exóticas agora após Brad (Wiggins) vencer o Tour e a equipe Sky estando tão bem.

Como Tao Geoghegan Hart venceu o Giro 2020 você confere clicando aqui.

5 thoughts on “Ele é o Tao!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Michael Woods venceu na Vuelta!

O canadense Michael Woods da EF Pro Cycling venceu a etapa de hoje na Vuelta 2020. Na fuga durante toda etapa, Woods venceu a segunda meta de montanha em Puerto Orduna e se destacou com um grupo de mais quatro ciclistas. No final Woods atacou para vitória com Omar Fraile […]

Receba as novidades em seu e-mail