Ícone do site Pelote Ciclismo

Diego Ulissi vence sprint no Giro em etapa sensacional!

O italiano Diego Ulissi venceu a etapa 13 do Giro em Monselice no Veneto. Após duas subidas duras quebrarem a ponta da prova, o final foi intenso e disputado com o camisa rosa João Almeida completando em segundo e Patrik Konrad da Bora em terceiro.

Giro 2020 – Etapa 13 – Cervia a Monselice – 192km

A etapa 13 do Giro partiu de Cervia, vizinha de Cesenatico, além do turismo a cidade tem desde antiguidade a produção de sal. A chegada da etapa será em Monselice, já na província de Padova na região do Veneto. A TV deu destaque a La Rocca uma fortaleza medieval. A etapa em si é foi mesa de bilhar com duas subidas no final. Contudo Il Roccolo tem até 20% de inclinação em 4.1km. O Muro di Calaone é a última subida com até 18% de inclinação e pode ser decisivo numa vitória da fuga.

Largaram 143 ciclistas para a etapa. Após muita crítica a organização resolveu testar toda caravana para o Covid-19. Tudo em nome de terminar em Milão, embora cá entre nós para a A.S.O. que organiza a Vuelta seria interessante que o Giro terminasse antes.

Sete ciclistas formaram a fuga do dia:

Subidas de Il Roccolo e Muro di Calaone

Apenas dois ciclistas suportaram a subida de Il Roccolo na fuga, Geofrey Bouchard e Alessandro Tonelli. Ainda restava uma subida e a fuga tinha 28 segundos de vantagem para o pelote. A disputa ficou especialmente entre os velocistas, a Bora atacou durante a subida para deixar Démare para trás. A estratégia funcionou e o grupo da ponta passou com cerca de 50 ciclistas enquanto o francês líder da camisa de pontos ficava 30 segundos atrás.

Restava o Muro di Calaone como desafio. A frente os escapados seguiam com 40 segundos a frente enquanto a Groupama após um grande esforço reconectou ao pelote. Durante a subida do Muro, a ponta da prova teve Diego Ulissi puxando enquanto a fuga dava o último respiro. O português Ruben Guerreiro da EF atacou e conquistou os pontos de montanha. Atrás Sagan passou no segundo grupo e Démare 40 segundos atrás. Restavam 16km para o final e apenas descida e um trecho ponto até a meta.

Final de Gato e Rato

Três grupos acabaram encarando o trecho final. O primeiro grupo com o camisa rosa João Almeida, um segundo grupo 20 segundos atrás com Peter Sagan e o terceiro grupo com Démare a 45 segundos. Na ponta a Deceuninck Quick Step puxava o pelote enquanto Sagan não tinha companheiros na perseguição.

E como foi a chegada? Um sprint com o camisa rosa João Almeida disputando contra Diego Ulissi. No pulo da chegada, Ulissi ficou com a vitória, João Almeida foi o segundo e Patrik Konrad da Bora foi o terceiro.

 

João Almeida lidera o Giro d’Italia 2020 por 40 segundos de vantagem sobre Wilco Kelderman da Sunweb.

Confira o resultado da etapa:

Sair da versão mobile