Como Tao Geoghegan Hart venceu o Giro!

Ontem a equipe Ineos conquistou mais uma vitória em grandes voltas. Até ai um fato recorrente na última década do ciclismo profissional, porém desta vez a equipe venceu sete das vinte e uma etapas e a vitória na classificação geral veio por 39 segundos na última etapa. Contudo isso aconteceu por uma série de coincidências e muita, muita dedicação!

Parece filme!

Sabe aquelas histórias que viram filme? Para entender melhor voltamos ao treinamento em altitude da Ineos ainda antes da pandemia. Lá Chris Froome, tetracampeão do Tour foi “dispensado” para recuperar-se em casa do terrível acidente que teve no Criterium du Dauphiné em 2019. De lá para cá uma verdadeira guerra interna aconteceu na Ineos. Com Froome, Bernal e Geraint Thomas disputando quem seria o capitão da equipe no Tour de France.

Com Froome sem desempenho o pêndulo balançou para Bernal, porém o colombiano havia feito uma carga intensiva de treinamentos e acabou indo mal no Tour. Já Geraint Thomas pode descansar e se preparar para o Giro, Thomas fez uma excelente preparação na Tirreno Adriático. Então veio o Giro, porém logo na terceira etapa…

Caramanhola, bidon, garrafinha de água, chame como quiser…

Geraint Thomas | Yuzuru Sunada/Twitter

Um bidon, uma garrafinha que caiu de uma bicicleta rolou por baixo da bicicleta de Thomas ainda no trecho neutralizado, antes da largada oficial (ou seja não estava valendo!). A queda gerou muita dor, e constatada uma fratura na pélvis, Thomas não largaria no dia seguinte.

A direção da equipe de pronto optou pelo óbvio, com um time jovem a Ineos buscaria vitórias em etapas. E os dias foram passando, as vitórias somando e o jovem londrino Tao Geoghegan Hart subindo na classificação geral.

Piancavallo e o Top10

Tudo mudou na etapa 15, quando Tao venceu em Piancavallo. Naquele momento Geoghegan Hart passava de um provável Top10 para um ciclista que poderia disputar não só o pódio mas a vitória no Giro. João Almeida o então líder se segurava nas montanhas, mas os adversários estava muito próximos, quando Almeida não pode acompanhar a dupla da Sunweb, Geoghegan estava lá! O britânico finalizou a etapa 18 em segundo apenas 15 segundos atrás na classificação geral. Restavam para disputa geral apenas duas etapas, a modificada etapa do Sestriere e um contra relógio individual.

A virada dramática e a glória

No Sestriere, a Ineos mostrou sua força de equipe. Com o australiano Rohan Dennis fazendo um trabalho fundamental, Geoghegan Hart pode vencer a etapa e não vestir a camisa rosa pelo desempate. E ficou tudo para o último dia, a tarefa de Geghegan Hart era ser mais rápido que o jovem australiano Jay Hindley. Hindley largaria depois e por isso Hart tinha que dar tudo pois não saberia quão perto ou distante estaria Hindley. Foram 15.7km de tirar o fôlego, mas no final, veio a consagração.

Tao Geoghegan Hart, o primeiro vencedor do Giro d’Italia a vestir a camisa apenas após a última etapa. Hart também conquistou de tabela a camisa branca de melhor jovem até 25 anos e a equipe Ineos o prêmio de melhor equipe, vinte e dois minutos a frente da Deceuninck Quick Step.

Tao Geoghegan Hart | Foto RCS – Giro d’Italia

A etapa 21 do Giro 2020

A etapa? Ah sim! Mais uma vitória da Ineos, com o campeão mundial de contra relógio Filippo Ganna fazendo surreais 54.556km/h de média. Em segundo ninguém menos que o atual recordista da hora, Victor Campenaerts com 52.921km/h de média e em terceiro, Rohan Dennis que de “problemático” passou a peça fundamental na vitória de sua equipe. O bravo português João Almeida foi o quarto colocado, encerrando sua estreia em uma grande volta de forma espetacular.

Portugal ainda segue em festa não só para Almeida, mas também para Ruben Guerreiro d a EF Pro Cycling que foi o Rei da Montanha do Giro 2020. O vencedor por pontos do Giro foi o francês Arnaud Démare da Groupama FDJ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Ele é o Tao!

Conheça quem é Tao Geoghegan Hart, o londrino de 25 anos que venceu o Giro d’Italia 2020! Tao que já encontrou os portões do velódromo de Roubaix fechados, agora tem o nome na história do ciclismo. De vendedor de bicicletas a ciclista WorldTour Para começar, vamos falar do nome, Tao […]

Receba as novidades em seu e-mail