Soren Andersen vence em Lyon!

Luiz Papillon

Ataque atrás de ataque, com um final sensacional, Soren Kragh Andersen venceu em Lyon a 14ª etapa do Tour de France 2020. A equipe Sunweb lançou três ataques nos 10km finais de prova, primeiro com Tiesj Benoot, depois com Marc Hirschi e finalmente com Soren Kragh Andersen quebrando a estratégia da Bora. A equipe Bora por sua vez fez uma estratégia para eliminar os velocistas, conseguiu, mas isso custou muito esforço dos gregários.

Em segundo ficou Luka Mezgec da Mitchelton no sprint selecionado com Simone Consonni da Cofidis completando o pódio.

Tour de France 2020 – Etapa 14 – Clermont Ferrand a Lyon – 194km

Nem parece que concluída a etapa de hoje já temos 2/3 do Tour de France 2020 completados. Partindo de Clermont Ferrand, uma cidade com forte industria e universidades, o Tour segue por um trajeto com uma subida mais dura de 10km para Lyon. Lyon, a terceira maior cidade francesa e terra do nascimento do Cinema pelas mãos e mentes dos irmãos Lumiere. Considerada etapa plana é a penúltima chance para sprints neste Tour, a próxima só em Paris. Logo não será estranho após o final da etapa alguns abandonos.

Abandono de Romain Bardet

Hoje Romain Bardet, estrela da Ag2r não largou em função de uma concussão. Quem viu o vídeo do acidente pode ter a clara visão que tive, a equipe errou feio em o deixar continuar. Era claro que um ciclista que mal sustentava-se em pé não deveria pedalar e esse ato poderia ter acabado em tragédia. Ao todo até esta largada 18 ciclistas abandonaram o Tour mais duro deste século.

Tática da Bora por Sagan: Deixar Bennett para trás

A fuga do dia teve  Edward Theuns da Trek e Stefan Kung da Groupama. Atrás a Bora atacou com Max Schachmann, Daniel Oss e o próprio Peter Sagan. O objetivo era coletar o máximo de pontos pela camisa verde. Na meta em Courpière, Sagan ficou com a terceira colocação, atrás somente da fuga e Bennett foi o sexto.

Dali em diante a Bora acelerou na escalada do Col du Beal, uma escalada de 11.9km e 5.3% de inclinação com a estratégia de minar Bennett. Com 9km de subida a tática provou-se eficiente. Sam Bennett já descolava da traseira do pelote em um grupo de sprinters. Na marca de 82km para o final, Stefan Kung foi alcançado e a fuga acabou.

Final entre ataques e o sprint

Com Benentt e a maioria dos velocistas atrasados, a oportunidade de um ataque vencedor vinha nas duas curtas e duras subidas do dia. Primeiro Valentin Madouas da Groupama e depois Tiesj Benoot pela Sunweb foram ao ataque. Isso significou mais trabalho por parte da Bora para neutralizar esses ataques.

Prevendo esses ataques, a Bora lançou Lennard Kamna, atrás vieram Thomas De Gendt e depois o troco da Deceunck Quick Step com Julian Alaphilippe. o francês logo foi perseguido por Sagan e Avermaet. Veio então o ataque vencedor com Soren Kragh Andersen da Sunweb. O dinamarquês conseguiu uma vantagem para não ser mais alcançado e venceu solo em Lyon.

Na segunda colocação ficou Luka Mezgec pela Mitchelton e no sprint  Simone Consonni da Cofidis completou o pódio. Sagan apesar de todo trabalho da Bora ficou na quarta posição reduzindo em 23 pontos a vantagem de Sam Bennett.

Já pelo lado dos velocistas, Sam Bennett chegou junto com o grupo que tinha Andre Greipel, Elia Viviani entre outros a 19:48 do vencedor, quem sofreu demais foi Caleb Ewan da Lotto Soudal que chegou a 28:55. O limite de tempo para a etapa de hoje era de 42 minutos. Assim os únicos abandonos do dia foram Romain Bardet que não largou e Pierre Latour que desistiu durante a etapa, ambos pela Ag2r.

 

Líderes para Etapa 15

Camisa Amarela: Primoz Roglic – Jumbo Visma

Camisa Verde: Sam Bennett – Deceuninck Quick Step

Camisa de bolinhas: Benoit Cosnefroy – Ag2r

Camisa Branca: Tadej Pogacar – UAE Team Emirates

Ciclista mais combativo: Stefan Kung – Groupama FDJ

Equipes: EF Pro Cycling

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Van der Poel vence na Tirreno Adriático

Se ontem a Tirreno Adriático teve vitória do campeão belga vindo do cyclocross, hoje foi a vez do campeão holandês. Mathieu Van der Poel esteve na fuga do dia, e cruelmente atacou na última subida do dia para como uma bala passar por um desolado Matteo Fabbro que tinha certa […]

Receba as novidades em seu e-mail