Nans Peters vence no Tour de France

Luiz Papillon

O francês Nans Peters da Ag2r La Mondiale, venceu a etapa 8 do Tour de France. O ciclista esteve na fuga do dia durante toda a prova e atacou na penúltima subida. Na disputa pela segunda posição, o espanhol Carlos Verona da Movistar e  o letão Toms Skujins da Trek disputaram a chegada com vantagem para o letão que ficou com o segundo lugar. Na luta pela camisa amarela, apesar de muitos ataques, o britânico Adam Yates da Mitchelton Scott manteve a liderança.

Tour de France 2020 – Etapa 8 – Cazères a Loudenvielle – 141km

A Etapa 08 do Tour de France 2020 partiu de Cazères (60km de Tolouse), uma pequena cidade produtora de cerais e figado de ganso (foie gras). Como destino a prova teve Loundenvielle, uma cidade com 300 habitantes fixos, que fica na divisa com a Espanha, marca a chegada aos Altos Pirineus.
Os desafios do dia foram três subidas, a Col de Menté, o Port de Balès e a famosa Col de Peyresourde. A Col de Peyersoude marca presença no Tour de France desde os primórdios da competição a mais de 100 anos.
Assim logo na largada muitos ataques em busca da formação da fuga do dia. A fuga venceu a meta de sprint do dia com Jérôme Cousin, Michael Morkov e Toms Skuijns.
  •  Benoît Cosnefroy – AG2R-La Mondiale
  • Nans Peters – AG2R-La Mondiale,
  • Ilnur Zakarin (CCC,
  • Kevin Reza – B&B Hotels-Vital Concept,
  • Quentin Pacher – B&B Hotels-Vital Concept,
  • Michael Morkov – Deceuninck-Quick Step,
  • Neilson Powless – EF,
  • Fabien Grellier -Total Direct Energie,
  • Jérôme Cousin -Total Direct Energie,
  • Carlos Verona – Movistar,
  • Toms Skujins – Trek-Segrafredo,
  • Soren Kragh Andersen -Sunweb e
  • Ben Hermans – Israel Start-Up Nation.

Col de Menté 6.9km e 8.1%

A primeira subida do dia só pode ser vista pelo canal frânces TV5 Monde que transmite desde a largada. Benoit Cosnefroy da Ag2r seguiu defendendo sua camisa de líder de montanha vencendo a meta. Quentin Pacher e Michael Gogl foram segundo e terceiro colocados respectivamente. restavam 60km para o final da prova e a fuga detinha uma vantagem de 11:40 sobre o pelote.

O velocista italiano Giacomo Nizzolo, atual campeão europeu de ciclismo, acabou por abandonar durante a subida a Menté. Segundo a equipe NTT Pro Cycling, ele sofreu com dor no joelho devido a uma queda.

Durante a descida do Col de Menté, Jérôme Cousin atacou e conseguiu manter uma liderança de 40 segundos sobre o pelote. O francês Romain Bardet da Ag2r caiu, precisou de atendimento mas continuou na prova.

Port de Balès, 11.7km a 7.7%

Primeira subida fora de categoria, ou de categoria especial como é colocada pelo comentarista da ESPN, a Port Balès é um colosso! Com 1753m de altitude em seus 12.2km e inclinações superiores a 10%. O que mais cansa em subidas como essa é a mudança de inclinação, não é uma subida contínua em que o ciclista encontra o seu ritmo e segue em frente. É uma subida com muitas mudanças de inclinação e que esgota rapidamente o ciclista.

Na ponta, o russo Ilnur Zakarin atacou e levou consigo Nans Peters da Ag2r. A dupla seguiu junta pelo restante da subida até que no topo, Peters venceu a meta com Zakarin em segundo. A vitória já colocou Peters na luta pela camisa de rei da montanha, 14 pontos atrás de Benoit Cosnefroy, seu companheiro de equipe.

No pelote, a Jumbo Visma e a Ineos aceleraram a subida para evitar ataques, a estratégia até que funcionou, mas preciosos e fortes gregários foram “gastos” nesta subida.

Col de Peyresourde, 9.7km a 7.5%

Na marca de 14km para o final os favoritos passaram ao ataque. Primeiro Alaphilippe ensaiou um ataque mas então vieram os eslovenos. Primeiro Tadej Pogacar deu o primeiro ataque e foi seguido pelo compatriota Primoz Roglic. Em seguida Nairo Quintana atacou para juntar-se ao trio. O movimento criou pânico especialmente na Ineos de Egan Bernal.

A situação de prova passou a ter a 12km do final:

  1. Nans Peters  – Ag2r
  2. Ilnur Zakarin – CCC +0:12
  3. Tadej Pogacar – UAE +7:37
  4. Mikel Landa e Richie Porte +7:55
  5. Pelote +7:55

Final da etapa com vitória de Nans Peters

Com muita vantagem para o pelote, Peters conquistou muitos pontos de montanha já se colocando em segundo lugar na luta pela camisa de rei da montanha, que está com seu companheiro de equipe Benoit Cosnefroy. Em segundo ficou Toms Skujins da Trek seguido por Carlos Verona da Movistar.

Atrás muita disputa com o grupo de seis ciclistas se destacando do grupo que tinha o camisa amarela. Ficava claro que a camisa amarela estava em risco. Roglic e Quintana atacaram e foram provocando a reação dos demais favoritos. A marcação vinha e neutralizava o ataque, um dia muito bonito de ver o Tour de France.

No final Adam Yates conseguiu contra atacar e manter a camisa amarela de líder. Agora, Primoz Roglic está a três segundos de Yates. Os franceses voltam a ter esperança na classificação geral com Guillaume Martin a nove segundos da camisa amarela e Romain Bardet logo atrás a onze segundos.

Amanhã a etapa entre Pau e Laruns terá duas subidas de categoria 1 e colocarão a prova mais uma vez Adam Yates. E com a perspectiva de um dia de descanso na segunda feira e uma etapa plana na terça, é um ótimo dia para ataques desgastantes.

 

Líderes para Etapa 08

Camisa Amarela: Adam Yates – Mitchelton Scott

Camisa Verde: Peter Sagan – Bora Hansgrohe

Camisa de bolinhas: Benoit Cosnefroy – Ag2r

Camisa Branca: Egan Bernal – Ineos Grenadiers

Ciclista mais combativo: Nans Peters – Ag2r

Equipes: EF Pro Cycling

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Tadej Pogacar vence em Laruns em etapa espetacular do Tour de France

Hoje sim, hoje sim, hoje não! A fuga não venceu mas o espetáculo foi sensacional. O suíço Marc Hirschi esteve na fuga solo desde 50km para o final. Mas foi alcançado a 1.5km do final pelo grupo de favoritos. A chegada foi para o sprint selecionado e Tadej Pogacar venceu […]

Receba as novidades em seu e-mail