Grupo Campagnolo Ekar 13 velocidades!

A tradicional fabricante italiana Campagnolo, lançou nesta quinta feira o novo grupo Ekar de 13 velocidades para bicicletas gravel.

Novo Grupo Campagnolo Ekar 13V

Inspirado na Cima Ekar, ou Monte Ekar em português, é o local onde hoje existe o observatório astronômico de Ekar e considerado o paraíso gravel, situado ao norte da fábrica da Campagnolo na província de Vicenza.

Grupo Campagnolo Ekar 13V | Divulgação Campagnolo S.R.L.

Novo Grupo Campagnolo Ekar

 Já havia o rumor acerca do lançamento do novo grupo de nome Ekar, porém apenas hoje a Campagnolo revelou tratar-se de um grupo direcionado as bicicletas gravel. Utilizando apenas uma coroa, o grupo Ekar possui um K7 que inicia no pequeno pinhão de 9 dentes e na versão com cassete 9-36T pesa apenas 2.385g. O peso é um dos grandes destaques do grupo, colocando como o mais leve da categoria:

O cassette também estará disponível nas versões 9-42T e 10-44T.

Quando comparado com uma relação compacta com pedivela 50/34T e cassete 11-32T, o conjunto oferece uma capacidade bem similar de progressão sem grandes saltos entre os pinhões. O espaçamento dos pinhões no cassete também foi alterado em relação aos modelos 12V, de 3.5mm para 3.35mm entre cada pinhão.

Novo Núcleo N3W

A adição de mais um pinhão, levou a Campagnolo a desenvolver um novo núcleo para seus cubos de roda, chamado N3W. O novo cubo é mais curto em 4.4mm para poder receber os pinhões 9T e 10T que são menores que o diâmetro do corpo do núcleo, ficando assim para “fora” do núcleo.

Núcleo N3W | Divulgação Campagnolo S.R.L.

Cambio Campagnolo Ekar

Cambio Campagnolo Ekar | Foto Divulgação Campagnolo S.R.L.

O cambio Ekar (já dá para chamar só de cambio, afinal não há cambio dianteiro no grupo), possiu a combinação de 70 partes moveis, fabricado em fibra de carbono com reforço de poliamida e dois tipos de alumínio anodizado, 7075 e 6082. Buscando oferecer ao ciclista a combinação de rapidez na troca, precisão e confiança nascidas no Monte Ekar.

Ao invés da tradicional alavanca diagonal do corpo do paralelogramo, os braços do cambio Ekar se movem horizontalmente, numa clara inspiração no Sram XX1.

Novo Ergopower oferece enorme alavanca em formato C

O novo Ergopower é basicamente o mesmo do modelo de 12 velocidades, com exceção da enorme alavanca para subida de marchas (tornar a marcha mais pesada). O objetivo é facilitar o acesso a troca de marchas no drop.

Freios desenvolvidos pela Magura

A tradicional fabricante de freios Magura participou do desenvolvimento do sistema de freios a disco Campagnolo Ekar. A pastilha foi revisada em relação aos grupos de estrada e as pinças seguem o mesmo design da linha de estrada.

Pedivela Campagnolo Ekar

Fabricado em carbono, o pedivela Campagnolo Ekar possui aranha de quatro braços integrada, desenvolvida de modo que o ciclista possa substituir a coroa sem precisar desmontar o pedivela. O comprimento do braço é disponibilizado da medida 165 até 175mm.

Corrente Campagnolo Ekar 13V

Specialized Diverge S-Works Ekar | Foto Campagnolo S.R.L.

 

Com uma pequena diferença de espessura, de apenas 0.15mm mais fina que o modelo de 12 velocidades, a corrente Ekar tem apenas 4.9mm de espessura. E assim como os modelos de 12 velocidades, o clipe de conexão rápida (quick Link) é disponibilizado.

 

Confira o vídeo de lançamento do novo grupo Campagnolo Ekar

O grupo Campagnolo Ekar custa a partir de U$1.764 (R$ 9.838, impostos não inclusos) e está disponível no e-commerce da empresa. O grupo também já está disponível em uma série de bicicletas gravel no mercado como a Specialized Diverge S-Works.

Specialized Diverge S-Works Ekar | Foto Divulgação Campagnolo S.R.L.

2 thoughts on “Grupo Campagnolo Ekar 13 velocidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

E quando o controle de doping erra? Equipe Manzana Postobón foi encerrada por um erro!

O ciclista colombiano Juan José Amador não é um dopado. Amador, cumpriu um ano de suspensão, sua equipe fechou por consequência do seu positivo e agora descobrimos que tudo não passou de um erro. Para entender isso é preciso voltar a 2018. Juan José Amador testou positivo para o esteroide […]

Receba as novidades em seu e-mail