Ensinamentos de uma tragédia, Marco Casartelli fala sobre o pai e Lance Armstrong

Luiz Papillon

Ele perdeu o pai aos dois meses de idade, tudo que ele conhece do pai foi construído ao longo desse tempo com histórias contadas pela mãe, pelos avos e por colegas e amigos de Fabio Casartelli. Marco agora tem 25 anos, idade que o pai completaria, não fosse o acidente que lhe tolheu a vida.

Marco Casartelli deu entrevista ao Corriere

Esta semana, além do Tour de France, acontece a 35ª Semana Internacional Coppi e Bartali e embora não esteja cobrindo efetivamente a prova para o pelote, procuro ler sobre as etapas e participantes. Ao pesquisar em um dos jornais locais me deparei com uma entrevista de Marco Casartelli, o filho do falecido campeão olímpico. Não reproduzo totalmente a entrevista, separo alguns pontos em destaque.

Fabio Casartelli perdia vida 22 anos atrás!

A morte mais chocante do ciclismo moderno

Fabio Casartelli era um proeminente ciclista, havia conquistado o ouro olímpico em Barcelona e corria pela poderosa equipe Motorola Caloi. Na 15ª etapa do Tour de France em 1995, Fábio escorregou na descida de Portet-d’Aspet (a mesma em que Philippe Gilbert caiu em 2019). Casartelli bateu violentamente contra a guia e a TV mostrou tudo ao vivo, o corpo ali estendido no chão, com um volume enorme de sangue escorrendo. As tentativas de reanimação duraram três horas sem sucesso.

Fabio Casartelli Medalha de ouro em Barcelona 1992 | Foto arquivo Fundação Casartelli

Aqui abro um parenteses para explicar o porquê de não publicar imagens fortes como essa aqui no Pelote ou nas mídias sociais. A família de Casartelli teve que lutar para proteger a criança de ver uma imagem violenta de seu pai. Marco ressalta, que evita ver as fotos do pai na internet justamente por não fazer sentido recordar dele assim.

Voltando a história, a morte de Fábio foi o primeiro passo para o capacete se tornar obrigatório em competições de ciclismo. Contudo apenas oito anos depois com mais uma tragédia, desta vez a morte de Andrey Kivilev na Paris Nice  que o uso do capacete tornou-se obrigatório.

 A relação com Lance Armstrong

Lance sempre esteve perto de nós, perto de minha mãe quando ela precisava. Tenho fotos com ele desde criança, ele costumava nos visitar ou marcar um horário em um hotel quando estava na Itália. Eu não sei porque ele mudou, sei dos problemas com o doping, mas francamente eu não ligo. Para mim Lance é o homem que nos ajudou quando precisávamos. Atualmente não temos quase contato com o mundo do ciclismo.

Lance Armstrong e Marco Casartelli | Arquivo Pessoal

De sua carreira, não guardamos nenhum objeto, troféus, camisas, medalhas olímpicas estão em Como (cidade dos pais de Fabio) e sinceramente, nem sei onde guardam. Aqui na garagem está a bicicleta com a qual venceu em Barcelona, guardada na caixa. Eu sinto falta de meu pai, mas para lembrar dele a foto no meu quarto é suficiente. Encerrou Marco Casartelli

Atualmente Marco vive na casa dos avós maternos em Forli, juntamente sua mãe Annalisa.

A necessária discussão sobre a Segurança no Ciclismo profissional

No último mês ao menos dois acidentes foram terríveis no ciclismo profissional, um com Remco Evenepoel e outro com Fabio Jakobsen. Jakobsen ainda terá um longo processo de recuperação. A curiosidade aqui, é que o pai de Jakobsen é um grande fã de ciclismo e seu nome foi uma homenagem a outro Fabio, justamente Casartelli. Na foto abaixo, os pais de Fabio Casartelli, Sergio e Rosa tiram posam para foto com Jakobsen em frente ao monumento erguido em homenagem ao filho.

Pais de Casartelli com Fabio Jakobsen | Foto Fundação Fabio Casartelli

O esporte é importante? Sim, é muito gostoso aqui do sofá ver os ciclistas em descidas alucinadas a 100km/h arriscando a vida. Mas é completamente desnecessário uma etapa seguir normalmente para a direção de prova, quando não há a menor condição técnica para um mínimo de competitividade. E é por isso que os ciclistas protestaram com razão na abertura do Tour de France 2020.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Wout van Aert vence sprint no Tour de France, Alaphilippe é punido e perde camisa amarela!

Em um dia de etapa de transição as emoções ficaram para o final. O belga Wout Van Aert da Jumbo Visma disputou o sprint contra o holandês Cees Bol. O irlandês Sam Bennett chegou em terceiro e confirmou a mudança da camisa de líder por pontos. Após o final da […]

Receba as novidades em seu e-mail