Ícone do site Pelote Ciclismo

Alaphilippe vence etapa e é o camisa amarela do Tour de France 2020

Julian Alaphilippe venceu a etapa 02 do Tour de France 2020 em Nice! O francês atacou na subida final, conquistou o segundo lugar no sprint pelo bônus de tempo e bateu Adam Yates na chegada. Um finalde prova sensacional! Em segundo ficou Marc Hirshi da Sunweb seguido por Adam Yares da Mitchelton.

Antes da etapa, atualização em relação aos lesionados ontem devido a quedas, não largaram:

Além deles, largaram com problemas físicos:

  • David de La Cruz -UAE Team Emirates –  Pequena fratura no sacro.
  • David Gaudu – Groupama FDJ –  Trauma no sacro.
  • Pavel Sivakov – Ineos Grenadiers –  Trauma no joelho, quadril e muitos ralados.
  • Wout Poels – Bahraein McLaren –  Costela quebrada

Tour de France 2020, Etapa 02 – Nice 186km

A região de Nice, é uma região muito conhecida pelos ciclistas. Alguns moram na região como Michal Kwiatkowski. A transmissão internacional pegou a dura escalada ao Turini (15.3km a 7.2% de inclinação) e proporcionando belas imagens das curvas fechadas em grampo. Uma longa descida e então mais duas subidas antes da chegada em Nice.

Na bandeirada após o trecho neutralizado um grupo atacou. Logo estabelecendo a fuga do dia. Entre os escapados, estavam Peter Sagan e Matteo Trentin, ambos buscando pontos na meta de sprint na luta pela camisa verde. Na meta em Lac du Broc, Trentin venceu Sagan e ficou com os pontos. Com Sagan e Trentin abandonando a fuga, seis ciclistas seguiram escapados:

  • Benoit Cosnefroy – Ag2r
  • Anthony Peres – Cofidis
  • Michael Gogl – NTT
  • Kasper Asgreen – Deceuninck Quick Step
  • Toms Skujins – Trek Segafredo
  • Lukas Postolberger – Bohra Hansgrohe

Com duas subidas muito duras, o pelote concedeu a fuga certa vantagem. A Col de la Colmiane, de Cat1 foi vencida por Cosnefroy, seguido de Perez e Gogl. Na belíssima Col de Turini, foi a vez de Anthony Perez vencer, seguido por Cosnefroy, empatando a disputa pela camisa de bolinhas.

A fuga foi neutralizada na marca de 40km para o final, com Michal Gogl se esforçando para ficar na ponta por mais tempo na busca pelo prêmio de ciclista mais agressivo. Na escalada para Col d’Èze, vitória de Nicolas Roche da Sunweb seguido por Robert Gesink da Jumbo.

Final decidido na Col des Quatre Chemins

Logo no início da descida que levaria para a meta de sprint, que era de fato uma subida. Duas quedas no pelote, primeiro Lenard Kamna da Bora e depois Daniel Felipe Martinez da EF. Martinez caiu ao bater em uma placa de trânsito que ficava em uma ilha na estrada. Com um minuto de desvantagem, junto com um colega o colombiano trabalhou para tentar minimizar danos.

Após um trabalho fantástico de McCarthy, Martinez conseguiu reconectar o pelote. Valverde precisou trocar de bicicleta e teve ajuda de seus colegas de equipe para voltar ao pelote. A 12km do final um toque de rodas e Tom Dumoulin caiu.

Na ponta da prova, ataque de Alaphilippe que foi seguido por Marc Hirshi. Um pouco depois Adam Yates juntou-se a dupla e seguiram acelerando morro acima. Na meta, um sprint rápido e Adam Yates conquistou o bônus de tempo. Restavam 8km para o final.

Uma descida longa e um quilômetro na baia de Nice restava para o final. O trio mantinha 20 segundos para o pelote com os favoritos. Na ponta mediram, pouparam, tentaram mas quem tinha mais sprint era Alaphilippe e o francês da Deceuninck Quick Step venceu batendo Marc Hirschi no sprint. Adam Yates foi o terceiro.

Com o resultado, Alaphilippe é o líder para etapa 03.

Líderes para Etapa 03

Camisa Amarela: Julian Alaphilippe – Deceuninck Quick Step

Camisa Verde: Peter Alexander Kristoff – UAE Team Emirates

Camisa Branca: Marc Hirshi – Team Sunweb

Camisa Bolinhas: Benoit Cosnefroy – Ag2r

(em atualização)

Sair da versão mobile