Ícone do site Pelote Ciclismo

Yoshizo Shimano

Yoshizo Shimano, presidente da Shimano entre 1995 e 2001, faleceu aos 85 anos na última sexta feira.

Terceiro filho de Shozaburo Shimano, fundador da empresa, passou a tomar parte nos negócios da família em 1958. No ano de 1965, Yoshizo Shimano foi escolhido presidente da divisão norte-americana de vendas que tornou-se a primeira filial estrangeira da empresa. Em 1972 Yoshizo foi diretor de vendas na Europa.

Yoshizo Shimano | Foto Cortesia Shimano

Combinando técnicas de manufatura aprendidas com seu pai e irmãos velhos além das próprias ideias, ele fez uma significante contribuição na expansão da companhia ao alavancar o sucesso do MTB nos anos 80. Yoshizo foi o quarto presidente da Shimano, após seu pai e irmãos Shozo e Keizo.

Seu enfase na globalização foi estendido a cultura da empresa, fazendo da língua inglesa o idioma oficial da Shimano em 1998. Atualmente as vendas fora do Japão representam 90% da receita da Shimano que supera os 3.3 bilhões de dólares. Além dos componentes para bicicleta, a Shimano produz também uma linha para pesca, golfe e outros produtos.

Em 2001, Yozo Shimano, sobrinho de Yoshizo assumiu a presidência da empresa. Yoshizo assumiu a presidência de honra da empresa e passou a presidir a associação de produtores de bicicleta do Japão, onde também foi presidente de honra a partir de 2011.

Yoshizo faleceu um pouco antes do aniversário de 100 anos da companhia, crida em Sakai, uma cidade próxima a Osaka. Apesar da visão globalista, Yoshizo disse certa vez que a empresa não tem planos de mudar sua sede. O funeral foi reservado a família.

Sair da versão mobile