Yoshizo Shimano

Yoshizo Shimano, presidente da Shimano entre 1995 e 2001, faleceu aos 85 anos na última sexta feira.

Terceiro filho de Shozaburo Shimano, fundador da empresa, passou a tomar parte nos negócios da família em 1958. No ano de 1965, Yoshizo Shimano foi escolhido presidente da divisão norte-americana de vendas que tornou-se a primeira filial estrangeira da empresa. Em 1972 Yoshizo foi diretor de vendas na Europa.

Yoshizo Shimano | Foto Cortesia Shimano

Combinando técnicas de manufatura aprendidas com seu pai e irmãos velhos além das próprias ideias, ele fez uma significante contribuição na expansão da companhia ao alavancar o sucesso do MTB nos anos 80. Yoshizo foi o quarto presidente da Shimano, após seu pai e irmãos Shozo e Keizo.

Seu enfase na globalização foi estendido a cultura da empresa, fazendo da língua inglesa o idioma oficial da Shimano em 1998. Atualmente as vendas fora do Japão representam 90% da receita da Shimano que supera os 3.3 bilhões de dólares. Além dos componentes para bicicleta, a Shimano produz também uma linha para pesca, golfe e outros produtos.

Em 2001, Yozo Shimano, sobrinho de Yoshizo assumiu a presidência da empresa. Yoshizo assumiu a presidência de honra da empresa e passou a presidir a associação de produtores de bicicleta do Japão, onde também foi presidente de honra a partir de 2011.

Yoshizo faleceu um pouco antes do aniversário de 100 anos da companhia, crida em Sakai, uma cidade próxima a Osaka. Apesar da visão globalista, Yoshizo disse certa vez que a empresa não tem planos de mudar sua sede. O funeral foi reservado a família.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Quase 30 anos depois, Davide Rebellin enfrentará novamente um Van der Poel

Aos 48 anos Davide Rebellin tem uma das carreiras mais longevas da história do ciclismo. E no final do mês quase 30 anos após disputar provas contra Adrie Van der Poel, o incansável italiano disputará uma prova contra Mathieu Van der Poel, filho de Adrie. Rebellin compete pela equipe continental […]

Receba as novidades em seu e-mail