Ícone do site Pelote Ciclismo

Strade Bianche reabre a temporada WorldTour

Trek Segafredo Strade-Bianche 2017| Foto: Sportful

Desde a parada do ciclismo na UAE Tour nos Emirados Árabes Unidos, o ciclismo profissional anseia pelo retorno. E a prova que seria realizada no final semana seguinte a parada é justamente a que reabre a temporada. Com a vantagem de ter menos provas concorrentes no mesmo final de semana, a Strade Bianche 2020 vem mais recheada que nunca de craques do ciclismo mundial.

Strade Bianche

Strade Bianche é uma prova neoclássica, uma prova jovem com apenas 13 edições mas com um cenário fantástico. Criada com o nome “La Eroica Strade Bianche” em 1997 como evento para bicicletas clássicas em formato de granfondo ao redor da bela Siena na Itália. Desde 2007 a corrida passou a ter versão UCI World Tour, enquanto o granfondo continua acontecendo no domingo após a prova profissional.

Com traçado e paisagem que conferem o status de nova monumento – as 5 monumentos são Milan-San Remo, Tour de Flanders, Paris Roubaix, Liège-Bastogne-Liège e Lombardia- Strade Bianchi . A prova tem largada na Fortaleza Médici e mistura os longos trechos de terra branca com pouco mais de 50km em terra batida, um asfalto e um final em uma subida de 18% após 184km. O ponto mais alto da prova é a escalada a Montalcino, uma serra de 12km ao longo de belíssimas vinícolas, que obtém do solo rico em xisto -que confere o tom branco das estradas- potentes vinhos sangiovese o Brunello di Montalcino.

Na edição deste ano, apenas uma equipe WorldTour não participará, a Cofidis que abriu mão de sua vaga. A belga Circus Wanty Gobert teve participação direta ao vencer o ranking Pro Continental UCI 2019 e as equipes convidadas foram:

Favoritos e destaques da Strade Bianche 2020

A Strade Bianche 2020 será o grande choque entre gigantes na volta do ciclismo pós pandemia. Todos os grandes ciclistas clássicos estarão presentes, entre eles destaco:

Poderia ficar escrevendo aqui ainda mais 10 ou 15 nomes que podem disputar a vitória. A Strade Bianche é uma prova sensacional de assistir e se você curte ciclismo, não deve perder.

ESPN Transmite para o Brasil

A Strade Bianche está na programação do canal ESPN 2 com previsão de transmissão das 10:20 às 12:30 do próximo sábado. Também será possível acompanhar pela plataforma online WatchESPN.

 

Sair da versão mobile