Dinâmica do acidente de Gijs Leemreize

Ontem durante a primeira etapa da Volta a Burgos, o ciclista holandês Gijs Leemreize sofreu um acidente insólito, vindo a ter cortada uma falange do dedo anelar direito.

Vento lateral e um toque de rodas

Restavam pouco menos de 55km de prova e o pelote lutava contra o vento cruzado. Bastou um toque de rodas no centro do pelote e todos que vinham atrás espalharem. A equipe Jumbo estava quase toda do lado direito da pista, e foi em direção a a defensa metálica (do inglês guard-rail), veja no vídeo:

Durante a confusão, dezenas de ciclistas foram ao solo, infelizmente dois não conseguiram levantar e prosseguir na prova. O colombiano Sebastian Henao da equipe Ineos, sofreu deslocamento no ombro (sem fratura). Gijs Leemreize que teve a falange do dedo anelar cortada horizontalmente. A TVE, rede de televisão espanhola que transmite a prova informou que o guidão da bicicleta do jovem holandês prendeu-se na defensa metálica causando o ferimento.

Alguns especialistas em grupos brasileiros elencaram a possibilidade do freio a disco de uma das bicicletas ser o causador. Nenhum relato internacional foi dito nesse sentido, ademais os freios não estariam incandescentes como numa longa descida de serra (onde são acionados por longo período) e sim em temperatura ambiente. Não estou dizendo que seja impossível, mas que não há relatos nesse sentido, sendo assim mera especulação.

Já no ramo das hipóteses o sempre antenado ex-ciclista Jorge Alves, destaca duas possibilidades:

  • Pela extensão e tipo de dano, os dedos terem sido prensados na coroa dianteira de alguma bicicleta.
  • Ou mesmo que a mão do ciclista tenha entrado entre os raios de uma roda, fato não raro no ciclismo.

Cirurgia e recuperação

Gijs Leemreize foi levado de ambulância para o hospital, onde recebeu atendimento de um cirurgião plástico e teve seu dedo reconstruído com o reimplante da falange. A equipe Jumbo Visma informou que a cirurgia foi um sucesso e desejou pronta recuperação.

Leemreize de 20 anos é sobrinho da namorada de Robert Gesink, seu companheiro na Jumbo Visma. Natural de Achterhoekse Ruurlo, o ciclista fez estagio pela equipe de desenvolvimento da Jumbo. Aos 20 anos de idade Leemreize assinou seu primeiro contrato como profissional na última sexta feira.

Fica a torcida pela rápida e completa recuperação.

2 thoughts on “Dinâmica do acidente de Gijs Leemreize

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Discutindo Potência - Parte I: A Potência

Quem já caminhou pelo fórum do Pelote.com.br sobre potência, lê constantemente que mencionamos PM pra cá, PM pra lá. A gente não está se referindo ao valoroso(a) Policial Militar, mas sim ao Medidor de Potência (ou em inglês – Power Meter). Esse tipo de equipamento já custou o valor de […]

Receba as novidades em seu e-mail