Mecenas espanhol salva equipe WorldTour

A equipe GreenEdge Cycling que correu nos últimos anos como Mitchelton Scott, ganhará novo nome a partir do retorno do ciclismo em julho. A equipe passará a chamar Team Manuela Fundación, uma fundação filantrópica espanhola.

“Após um período problemático e incerto, especialmente nos últimos meses, estamos felizes em contar co mo apoio do Sr. Francisco Huertas e da Fundación Manuela para assegurar nosso futuro em 2021.” Disse Gerry Ryan proprietário da equipe.

Empresário Financia a Fundação

A fundação foi criada em memória a filha do empresário Francisco Huertas, Manuela. Com sede em Granada é parte de um projeto social tocado com recurso. No aspecto esportivo a fundação patrocina uma equipe de MTB desde o ano passado e uma equipe de futebol de Granada. Francisco Huertas é um empresário do ramo da construção civil.

Francisco Huertas e o ciclista da Fundação Manuela | Foto Fundação Manuela

 

Salto grande para um investidor local

Ao invés de uma grande fundação como a Euskadi ou a Once que já patrocinaram o ciclismo profissional, a fundação Manuela é praticamente desconhecida na Espanha. O site da fundação Manuela está em construção enquanto a página do Facebook reporta o apoio a equipe de ciclismo local e de MTB. Sobre Francisco Huertas, os registros que pude encontrar na mídia espanhola reportam que ele tem negócios na construção civil e uma de suas empresas foi encerrada sem cumprir com todas suas obrigações.

Os termos do contrato de patrocínio ainda não foram esclarecidos pela equipe ou pelo patrocinador. As informações que foram passadas por integrantes da equipe dão conta que Gerry Ryan mantém o controle total da equipe e que a única mudança é o nome e novas cores. Contudo alguns jornais de Granada informaram a compra da equipe por Huertas.

De toda forma aparentemente o império de Gerry Ryan é muito maior como investidor do que Huertas. Huertas patrocinou o time de futebol Granadas com sua empresa que faliu e depois tentou comprar o time Real Juén sem sucesso. A Gazzetta dello Sport informou que o ciclista ex-profissional Stefano Garzelli que hoje é comentarista pela RAI participou da negociação e poderia integrar a equipe como dirigente.

Tudo isso joga uma sombra de dúvidas sobre a continuidade e natureza do patrocínio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Retomada do ciclismo tem mudanças de data e agencia internacional controlando antidoping

A UCI se prepara para retomada do ciclismo e anuncia a transferência da responsabilidade de executar controle antidoping para agência internacional de testes antidoping. Em videoconferência, o comitê gestor da UCI tomou uma série de decisões sobre o calendário internacional de ciclismo em função da pandemia do coronavírus e no […]

Receba as novidades em seu e-mail