Nova Specialized Diverge 2021

Luiz Papillon

Nesta quinta feira a Specialized faz o lançamento mundial da nova versão da Nova Specialized Diverge 2021. Com versão totalmente revisada a bicicleta mais divertida do mercado foca ainda mais em potencializar o ciclismo do jeitinho que o brasileiro gosta, em todo terreno.

Nova Specialized Diverge 2021 – Expectativa e impressões iniciais

Apresentada por videoconferência, em função da pandemia do coronavírus, a Nova Diverge 2021 é uma proposta para tornar a bicicleta gravel ainda mais específica para a modalidade. As escolhas da equipe de Morgan Hill na Califórnia onde foi desenvolvida a bicicleta foram bastante ousadas.

Minha leitura, ainda sem ter andado na bicicleta, é que a Nova Diverge 2021 será mais reativa, mais confortável especialmente nas condições específicas do gravel, que por sinal é justamente o maior uso da bicicleta no Brasil: Estradões de Terra com subidas curtas e duras. Além disso algumas das atualizações permitirão maior agilidade em trilhas com curvas mais fechadas.

Suspensão Future Shock 2.0

Suspensão Future Shock 2.0 | Divulgação

Criada para a Paris Roubaix, a suspensão Future Shock 2.0 agora possui um amortecedor hidráulico com regulagem, herdado da Specialized Roubaix e da e-bike Creo-SL. A suspensão Future Shock 2.0 está disponível nos modelos S-Works, Pro, Expert e Comp Carbon, enquanto o Future Shock 1.5 nos modelos Comp E5, Sport e Base Carbon. A linha básica E5 e E5 Elite não dispõe de Future Shock.

O Future Shock 1.5 entrega 20mm de suspensão na frente da bike, dando ao ciclista mais controle e conforto em todo tipo de terreno. Sua localização na Bicicleta é fundamental para entregar amortecimento ao ciclista sem perda de rigidez ou performance no quadro. Future Shock 2.0 é o nosso modelo mais avançado. Além dos benefícios do Future Shock 1.5, o sistema hidráulico entrega ajuste de amortecimento tanto na compressão quanto no retorno. Há também um botão de ajuste da quantidade de amortecimento tornando a frente da bicicleta mais firmeou mais macia, se desejado.

Atualizações na geometria da Specialized Diverge 2021

O caminho para abrir as possibilidades que falei no parágrafo anterior passam obrigatoriamente pela atualização da geometria. A solução encontrada veio do MTB e do Cyclocross, um tubo superior ligeiramente mais longo (1), com a mesa um pouco mais curta permitindo agilidade em curvas. Para melhorar o ataque, o ângulo do tubo da caixa de direção ficou mais agressivo (2).

Comparativo Diverge | Divulgação

Para melhorar a pilotagem em terrenos mais lamacentos, o movimento central ficou 5mm mais alto (3) . Isso distancia um pouco mais a Diverge de uma estradeira (ou speed como alguns preferem), contudo ainda mantém a Diverge como uma das bicicletas gravel com o central mais baixo (o que favorece a pilotagem em velocidades maiores). E o tubo inferior do triângulo traseiro ficou ligeiramente mais longo (4).

Protótipo final da ligação assimétrica chainstay com o movimento central | Divulgação

O espaçamento para os pneus é uma das maiores preocupações do consumidor final, especialmente daqueles oriundos do MTB. A nova Diverge 2021 também foi pensada nesse sentido, aceitando pneus até 47mm com rodas 700 e até 2.1″ com rodas 650B (27.5″). Para conseguir esse espaçamento sem ter que alongar muito a traseira da bicicleta (chainstay) a Specialized optou por um design assimétrico fazendo um contorno diferenciado junto ao lado do pedivela.

Versão final da ligação com o Movimento Central | Divulgação

Tudo isso em um quadro com peso abaixo de 1000g no caso da topo de linha Diverge S-Works que pesa toda equipada por volta de 8kg. Aliás, cabe aqui uma explicação sobre os diferentes tipos de carbono utilizados pela marca. Na linha Base e Sport o carbono é o Fact 8r, nos modelos Comp, Expert e Pro a trama de carbono é a Fact 9r com economia de peso na ordem de 200g enquanto a topo de linha S-Works salva 100g extras com o Fact 11r.

Complementos da Specialized Diverge 2021

O principal item que me chamou atenção na Diverge 2021 foi o guidão flare, ou seja seguindo o estilo do cyclocross onde o drop possui angulação que permite uma pegada mais aberta ao escalar. Outro detalhe está presente nas linhas com quadro de carbono S-Works (Fact 11), Expert e Sport (Fact 9r) é o recorte no tubo inferior (downtube) para receber o Swat, transformando o tubo em um excelente porta objetos e ainda mantendo a possibilidade de instalação de uma caramanhola.

Guidão Flare (alargado) | Divulgação

No tubo superior junto a caixa de direção há um par de parafusos que permite a instalação tanto de uma bolsa Burra Burra como de uma caramanhola extra. Pensando no ciclo-turista e no aventureiro que precise levar mais itens, é possível acoplar racks de carga em pontos do quadro tanto no eixo traseiro como no eixo dianteiro.

Limite de Peso

Uma dúvida muito levantada nas redes sociais é acerca do limite de peso da bicicleta, a Specialized informa que toda linha Diverge tem limite de peso em 125kg ai já considerando o ciclista equipado. Sendo que o limite de peso para os racks é de 25kg no eixo traseiro e 15kg no eixo dianteiro.

Disponibilidade

A Nova Specialized Diverge 2021 já está disponível nas revendas brasileiras a partir de hoje. Faz parte da linha de aventura da Specialized a e-bike Creo SL que experimentei em 2019 e contei como foi:

Pelote experimentou a Turbo Creo SL a e-bike superleve da Specialized

Para maiores informações:

https://www.specialized.com/br/pt/

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