Colnago é vendida a fundo árabe!

Um dos símbolos do ciclismo profissional muda de mãos. Ernesto Colnago de 88 anos vendeu a empresa que leva seu sobrenome para a Chimera Investimens, um fundo privado de investimentos de Abu Dhabi.

Colnago uma história que se mistura com ciclismo

A bicicleta que foi utilizada por Eddy Merckx, que hoje equipe o time árabe UAE Team Emirates possui uma história de peso. Uma das figuras mais tradicionais do ciclismo profissional e inovadoras. Ernesto Colnago aos 88 anos tem uma história que se mistura com a própria história do ciclismo profissional.

Ernesto Colnago começou a trabalhar em uma fábrica de bicicleta aos 13 anos de idade, falsificando o documento de identidade para poder receber um salário. Em 1954 em uma pequena loja na Via Garibaldi 10 na pequena Cambiago abriu sua primeira loja. Durante um pedal, conheceu Fiorenzo Magni, que reclamou de uma incômoda dor na perna. Ernesto apontou que o pedivela estava mal montado e que poderia corrigir o problema. No mesmo Colnago foi mecânico de Magni no ano do tricampeonato. Descobriu talentos como Gianni Motta que venceu o Giro di Lombardia e depois o o Giro em 1966, mas a apoteose veio mesmo com o Canibal. Eddy Merckx começou a relação com Colnago ao utilizar rodas especialmente criadas para o belga em 1967. A bicicleta construída para quebra do recorde da hora de Eddy Merckx foi feita por Colnago e foi o mais longevo recorde da hora.

Colnago com Eddy Mercx | Foto Divulgação Colnago

Colnago a tradição italiana

Em 1974 Colnago acertou o patrocínio da Scic Baronchelli e entrou como fabricante oficialmente no ciclismo profissional. A busca pela perfeição, inovação e qualidade sempre levou Colnago a ter amizades e parcerias de ponta. Uma delas nasceu da amizade com Enzo Ferrari, cuja parceria é mantida até os dias atuais pela tradicional scuderia italiana.

Outro nome ligado a marca Colnago é Giuseppe (Beppe) Saronni, que ganhou um mundial com a Colnago, tornou-se diretor esportivo e dirigente primeiro na Mapei, depois na Lampre (atual UAE Team Emirates) onde sempre correu com bicicletas Colnago.

Jean Todt, Michael Schumacher e Ernesto Colnago | Foto Divulgação Colnago

“A Chimera Investments permitirá a Colnago crescer e aumentar sua presença em todos mercados, mantendo e aumentando ainda mais a qualidade dos produtos Colnago. Temos uma oportunidade única, com o apoio da Chimera de continuar construindo as melhores bicicletas do mundo também no futuro” Ernesto Colnago.

A Chimera Investments acrescentou:

“Em nome de todos os fãs da Colnago em todo mundo, gostaríamos de agradecer a Ernesto Colnago, mestre em design e inventor de maravilhosas bicicletas, e desejamos continuar o caminho por ele traçado e continuar seu legado, garantindo um futuro para a marca Colnago. O sr. Colnago será sempre a força motriz por trás do desenvolvimento de nossos futuros produtos.”

Paolo Colnago faleceu este ano

Irmão de Ernesto, Paolo Colnago morreu neste ano em 02 de abril aos 76 anos. Portador do mal de Parkinson, Paolo foi parceiro do irmão na empresa e mecânico em muitas equipes em especial na Monteni de Eddy Merckx. Quando a Colnago entrou para o ciclismo profissional como fornecedora oficial, Paolino deixou as provas para ser o braço de competição da empresa sendo o principal interlocutor para nomes como Fondriest, Saronni, Maertens, Museeuw, Bugno, Bettini entre outros que buscaram a excelência em Cambiago.

Especulo aqui que a morte do irmão e toda pandemia em torno do coronavírus motivou ou acelerou o fechamento do negócio por Ernesto. Fica aqui a torcida para que a marca sobreviva ao caos das grandes companhias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Análise do Calendário WorldTour 2020

A UCI anunciou hoje o calendário revisado para o ciclismo em 2020 pós pandemia. Após muita negociação junto aos organizadores de provas, representantes das equipes e ciclistas, teremos um segundo semestre muito movimentado. Alguns eventos tiveram suas edições deste ano canceladas e outros adiados. O quadro mostra a sobreposição de […]

Receba as novidades em seu e-mail