Ícone do site Pelote Ciclismo

Strade Bianche, Tirreno Adriático e Milão Sanremo não devem acontecer em março

Mauro Vegni, diretor da RCS e Giro d'Italia | Foto Divulgação Giro d'Italia

As três principais provas do calendário italiano não devem acontecer em março. Essa é a expectativa que o diretor da RCS e do Giro, Mauro Vegni ao comentar para imprensa. A pressão pelo cancelamento das provas atingiu o limite quando 14 das equipes anunciaram que não pretendem participar das provas. A solução é adiar as provas para junho ou setembro.

Anuncio oficial aguarda pedido de autoridades italianas

Como todo negócio o ciclismo conta com seguradoras, e o anúncio oficial da suspensão das provas só não ocorreu devido a necessidade por parte da seguradora de um pedido oficial das autoridades italianas. Ontem a noite a EF Pro Cycling publicou carta pedindo a dispensa pela UCI e RCS da participação nas prova, hoje foi seguida por outras 13 equipes enquanto a Jumbo Visma já anunciou que não participará das provas devido a epidemia de coronavírus na Itália.

Mauro Vegni: Provas podem acontecer em junho ou setembro

Em declaração a Gazzetta dello Sport, Mauro Vegni, diretor da organizadora de provas RCS (e proprietária da Gazzetta), declarou que as provas podem ser adiadas para junho, após o Giro d’Italia ou setembro (após os jogos olímpicos e mundial).

“Estamos as vésperas de três grandes eventos, Strade Bianche, Tirreno Adriático e Milão SAnremo. Nossa intenção é realizar as provas e dar ao povo um espetáculo. Porém não há dúvida que as notícias sobre a emergência do coronavírus sejam complicadas. As indicações do comité científico italiano deixam pouca margem de manobra e se adotadas pelo governo, seremos obrigados a cancelar as três provas em questão. Temos a intenção de trabalhar junto com a UCI para encontrar novas datas no calendário para essas provas que não queremos perder.”

Equipes anunciam desistência de provas

Uma a uma as equipes profissionais de ciclismo anunciam a desistência de provas. Hoje a CCC-Team Liv (equipe feminina) confirmou que não participará da Strade Bianche. A Mitchelton Scott foi além e anunciou que não disputará nenhuma prova antes de 22/03, estendendo sua ausência para a Paris-Nice, Danilith Nokere Joerse e Ronde Van Drenthe.

Sair da versão mobile