Ícone do site Pelote Ciclismo

Quintana vence e Schachmann é campeão da Paris Nice

Nairo Quintana durante a Paris Nice | Captura TV

Nairo Quintana voa alto na Paris Nice e vence chegada ao topo da La Comiane. Com um ataque a 4km do fim o colombiano chegou a sua 44ª vitória tendo vencido em praticamente todas provas por etapas do circuito mundial. O alemão Max Schachmann da equipe Bora Hansgrohe, se defendeu bem e conquistou o título da Paris Nice 2020, o maior de sua carreira. Em segundo lugar ficou o belga Tiesj Benoot da Sunweb e em terceiro o francês Thibaut Pinot pela Groupama FDJ.

Coronavírus e a Paris Nice

A etapa de hoje era para ser a penúltima etapa da Paris Nice 2020, mas por conta da pandemia global de coronavírus, tornou-se a final. Até o momento dezenas de provas de ciclismo estão canceladas assim como outros esportes e atividades. Ontem foi a vez do Giro d’Italia anunciar que a largada em Budapeste na Hungria será adiada. A própria Ronde Van Vlaanderen está em risco ainda que não tenha sido oficialmente cancelada.

Paris Nice Etapa 7 – Nice a Valdeblore La Colmiane

A etapa partiu de Nice com quatro subidas categorizadas sendo a chegada ao alto em Valdeblore La Colmiane. Entre as desistências do dia estavam os remanescentes da Israel (Pollit, Van Asbroeck e Jenthe Biermans), Roger Kluge da Lotto Soudal, Ben O’Connor da NTT e o campeão mundial Mads Pedersen da Trek. Assim 92 ciclistas largaram em Nice, rapidamente a fuga do dia se formou com:

Edet partiu em busca de pontos para defender a camisa de rei da montanha, vencendo as três primeiras metas de montanha. Após garantir a camisa, Edet teve um problema mecânico e precisou parar para arrumar, ainda conseguiu retornar a fuga. Na ponta sexteto manteve uma vantagem ao redor de  2:40 para o pelote restando 40km para o final. Veio a última meta de sprint, vencida por Alberto Bettil. Então restava uma descida e a subida final a Valdeblore La Colmiane.

Nairo Quintana brilha em Valdeblore La Colmiane

Assim que o pelote começou a subir a La Colmiane, a equipe Arkéa tomou conta da ponta do pelote. A vantagem da fuga começou a diminuir e um a um os escapados vão desistindo. Na ponta Thomas De Gendt seguia escalando com Julian Alaphilippe na roda. No pelote os gregários iam ficando para trás, Dayer Quintana, Felix Grossschartner fizeram seus trabalhos e o pelote estava reduzido.

Na ponta De Gendt acelerou e se livrou de Alaphilippe, atrás a primeira dupla que tentava fazer a ponte trazia Winner Anacona (Arkéa) e Guillaume Martin (Cofidis). Na marca de 8km para o final haviam apenas dez ciclistas no pelote reduzido com Quintana, Schachmann, Higuita e Guillaume que fora alcançado pelo grupo. De Gendt seguia firme na ponta 1:10 a frente agora do grupo de favoritos. O primeiro favorito à atacar foi Romain Bardet, o pequeno francês da Ag2r mostrou ação mas não conseguiu descolar o suficiente do pelote.

A sensação ainda era estranha, ver uma subida final na França sem o habitual público vibrando, tempo de pandemia. De volta a prova De Gendt seguia resistindo com um minuto de vantagem quando veio o ataque de Nairo Quintana. Coroão e uma paulada que demoliu o grupo de favoritos. Nibali tentava combater mas Nairo seguia abrindo. Nibali tentava dar um ataque para deixar o pelote para trás mas não conseguia. Na ponta Quintana passou “voando” por De Gendt, estava claro, ninguém pegaria o pequeno colombiano. A luta seria pelo segundo lugar.

Pinot passou a liderar o pelote com Seguio Higuita em sua roda. Na ponta Quintana seguia voando para vitória cruzando a marca de 1km para vitória, atrás na marca de 2km Tiesj Benoot atacou, o belga poderia tomar a liderança na luta pelo título de Schachmann. Nairo Quintana cruzou para sua 44ª vitória profissional e os olhares logo olharam para trás. Benoot vinha um pouco a frente do grupo de Schachmann e no final a tensão acabou para o alemão que chegou completamente exausto.  Pinot foi o segundo colocado e melhor francês na classificação geral com o quinto lugar na classificação geral.

Schachmann exausto deitou no chão em um misto de cansaço e alegria. Sua maior vitória na carreira, Benoot ficou ainda com a camisa verde de líder por pontos e Sergio Higuita com a camisa de melhor jovem. Nicolas Edet foi o rei da montanha da Paris Nice 2020.

Classificação da Etapa 7 – Paris Nice 2020

1 Nairo Quintana (Colômbia) Arkéa-Samsic 04:27:01

2 Tiesj Benoot (Bélgica) Team Sunweb 00:00:47

3 Thibaut Pinot (França) Groupama-FDJ 00:00:56

4 Sergio Higuita (Colômbia) EF Pro Cycling

5 Vincenzo Nibali (Itália) Trek-Segafredo

6 Max Schachmann (Alemanha) Bora-Hansgrohe 00:00:58

7 Guillaume Martin (França) Cofidis 00:01:19

8 Tanel Kangert (Estônia) EF Pro Cycling 00:01:22

9 Romain Bardet (França) AG2R La Mondiale 00:01:32

10 Rudy Molard (França) Groupama-FDJ

Classificação Final – Paris Nice 2020

1 Max Schachmann (Alemanha) Bora-Hansgrohe 27:14:23

2 Tiesj Benoot (Bélgica) Team Sunweb 00:00:18

3 Sergio Higuita (Colômbia) EF Pro Cycling 00:00:59

4 Vincenzo Nibali (Itália) Trek-Segafredo 00:01:16

5 Thibaut Pinot (França) Groupama-FDJ 00:01:24

6 Nairo Quintana (Colômbia) Arkéa-Samsic 00:01:30

7 Rudy Molard (França) Groupama-FDJ 00:02:03

8 Tanel Kangert (Estônia) EF Pro Cycling 00:02:16

9 Felix Großschartner (Áustria) Bora-Hansgrohe 00:03:39

10 Søren Kragh Andersen (Dinamarca) Team Sunweb 00:04:36

Sair da versão mobile