Cada dia uma Surpresa: Time Movistar

A temporada 2019 da equipe Movistar de ciclismo profissional virou documentário. Em exibição na plataforma de streaming Netflix, o documentário mostra o dia a dia da equipe que em 2019 conquistou um total de 21 vitórias.

Cada Dia uma Surpresa: Time Movistar

A Movistar é uma das mais longevas equipes de ciclismo profissional e a mais vitoriosa. Ao total a equipe possui mais de 900 vitórias, sendo 7 Tour de France, 4 Giros d’Italia e 4 Vueltas a España.  O dia a dia da equipe foi retratado em seis episódios pelos diretores José Larraza e Marc Pons para a TBS (Telefónica Broadcast Services). O ano de 2019 marcou a 40ª temporada da Abarca Sports, nome de registro da equipe com sede em Pamplona na Espanha. A série mostra como funciona a estrutura e os momentos de planejamento e tomada de decisão que culminaram nos resultados obtidos pelos ciclistas durante a temporada.

https://web.facebook.com/movistarteam/videos/199312674829174/

Unzué, Chente e Arri, o mundo que as câmeras da TV não mostram

Entre as estrelas do documentário estão nomes que o espectador pouco ouve durante as transmissões e que possuem fundamental importância no que assistimos pela TV. O principal é o diretor geral da Movistar, Eusebio unzué e os diretores de prova Chente García Acosta e José Luis Arrieta “Arri”. Entre os ciclistas destaques para Alejandro Valverde, praticamente um patrimônio da equipe, Nairo Quintana, Mikel Landa e Richard Carapaz além de diversos gregários como Marc Soler.

  • Eusebio Unzué
    Foi ciclista juvenil entre 1970 e 1972 e passou a dirigir esportivamente a equipe Reynolds amadora em 1973. Em 1984 passou para a equipe profissional Reynolds, assumindo desde o afastamento de José Miguel Echavarri a direção geral da equipe.
  • José Luis Arrieta
    Ciclista profissional de 1993 a 2010, tornou-se diretor da equipe em 2011 tendo participado ao todo por 22 temporadas da história da Movistar.
  • Chente García Acosta
    Ciclista de 1995 a 2011, manteve-se por toda carreira na equipe, tornando-se diretor esportivo em 2013.

O 2019 bagunçado da Movistar

Ao final de 2018 a equipe Movistar era empolgação pura, Alejandro Valverde havia conquistado o mundial de ciclismo. O basco Mikel Landa completaria seu segundo ano pela equipe com grandes ambições enquanto o jovem Marc Soler prometia após vencer a Paris Nice de 2018. O grande ponto da temporada 2019 foi o Giro d’Italia que “caiu no colo” de Richard Carapaz, a gana e circunstâncias de prova o tornaram líder o que salvou a temporada da equipe. Nas clássicas Valverde não conseguiu ter um desempenho sequer parecido com 2018 e no Tour de France a disputa entre Quintana e Landa mostraram falta de profissionalismo sobretudo do colombiano.

Para fechar a temporada ainda restaria a Vuelta, porém Carapaz escondeu da equipe que correria um critério e caiu as vésperas da prova. O equatoriano ainda demorou a contar para equipe que assinara com a concorrente Ineos o que foi tido por traição pelos dirigentes. Ao final da temporada, renovação total, foram embora Quintana, Landa, Carapaz além de um time de gregários como Winner Anacona, Carlos Barbero. Já em 2020 a primeira decepção foi com Andrey Amador, o costariquenho quebrou o contrato com a equipe para assinar com a concorrente Ineos.

Abarca Sports

Fundada em 1980, a equipe surgiu com o patrocínio da empresa de alumínio INASA com o nome comercial de Reynolds. O nome Reynolds permaneceu até 1989 quando foi substituído pelo Banco Banesto, época onde Miguel Indurain venceu cinco vezes o Tour de France. Por duas temporadas a equipe chamou-se Islas Baleares, patrocinada pelo governo das ilhas autônomas onde a principal cidade é Palma de Mallorca. Entre 2006 e 2010 foi a vez do grupo bancário francês Caisse d’épargne patrocinar a equipe. Desde 2011 a equipe é conhecida e patrocinada pela marca de telefonia móvel Movistar.

Delgado, Echavarri, Arroyo e Sean Kelly | Ciclismo Leyenda

Movistar

De propriedade da multinacional espanhola de telecomunicações Telefónica, a Movistar é uma marca de telefonia móvel presente na Europa e América Latina. É considerada a segunda marca mais valiosa da Espanha. Originalmente era o nome comercial utilizado pela Telefónica para seus serviços de telefonia móvel a partir de 1995. Com a expansão internacional, a Telefónica passou a comprar direitos de companhias privatizadas na América Latina. Em 2006 a companhia lançou um programa de reorganização dos negócios e durante o ano de 2010 encerrou o uso do nome comercial Telefónica unificando em maioria a marca Movistar. Dentro desse processo de internacionalização da marca, a empresa passou a patrocinar a equipe Abarca Sports em 2011.

 

2 thoughts on “Cada dia uma Surpresa: Time Movistar

  1. Estou assistindo e adorando. Pedalei em Floripa amadoramente e um dia quero participar de provas nem que seja contra coroas de 45 a 50 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Comer, correr e vencer com a Orica Scott

O Tour de France por trás das câmeras em uma equipe profissional, apenas o título já faria muito fanático por ciclismo assistir. Os 21 dias do Tour de France de 2017 através da alimentação dos atletas conduzido pela chef de cozinha Hannah Grant para a Orica Scott mostra todo drama […]

Receba as novidades em seu e-mail