Ícone do site Pelote Ciclismo

UAE Tour cancelada por contaminação por coronavírus!

O Tour dos Emirados Árabes foi cancelado devido a confirmação de contaminação por coronavírus de dois italianos membros do staff de equipes participantes. Com cinco das sete etapas completas as autoridades dos Emirados Árabes colocaram toda caravana WorldTour sob quarentena e está testando todos para o vírus.

“É de envergonhar que o UAE Tour tenha sido cancelado, mas a saúde pública precisa vir em primeiro lugar. Nós estamos aguardando para sermos avaliados e devemos ficar no hotel até nova decisão. Eu espero que aqueles afetados tenham uma rápida recuperação e que não apareçam mais casos” disse o tetracampeão do Tour de France, Chris Froome.

A decisão de cancelar a prova veio após a confirmação de dois casos de membros de equipe de ciclismo com contaminação pelo coronavírus. O Conselho de Esportes de Abu Dhabi então emitiu nota para imprensa:

“O Conselho de Esportes de Abu Dabi decidiu cancelar as etapas remanescentes do Tour dos Emirados Árabes após descobrir dois casos de membros de equipes contaminados, um dos membros da equipe de nacionalidade italiana. O conselho anuncia que sua decisão vem para preservar a segurança e saúde de todos participantes das equipes e ciclistas. Nesse meio tempo, o Ministério de Saúde e Proteção a Comunidade anunciou que todos os participantes da prova, incluindo administradores e organizadores, terão que se sujeitar aos exames médicos necessários dentro de um cronograma de investigação, onde todas medidas preventivas tem sido tomadas para prevenis a transmissão da infecção.

Procedimentos especializados serão tomados [no local] para garantir que eles estão livres de doença e garantir a segurança da comunidade.”

Quarentena mínima para o Coronavírus é de 14 dias

Os protocolos de saúde pública acionados nos Emirados Árabes podem incluir quarentena de no mínimo 14 dias. Afim de minimizar o risco de alastrar a infecção, aqueles que tiveram contato ou proximidade aos contaminados, devem se sujeitar a 14 ou mais dias de quarentena. Com esse cenário podemos esperar que as equipes e profissionais que tiveram contato direto com as pessoas contaminadas devam ficar em Abu Dabi por no mínimo esse período.

A Itália já tem cidades e vilarejos inteiros sob quarentena, colocando em risco provas como a Strade Bianche e Milão Sanremo:

https://www.pelote.com.br/coronavirus-coloca-strade-bianche-milao-sanremo-e-tirreno-adriatico-em-risco/

 

 

 

Sair da versão mobile