Sam Bennett vence abertura do WorldTour na Austrália

Ano novo, vida nova e se tem sprint, tem Deceuninck Quick Step. Agora com o irlandês Sam Bennett garantindo a vitória já em sua estreia pela equipe belga. Em segundo ficou o belga Jasper Philipsen pela UAE Team Emirates que mostra força e que os ajustes no trem de embalada parecem funcionar. A surpresa foi Erik Baska da Bora, o eslovaco de 26 anos fechou o pódio.

O Tour Down Under abre o circuito mundial de ciclismo profissional conhecido por WorldTour. A prova na região de Adelaide na Austrália esteve ameaçada pelos incêndios no quente verão australiano mas pode ser realizada. Contando com seis etapas a disputa normalmente fica para a subida final em Willunga Hill completando  734,4km de prova.

Sam Bennett vence no Tour Down Under | TV Caption

Novidades Cofidis, Israel Startup e Gorila no WorldTour

Com três voltas em um circuito completando 150km de distância a etapa 1 contou com muitas novidades no ciclismo mundial. Entre as principais mudanças estão a subida de divisão da equipe francesa Cofidis e da equipe israelense Israel Startup Nation. Já pelos ciclistas as mudanças são muitas, o bicampeão de contra relógio individual Rohan Dennis estreou pela Ineos. Pela Cofidis foi a vez do sprinter Elia Viviani ter sua estreia e uma reestreia no WorldTour, o veterano velocista alemão André Greipel volta ao mais alto nível pela equipe israelense. Ainda entre os ciclistas, o irlandês Sam Bennett estreou pela Deceuninck Quick Step. Como prova do mais alto nível a presença é obrigatória para as agora 19 equipes WorldTour. A única equipe convidada foi a australiana UniSA.

Entre os equipamentos algumas novidades:

  • Astana agora utiliza bicicletas Wilier Triestina Zero SLR.
  • Cofidis trás todo expertise da De Rosa Merak 1, exceto para Elia Viviani que utiliza a exclusiva SK Pininfarina.
  • Israel Start Up Nation: Bicicletas Factor One.
  • NTT Pro Cycling é o novo nome da equipe Dimension Data, além do nome recebeu novo sócio, Bjarne Riss. O Mr. 60%, apelido em função do nível de hematócritos que alcançava com o doping.

A equipe Movistar depois de muitos anos deixa de utilizar os componentes italianos da Campagnolo e utilizará Sram em suas Canyon. Os americanos da Sram ficam assim com duas equipes. A tradicional fabricante italiana Campagnolo, segue com a Cofidis, Lotto Soudal e UAE Emirates. Os espanhois da Rotor equipam duas equipes em conjunto com partes da japonesa Shimano, Ag2r e NTT Pro Cycling. Já a líder global de mercado, a japonesa Shimano equipa doze equipes em grupos e cinco também em rodas.

Tour Down Under Etapa 1 – 150km em Tanunda

A fuga do dia teve Joey Rosskopf da CCC, Jarrad Drizners da UniSA, Dylan Sunderland da NRR e Michal Sotorer da Sunweb. A fuga durou até a meta de montanha onde Rosskopf conquistou a meta e a camisa de líder de montanha a 36km do final. Em seguida o pelote seguiu em ritmo soft entrando agrupado nos 10km finais. Nos quilômetros finais a aceleração foi intensa com muita disputa pelo posicionamento, iríamos para o sprint.

Com o trem perfeito Sam Bennett venceu com Jasper Philipsen em segundo. Na terceira posição a surpresa de Erik Baska pela Bora. Elia Viviani foi o quarto seguido por Andre Greipel. A novidade no Top10 foi Alberto Dainese pela Sunweb. O jovem italiano veio de uma temporada de estreia consistente em provas Sub23 e mostra que pode deixar de ser uma aposta.

Confira os dez primeiros na Etapa:

A classificação geral tem Sam Bennett como líder, os bônus de chegada e sprint estabelecem os dez primeiros:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Caleb Ewan vence sprint no Tour Down Under

O australiano Caleb Ewan da Lotto Soudal venceu a etapa 2 do Tour Down Under em um sprint em subida. Em segundo ficou o sul-africano Daryl Impey da Mitchelton Scott. Em terceiro ficou o australiano Nathan Haas pela Cofidis. Tour Down Under Etapa 2 – 150k entre Woodside e Stirling […]

Receba as novidades em seu e-mail