Ícone do site Pelote Ciclismo

Batalha das renovações Ineos x Jumbo Visma

Nos últimos anos vivemos um duelo sempre entre a equipe Ineos (antiga Sky) e a Movistar protagonizando o ciclismo profissional. A equipe espanhola passa por um momento de revitalização e quem assumiu o posto para rivalizar com a gigante britânica é a holandesa Jumbo Visma. Confira como ficaram os elencos das mais fortes equipes que disputam grandes voltas.

A rivalidade começa até no equipamento, a Ineos com bicicletas Pinarello e a Jumbo com a Bianchi.

Bicicletas Bianchi | Divulgação Jumbo Visma

Ineos, contratações pontuais

A equipe Ineos conquistou sete dos últimos oito Tour de France. E mantém na equipe quatro vencedores de grandes voltas, são eles Chris Froome (4 Tour de France, 1 Giro d’Italia e 2 Vueltas), Egan Bernal (Tour 2019), Geraint Thomas (Tour 2018) e Richard Carapaz (Giro 2019), cada um com um título. Além deles a equipe teve a chagada do bicampeão mundial contra o relógio, Rohan Dennis que se soma ao time de especialistas com Jonathan Castroviejo, Filippo Ganna e Vasil Kiryenka. De perda para essa temporada foi a saída do holandês Wout Poels que correrá pela Bahrain McLaren.

Equipe Ineos| Divulgação

Entre os ciclistas que estão em desenvolvimento. Chega o especialista em contra relógio Brandon Rivera, campeão panamericano de 23 anos. O colombiano correu pela Gw Shimano. Efetivado também o britânico Ethan Hayter que foi estagiário na Sky e competiu 2019 pela seleção britânica. O espanhou Carlos Rodriguez de 21 anos também foi contratado pela equipe, especialidade: Contra o Relógio. Porém com uma adição, Rodriguez é muito forte também em provas com escaladas e essa qualidade chamou atenção da Ineos.

Destaques equipe Ineos:

Equipamento Ineos:

Jumbo Visma, Tom Dumoulin enfim com uma equipe?

A Jumbo Visma contratou poucos ciclistas para 2020, porém uma grande estrela: Tom Dumoulin. O holandês que teve um 2019 pra lá de complicado com erros de diagnóstico e que chegou a correr o Critérium du Dauphiné com um pedaço de pedra no joelho chega para enfim ter uma equipe que mais qualificada tecnicamente que a esforçada Sunweb. Com Primoz Roglic, a equipe tem dois vencedores de grandes voltas, além disso terá o jovem Wout Van Aert em seu segundo ano como profissional de estrada. O tricampeão mundial de cyclocross se recupera de um acidente terrível ocorrido no Tour de 2019.

Equipe Jumbo Visma – Divulgação

A equipe que deu um salto de qualidade em 2019, tem tudo para rivalizar com a Ineos. Com objetivo bem claro, todas as forças no Tour. A pré escalação para o Giro é um misto de time B com embaladores para Dylan Groenewegen. E ai está uma grande diferença da Jumbo para a Ineos. Ao contrário da equipe britânica que tem por único objetivo o Tour, os holandeses querem também fazer bonito nas voltas de uma semana e clássicas. E tem material humano para tal, além disso ainda tem um dos grandes sprinters da atualidade. Porém sabendo da importância de ter “carne pra moer” escolheu abdicar da camisa verde (velocistas) no Tour.

Destaques equipe Jumbo Visma:

Equipamento Jumbo Visma:

Análise: Ineos melhor para GT e Jumbo mais equilibrada

A grande quebra de braço se dará no Tour, de um lado a Ineos com sua equipe voltada unicamente para a classificação geral, e do outro uma equipe pronta para vencer quase qualquer tipo de etapa, e numa dessas uma vantagem pode ser conquistada e não mais perdida.

A pré escalação da Jumbo para o Tour tem Roglic, Dumoulin, Wout Aert, Tony Martin, Kruijswijk, Robert Gesink, Sepp Kuss e Laurens De Plus. A equipe optou por mandar Groenewegen para o Giro para então ter uma mão de grandes ciclistas no Tour. Com Dumoulin, Kruijswijk e o próprio Roglic podendo protagonizar. Só resta saber se esse trio de líderes não repetirá o “sucesso” que a Movistar teve com Landa, Nairo e Valverde.

Sair da versão mobile