Escândalo de corrupção e crime sexual derruba cúpula da Federação de Ruanda

Luiz Papillon

O ciclismo africano costuma ter destaque positivo no cenário internacional, especialmente de Ruanda. Porém desta vez a notícia não poderia ser pior. Série de denúncias inclusive de abuso sexual derrubou toda cúpula da federação ruandense.

Ex Presidente da Federação de Ciclismo de Ruanda, Aimable Bayingana – AFP

Um executivo informou a Agência Francesa de Imprensa – AFP a renúncia da cúpula envolvendo o presidente, dois vice-presidentes, conselheiros, secretário geral e tesoureiro.

“As renúncias dos oficiais da federação de ciclismo aconteceram na última noite e nós agora estamos investigando as alegações. Contudo como configuram crimes, não podemos estender nenhum comentário. Nós deixaremos a cargo do centro de investigações de Ruanda fazer seu trabalho.” Disse Shema Maboko, secretário permanente no ministério de esportes ruandense.

Jonathan Boyer, ex-técnico de ciclismo da seleção ruandesa em carta aberta ao então presidente da federação Aimable Bayingana, acusou o manda chuva de dificultar o desenvolvimento do esporte, atrapalhar os ciclistas e assédio sexual entre outras acusações. Bayingana além de presidente da federação de ciclismo foi porta voz do governo Ruandês.

Presidente Ruandês foi informado em viagem a ONU

As acusações ultrapassam o esporte, a corrupção, fraude e assédio moral e sexual calaram por muito tempo ciclistas e organizadores. Até que em setembro quando o presidente ruandês Paul Kagame viajava para assembléia da ONU, foi informado por um grande patrocinador dos problemas na Ferwacy (Federação Ruandence de Ciclismo). O que acabou por desencadear as investigações. Kagame está no poder desde 2000, sempre reeleito em eleições onde avaliadores internacionais destacam a grande possibilidade de fraude.

Ciclistas assediadas sexualmente

O centro de investigações de Ruanda trabalha também na acusação de assédio sexual. As acusações permaneceram secretas até a queda do presidente da federação de ciclismo. Sabe-se que o diretor do Centro Africano para o Crescimento do Ciclismo enviou um e-mail em maio para a Ferwacy informando o comportamento inapropriado do técnico Straton Mbazumutima com ciclistas do sexo feminino. Em anonimato uma pessoa que presenciou os abusos contou ao jornal Taarifa que Straton assediava cada uma das ciclistas da seleção. Tendo chegado ao ponto de engravidar uma das ciclistas que veio a perder a criança antes do nascimento.

Fraudes e até um Jet Ski na muamba

Jet Ski escondido em contêiner – Taafira

Os indícios de fraudes e corrupção parecem fazer parte do dia a dia do ciclismo ruandense. Entre os diversos escândalos há o fato de um contêiner com as bicicletas utilizadas em competição ter sido desviado para a Tanzânia ao invés da rota mais curta para Kigali com objetivo de ocultar um jet ski. A embarcação estava escondida entre as bicicletas.

Tour de Ruanda e a Sede do Mundial de 2025

O Tour de Ruanda é uma das provas de maior público e sucesso em todo continente africano e uma das maiores fora da Europa. Ruanda foi um dos países a submeter a UCI para que sedie o mundial de 2025 que será no continente africano. Agora com todo esse escândalo não só coloca em cheque a candidatura de Ruanda para sediar o mundial como pode comprometer a realização do Tour de Ruanda, programado para março de 2020. Para a edição de 2020 está programada participação da equipe Israel cycling Academy, das continentais Androni Giacattoli, Total Direct Energie, Novo Nordisk e Nippo Delko Marseille.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Com Rohan Dennis Ineos fecha elenco para 2020

O último grande nome do ciclismo sem contrato para 2020 foi anunciado oficialmente hoje pela equipe Ineos. O australiano bicampeão mundial na especialidade contra o relógio fechou contrato de duas temporadas com a equipe britânica. Já havia postado sobre o assunto aqui no pelote no mês passado quando Dennis foi […]

Receba as novidades em seu e-mail