Medalhista do Pan suspensa no exame antidoping

Luiz Papillon

A praga do doping segue assolando o ciclismo brasileiro. Nesta segunda feita a lista de atletas suspensos preventivamente pela ABCD (Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem) traz o nome de Daniela Cristine Lionço, ciclista de pista.

O exame detectou a presença da substância eritropoetina o EPO. A eritropoetina é um hormônio que controla a produção de glóbulos vermelhos pelo sangue. A utilização no ciclismo é especialmente para aumentar a capacidade cardiovascular enquanto na medicina sua utilização advém de patologias como a anemia e insuficiência renal.

Positivo por EPO foi apos medalha no Pan que deve ser mantida

O teste foi fora de competição e posterior a conquista da medalha de bronze nos jogos Pan Americanos de Cochabamba na Bolívia. Juntamente com Wellyda Rodriguez, Daniela Lionço conquistou a medalha de bronze na prova de Madison. Assim a conquista deve ser mantida. Diferentemente do caso do ciclista Kacio Freitas cuja medalha foi retirada.

Lionço de 30 anos é casada com o também ciclista Joel Prado Junior o Maritaca com quem tem um filho. Daniela representou a seleção brasileira militar nos jogos militares e a seleção brasileira nos jogos Pan Americanos. Natural de cascavel no Paraná, Lionço tem um extenso currículo tendo competido na itália pela Acs Chirio Forno d’Asolo e pela Servetto Footon. No Brasil Lionço correu por Osasco, pela Funvic e desde 2018 compete pela ABEC Rio Claro.

Entre os diversos títulos de Daniela, estão a 70ª prova 9 de Julho, brasileiro de contra relógio individual, além de diversas conquistas no ciclismo de pista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Nico Sessler renova por mais um ano com a Burgos BH

O brasileiro Nico Sessler seguirá em 2020 com a equipe espanhola profissional continental Burgos BH. Sessler será o único brasileiro no nível profissional continental europeu em 2020. “Estou muito contente em continuar por mais um ano com a equipe. A Burgos BH me deu oportunidade de subir ao nível profissional […]

Receba as novidades em seu e-mail