Copenhague atinge marca de 5x mais bicicletas que carros

Luiz Papillon

A capital dinamarquesa caminha a passos largos para ser a primeira capital a neutralizar a emissão de carbono. A meta deve ser alcançada em 2025 o que fará a cidade com maior percentual de ciclistas do mundo, superando a holandesa Amsterdan.

Prefeitura de Copenhague quer zerar emissão de carbono até 2025

A prefeitura de Copenhague divulgou em julho que  62% dos habitantes utilizam a bicicleta para ir ao trabalho ou escola. Um incremento que ocorreu a partir de 2012 quando a cidade lançou um ambicioso plano de melhoria da estrutura envolvendo a bicicleta. Ou seja o plano não apenas implementou ciclovias, mas sim melhorou a qualidade, segurança e conforto ao pedalar, promovendo também educação no trânsito e locais de estacionamento para bicicletas. Atualmente os ciclistas percorrem cerca de 1,3 milhões de quilômetros diariamente na cidade que possui cinco vezes mais bicicletas que carros.

A meta agora envolve investimentos na ordem de 100 milhões de reais em diversas estruturas que vão desde ciclovias a turbinas geradoras de eletricidade pelo vento. As refeições servidas pela municipalidade nas repartições públicas e escolas também serão mais sustentáveis, diminuindo o impacto na emissão de CO2.

A arte de tornar o ato de pedalar mais seguro e confortável passa por grandes estruturas cicloviárias como a Ponte Dybbølsbro (veja o vídeo abaixo) e também por estruturas muito, mas muito mais simples.

A cidade pensada para pedalar tem soluções bastante simples. Nos cruzamentos as guias receberam uma camada de asfalto afim de permitir ao ciclista subir ou descer da calçada com maior suavidade. Em alguns semáforos existem corrimões para apoio enquanto se espera o sinal de passagem.

 

Pedalar é parte do dia a dia do dinamarquês, o hábito começou durante a crise do petróleo nos anos 70. Mesmo com muita chuva durante o ano, o dinamarquês se habitou a pedalar. Pedalar na Dinamarca produz resultados além da mobilidade, produz vitórias esportivas. Relembramos que neste ano o dinamarquês Mads Pedersen conquistou o título de campeão mundial de ciclismo.

https://www.pelote.com.br/mads-pedersen-e-o-campeao-mundial-de-ciclismo/

Nem tudo são flores, estacionar e furto são problemas

Estacionar é um problema | Caption

Milhares de bicicletas circulando envolve uma questão fundamental, parar a bicicleta. Assim em Copenhague há bicicletas por toda parte, literalmente. E isso causa reflexos na cidade. Seja pela dificuldade em encontrar uma vaga, seja com os furtos. Um em cada cinco habitantes já teve uma bicicleta furtada. Em acordo com a companhia de seguros Alm, cerca de 100 milhões de reais são pagos anualmente em indenização aos segurados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Specialized cada vez mais perto dos Ciclistas

Campanha Você de Specialized e inauguração de lojas aproximam a marca do ciclista A Specialized, marca líder mundial de bicicletas e equipamentos de alta tecnologia, vem conquistando cada vez mais os brasileiros. No último mês de outubro, a marca expandiu sua rede de revendedores com mais três lojas: A2 Bike Store em […]

Receba as novidades em seu e-mail