Brasil Ride faz parceria com Parque Nacional do Pau Brasil para deixar legado ao turismo local

Luiz Papillon

Concessionária que realiza a gestão do PNPB, a BR Parques, quer disponibilizar a trilha utilizada pelos ciclistas da ultramaratona para seus visitantes pedalarem durante o ano

São Paulo (SP) – Em dez anos realizando a principal ultramaratona de mountain bike das Américas, a organização da Brasil Ride sempre procurou deixar sua contribuição por onde passa. Neste ano, uma parceria com a concessionária responsável pelo Parque Nacional do Pau Brasil (PNPB), a BR Parques, promete um legado, desta vez para os turistas de Porto Seguro, Arraial d’Ajuda e Trancoso, no extremo Sul da Bahia. Com diversas ideias para atrair visitantes ao local, a gestora e a Brasil Ride propõem algo único: poder pedalar na mesma trilha que os melhores ciclistas do mundo percorrem anualmente na prova.

Estamos em contato com a concessionária do Parque Nacional do Pau Brasil e eles estão muito interessados em fazer das etapas da Brasil Ride dentro do PNPB um ponto turístico para os que lá visitarem. Tenho a certeza de que a partir do momento em que essa ideia estiver disponível nos pacotes das agências locais, as pessoas irão se interessar. Visitar o local já é especial por poder reviver a história do início do Brasil. Poder pedalar então, na mesma trilha que os melhores do mundo pedalam, isso não tem preço que pague”, comenta Mario Roma, fundador da Brasil Ride

Prova reunirá 570 atletas de 23 países
(Fabio Piva / Brasil Ride)

A BR Parques é a concessionária que faz a gestão do Parque Nacional do Pau Brasil desde o final de 2018 e tem a concessão do local por 15 anos. Por ser um parque ainda muito virgem no que diz respeito à visitação, está sendo estruturado para oferecer cada vez mais, melhores serviços aos turistas e a nova administração procura atrativos como a prática do ciclismo para despertar o interesse de quem visita a região de Porto Seguro e suas praias.

“Quando iniciamos a gestão do contrato, já tínhamos ouvido falar da Brasil Ride. Neste momento, estamos em uma fase preliminar de estudos e implantação dos novos atrativos. Há dois meses abrimos o Parque aos visitantes sem fazer divulgação, apenas para entender melhor junto as agências de turismo o mercado de Porto Seguro. Aos poucos estamos nos estruturando para o público que queremos atingir”, conta Thiago Durães, da BR Parques.

Com os holofotes na Brasil Ride, que chega a sua décima edição, fizemos contato com o Mario Roma para desenvolver as vocações do parque, que podem ir além de suas riquezas naturais, de flora e fauna. Fomos atrás do que o PNPB tem, para atrair os visitantes que vão à região de Porto Seguro, além do lazer da praia”, complementa Thiago Durães.

BR Parques é a gestora do PNPB (Fabio Piva / Brasil Ride)

Experiência permanente no Parque

O objetivo é que a Brasil Ride deixe de ser um evento que ocorre anualmente na região, para se tornar uma experiência permanente, onde atletas e visitantes possam vivenciar um trecho da ultramaratona com características e suporte similar, em um ambiente de natureza espetacular. A ideia é incentivar o esporte, a interação com o meio ambiente e aproveitar para desfrutar de um passeio que além de ser em uma floresta de mata atlântica nativa, remonta à história do descobrimento do Brasil.

Dessa forma, por meio de infraestruturas a serem implementadas como: Espaço Ciclista (Espaço Brasil Ride) – dedicado ao esporte de mountain bike – com aluguel de bicicletas e equipamentos de alta qualidade; suporte e manutenção de equipamentos; trilhas vocacionadas para o esporte com níveis de dificuldade variados; sinalização visual dedicada; apoio operacional em geral – propõem-se que o Parque Nacional do Pau Brasil se torne uma experiência “Brasil Ride” e uma referência no esporte.

“A ultramaratona Brasil Ride ocorre uma vez por ano, mas por que não termos essa experiência de forma permanente? A ideia é investir nessa proposta e mostrar para o visitante que ele está fazendo um trecho de uma competição internacional, uma das maiores do mundo. Isso vai de encontro com a linha que o Mario fala bastante, de deixar um legado. Teremos um marco não só para a BR Parques, que ficará ali por 15 anos, mas algo para sempre para o mountain bike. Enquanto concessionária queremos desenvolver essa vertente e a Brasil Ride, conectada com os atletas, poderá nos ajudar nessa parceria. O parque tem essa vocação e vamos evoluir nessa proposta daqui para frente”, finaliza o gestor da BR Parques.

Décima edição – Considerada a Giro d’Itália do MTB mundial, a ultramaratona marcada para 20 a 26 de outubro, no Extremo Sul da Bahia, oferece um forte desafio para os 570 participantes de 23 países. Durante sete dias, eles têm pela frente cerca de 600 km e quase 11.000 m de altimetria acumulada, entre trilhas e estradas de terra que ligam Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro, a Guaratinga, na Vila Brasil Ride. No último dia da competição, o sábado (26), mais 1.500 ciclistas de todo o País juntam-se às estrelas do mountain bike internacional para a disputa da Maratona dos Descobrimentos. Uma oportunidade única de pedalar e ver de perto os melhores mountain bikers do mundo.

A ultramaratona Brasil Ride tem os patrocínios do Governo da Bahia, por meio da SETRE, Bahiatursa e SUDESB, de Land Rover, Shimano, Specialized e Unidas. Conect Car, Ful Gas, Garmin, LAF Corretora de Seguros, La Maglia, Oakley, Red Bull, Shop2gether, Squirt, Thule e Vittoria são empresas apoiadoras, assim como as prefeituras de Porto Seguro e Guaratinga, bem como o Parque Nacional do Pau Brasil, são apoiadores institucionais do evento.

Imagens para a imprensa – A partir desta temporada, a Brasil Ride conta com um banco de imagens especificamente para o uso da imprensa: https://brasilride.photoshelter.com/index. Neste espaço, há fotos de todas as provas realizadas no ano, entre mountain bike e trail run. Para acessá-las, basta cadastrar-se no sistema do site Photoshelter e fazer o download dos arquivos escolhidos.

Brasil Ride: Mais que uma prova, uma etapa em sua vida.

Mais informações da Brasil Ride:
Site: http://www.BRASILRIDE.COM.BR
Facebook: www.facebook.com/BRASILRIDE
Twitter: www.twitter.com/brasil_ride
Instagram: www.instagram.com/brasilride

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Roglic domina Giro dell'Emilia em Bolonha!

O esloveno Primoz Roglic venceu o Giro dell’Emilia em Bolonha hoje pela manhã. Roglic atacou na subida ao santuário de San Luca, o mesmo da etapa de crono no Giro deste ano. Completando o pódio ficou a dupla da EF Education First, Michael Woods e Sergio Higuita. O campeão mundial […]

Receba as novidades em seu e-mail