Sep Kuss vence etapa brutal, Roglic e Valverde aumentam vantagem!

Luiz Papillon

O norte americano Sep Kuss da equipe Jumbo Visma venceu no Santuário de Acebo pela 15ª etapa da Vuelta 2019. Na fuga durante toda etapa, Kuss de 24 anos atacou a pouco menos de 7km do final. Escapado Kuss teve tempo de cumprimentar os fãs antes de vencer com 39 segundos de vantagem. Em segundo ficou o português Rubem Guerreiro da Katusha e em terceiro Tao Geoghegan Hart da Ineos. Todos remanescentes da fuga.

Entre os favoritos quem atacou foi Alejandro Valverde pela Movistar. O espanhol campeão mundial atacou no mesmo ponto onde Kuss acelerou pouco antes. O único que conseguiu acompanhar o veterano foi Primoz Roglic o atual líder da Vuelta. A dupla escalou lado a lado até encontrar Marc Soler que esperou seu capitão, algumas aceleradas e ainda assim Roglic conseguiu se manter na roda de Valverde. No final Roglic passou a meta em oitavo seguido de Valverde. Ambos impuseram pesadas perdas aos demais favoritos.

Vuelta 2019 – Etapa 15 – Tineo ao Santuario del Acebo – 154.4km

A Vuelta largou hoje de Tineo, o segundo maior distrito do Principado das Astúrias. Com histórico de mineração o município tem um museu dedicado ao minério: Museo del Oro de Navelgas, que mostra como a indústria se desenvolveu da época do Império Romano até os dias atuais. A chegada foi no Santuário de Nossa Sehora de Acebo onde no dia de hoje no ano de 1575 uma menina foi curada no local onde é o santuário sendo o primeiro milagre reconhecido no local.

A etapa contou com quatro subidas categorizadas, sendo duas ao Puerto del Acebo, uma passagem no início de prova e o final. Assim que aprova começou, muitos ataques para formar a fuga do dia. A fuga cruzou a meta com 1:24 para o pelote. A fuga do dia teve  dezessete ciclistas com destaque para Marc Soler, Sepp Kuss, Ruben Guerreiro e Dani Navarro.

Atrás uma luta grande a todo momento entre Movistar e Jumbo para tentar eliminar adversários. Tony Martin fez um trabalho fundamental mantendo o controle do pelote por quase toda a prova. Na ponta da prova escaparam da fuga  Ben O’Connor, Samitier e Dani Navarro. O trio conseguiu abrir um minuto dos remanescentes da fuga. Mas ai veio o ataque monstruoso de Sepp Kuss. Kuss atacou a 7km do final para passar “de passagem” pelo trio e conquistar sua primeira vitória no circuito mundial.

Atrás os ataques começaram no mesmo ponto que Kuss atacara alguns minutos antes. E foi Alejandro Valverde quem começou a quebrar o pelote de favoritos. Quintana, Lopez e Pogacar não conseguiram seguir o veterano e apenas Primoz Roglic seguiu na roda do campeão mundial. Ao final Roglic cruzou em oitavo seguido por Valverde impondo pesadas perdas aos demais Top10.

Classificação da Etapa 15 – Vuelta 2019

  1. Sepp Kuss (EUA) Team Jumbo-Visma    4:19:04
  2. Ruben Guerreiro (Portugal) Katusha-Alpecin    0:00:39
  3. Tao Geoghegan Hart (Reino Unido) Team Ineos    0:00:40
  4. Oscar Rodriguez Garaicoechea (Espanha) Euskadi Basque Country-Murias    0:00:53
  5. Mark Padun (Ucrânia) Bahrain-Merida    0:01:49
  6. Ben O’Connor (Áustrália) Dimension Data    0:02:05
  7. Lawson Craddock (EUA) EF Education First    0:02:11
  8. Primoz Roglic (Eslovênia) Team Jumbo-Visma    0:02:14
  9. Alejandro Valverde (Espanha) Movistar Team
  10. Sander Armee (Bélgica) Lotto Soudal    0:02:48

Classificação Geral – Vuelta 2019

  1. Primoz Roglic (Eslovênia) Team Jumbo-Visma    58:10:32
  2. Alejandro Valverde (Spa) Movistar Team    0:02:25
  3. Tadej Pogacar (Eslovênia) UAE Team Emirates    0:03:42
  4. Miguel Angel Lopez (Colômbia) Astana Pro Team    0:03:59
  5. Nairo Quintana (Colômbia) Movistar Team    0:05:09
  6. Rafal Majka (Polônia) Bora-Hansgrohe    0:07:14
  7. Nicolas Edet (França) Cofidis, Solutions Credits    0:09:08
  8. Wilco Kelderman (Holanda) Team Sunweb    0:09:15
  9. Carl Fredrik Hagen (Noruega) Lotto Soudal    0:09:44
  10. Hermann Pernsteiner (Áustria) Bahrain-Merida    0:11:39

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Lars Forster vence, Nino é segundo e Avancini termina em 4 etapa da Copa do Mundo de XCO

Neste final de semana rolou a etapa da Copa do Mundo de MTB XC em Snowshoe. A etapa que fecha o calendário de MTB da Copa do Mundo foi vencida pelo suíço Lars Foster com o campeão mundial Nino Schurter em segundo. Schurter teve um furo de pneu quando estava […]

Receba as novidades em seu e-mail