Ícone do site Pelote Ciclismo

Pogacar vence pela terceira vez e Roglic é virtual campeão da Vuelta

Após atacar a 40km do final, o esloveno Tadej Pogacar venceu a meta de montanha e seguiu sozinho para vencer pela terceira vez na Vuelta 2019. Atrás Primoz Roglic foi conservador e completou a prova na quinta posição conquistando virtualmente o título da Vuelta 2019. Em segundo ficou o campeão mundial Alejandro Valverde e em terceiro o polonês Rafal Majka.

A festa é toda eslovena, o país vizinho da Itália e Hungria com apenas 2 milhões de habitantes tem em Primoz Roglic de 29 anos seu primeiro vencedor de grande volta. Para completar a festa, o jovem Tadej Pogacar de 20 anos desponta como grande favorito ao completar a Vuelta no pódio em terceiro lugar. A Jumbo Visma quebra o jejum e conquista sua primeira grande volta.

Quase como consolação o vice campeonato ficou com Alejandro Valverde pela Movistar. O campeão mundial sofreu principalmente com a desorganização “já tradicional” de sua Movistar. Em completo momento de restruturação a equipe terá grandes mudanças para 2020, entre elas a saída de Nairo Quintana, Mikel Landa entre outros ciclistas.

Vuelta 2019 – Etapa 20 – Arenas de San Pedro a Plataforma de Gredos – 190.4km

Chegamos a penúltima etapa da Vuelta 2019 e definitivamente a última competitiva. A largada foi em Arenas de SanPedro uma pequena cidade na comunidade autônoma de Castela e Leão na província de Ávila. Com cinco subidas categorizadas e chegada na Plataforma de Gredos uma cratera em meio a Serra de Gredos no meio da planície Ibérica.

A fuga do dia começou com nove cilcistas e depois ficou reduzida a sete. A fuga conquistou a primeira subida com Samitier passando com 1:30 de vantagem sobre o pelote. A chuva caia forte e os sete ciclistas seguiam na ponta:

No pelote alguns ataques e defesas por parte da Astana especialmente. Na segunda montanha, novamente vitória de Samitier, desta vez com o pelote a menos de um minuto atrás. A terceira subida do dia reduziu ainda mais a fuga. Apenas Guerreiro, Samitier, Edet e Howson se mantinham na ponta e ainda restavam 120km. Na subida seguinte Tao Geoghegan Hart da Ineos atacou e conseguiu fechar a ponte unindo-se a fuga. O pelote com os favoritos estava reduzido a menos de 40 ciclistas. Chegava a vez da escalada de Peña Negra uma subida de 14.2km e 5.9% de inclinação.

No pelote, muita aceleração com a Jumbo perdendo um a um seus gregários, todo trabalho foi feito pela Astana, especialmente com Flugsang. Na marca de 43km para o final veio o esperado ataque de Superman López. Roglic respondeu e foi seguido por Valverde, Quintana e Pogacar.

Pogacar ataca para vitória

López atacou novamente tentando quebrar Roglic, mas novamente era seguido pelos favoritos e então veio o ataque fatal. Tadej Pogacar atacou na marca de 41km para o final e mesmo com Valverde tentando responder o esloveno tinha mais pernas. Pogacar passou pela fuga, desceu e tinha ainda a serra para Gredos pela frente. O jovem de 20 anos pedalou como nunca para conquistar a terceira vitória nessa Vuelta 2019 no “modo Froome” pedalando sozinho por mais de 40km.

Roglic conservador é o virtual campeão da Vuelta 2019

Atrás o outro esloveno, Primoz Roglic e líder da prova tratou de manter-se no grupo dos favoritos para evitar uma reviravolta. Assim Roglic não respondeu aos ataques de Majka e Gossschartner para seguir no grupo e chegar na quinta posição. Com o resultado Roglic é virtualmente o campeão da Vuelta 2019 colocando fim ao jejum de títulos de Grandes Voltas da equipe Jumbo Visma (que já se chamou Rabobank).

Classificação da Etapa 20 – Vuelta 2019

  1. Tadej Pogacar (Eslovênia) UAE Team Emirates    5:16:40
  2. Alejandro Valverde (Espanha) Movistar Team    0:01:32
  3. Rafal Majka (Polônia) Bora-Hansgrohe
  4. Hermann Pernsteiner (Aut) Bahrain-Merida
  5. Primoz Roglic (Eslovênia) Team Jumbo-Visma    0:01:41
  6. Sergio Andres Higuita Garcia (Colômbia) EF Education First    0:01:49
  7. Dylan Teuns (Bélgica) Bahrain-Merida
  8. Nairo Quintana (Colômbia) Movistar Team    0:01:56
  9. Mikel Nieve (Espanha) Mitchelton-Scott    0:01:59
  10. Wilco Kelderman (Holanda) Team Sunweb

Classificação Geral da Vuelta 2019

  1. Primoz Roglic (Eslovênia) Team Jumbo-Visma    80:18:54
  2. Alejandro Valverde (Espanha) Movistar Team    0:02:33
  3. Tadej Pogacar (Eslovênia) UAE Team Emirates    0:02:55
  4. Nairo Quintana (Colômbia) Movistar Team    0:03:46
  5. Miguel Angel Lopez (Colômbia) Astana Pro Team    0:04:48
  6. Rafal Majka (Pol) Bora-Hansgrohe    0:07:33
  7. Wilco Kelderman (Holanda) Team Sunweb    0:10:04
  8. Carl Fredrik Hagen (Noruega) Lotto Soudal    0:12:54
Sair da versão mobile