Pelote experimentou a Turbo Creo SL a e-bike superleve da Specialized

Estive na sede da Specialized Brasil para conhecer os lançamentos e novidades da marca para o mercado brasileiro. Vou contar um pouco sobre os principais lançamentos em outro texto. Mas faço um destaque ao “rolé” que fiz com a Turbo Creo SL a e-bike superleve da Specialized. Com apenas 11.3kg a bicicleta abre um leque de utilizações e acessibilidade em bicicletas de estrada com assistência elétrica.

A primeira diferença em relação a maioria das e-bikes é o visual limpo. Esteticamente não parece uma e-bike, apenas observando-se os detalhes é que notamos os tubos mais largos e o movimentro central um pouco maior para acomodar o minúsculo propulsor de 240w de potência. A pintura camaleao chama atenção e logo no tubo superior vemos o controle da assistência elétrica. Uma vez ligada o console informa o nível de bateria e no logotipo “S” da Specialized há três níveis de assistência disponíveis.

Nova Specialized Turbo Creo SL – Foto André Piva

As trocas de marcha no grupo com uma coroa dianteira de 46 dentes e cassete de 11 velocidades 11-42 dentes são feitas por um grupo misto. No cockpit controles Shimano Dura Ace Di2 e na traseira um cambio Shimano XTR para alcançar a coroa 42. Além da parte eletrônica a bicicleta possui também a suspensão future shock na caixa de direção.

O rolê com a Creo SL

Com o controle de assistência no mínimo já deu para sentir a suavidade da assistência, assim que coloquei força no pedal o sistema compreendeu que estava em movimento e entrou em ação, era como se estivesse pedalando em uma leve descida. Em seguida experimentei rápidas aceleradas e tentar manter velocidade. Mal se sente o sistema deixando de assistir após 32km/h quando a bicicleta deixa de utilizar o sistema assistido.

Detalhe da Pintura e Movimento Central da Creo SL – Foto Luiz Papillon

Veio então a primeira subidinha, com um toque rápido coloquei na assistência média e subi quase como se andasse no plano. Ressalto aqui, a pedalada assistida depende do usuário pedalar, não é um botão que faz a bicicleta andar sozinha. Novamente acelerei e após atingir 32km/h ela deixa de assistir, confesso que por mais que tentasse não consegui sentir o motor entrar ou sair na pedalada. Finalmente coloquei no modo de maior assistência, fica realmente mais fácil pedalar, sair da imobilidade em paradas no semáforo e especialmente manter uma velocidade de cruzeiro.

A suspensão future shock 2.0 é bastante eficiente ao absorver as irregularidades do solo quase lunar da capital paulista. Os pneus 28C com paredes em algodão dão também uma rolagem bastante suave. Enfim a bicicleta é sensacional.

Autonomia impressionante

Após cerca de uma hora com a bicicleta, tive que relutante devolver. Notei que após esse período a marcação de carga dela manteve-se no máximo. Acredito que a Specialized tenha sido até conservadora na autonomia prometida de 128km. Vale lembrar que o feliz proprietário de uma Creo SL terá um aplicativo que poderá gerenciar a potência aplicada, alterando a autonomia da bicicleta que segundo a Specialized pode superar os 200km.

Uma bicicleta do futuro

Muitos ciclistas ainda veem a bicicleta assistida como algo que “trapaceia” no exercício. Mas ao longo do tempo as pessoas vão compreender que é uma solução de muito futuro seja na acessibilidade, seja no transporte. Com peso de bicicleta “normal” de estrada, visual lindo a CREO SL vai ajudar o ciclista que por uma diversidade de fatores não pode naquele momento aplicar determinada potência a conseguir superar desafios. Uma das maiores restrições da bicicleta é o valor que foi afetado diretamente pela tributação sádica brasileira, elevando o preço sugerido da bicicleta para o patamar próximo de U$24.000, quase o dobro do preço pago em Miami. A CREL SL assim como toda e-bike paga IPI de 35% e é afetada também pelo ICMS no regime de substituição tributária. Ou seja o distribuidor e o comerciante pagam o ICMS antes da venda efetiva do produto, tornando ainda mais cara a comercialização. Na prática o comprador paga duas bicicletas, uma para o governo e uma para si.

Deixo o leitor com o lema da Specialized para as bicicletas Turbo:

Turbo, você mais rápido

CREO SL – a primeira bike turbo para estrada

Nova Specialized Turbo Creo SL – Foto André Piva

Andar mais rápido é mais divertido. Specialized apresenta um novo esporte por meio da sua Turbo Creo SL, a primeira Bike Turbo de Estrada! A Turbo Creo SL representa a nova geração de bicicleta assistida por motor elétrico.

A Turbo Creo SL proporciona a sensação leve e ágil de uma bike de estrada capaz de transformar todo ciclista em um atleta de alta performance, com força para nivelar montanhas e alcançar os pedais épicos através de uma conectividade perfeita. Ela oferece um pacote poderoso de potência, alcance, pilotagem, peso e eficiência que te transforma em um monstro no selim, com a versatilidade que permite a transição entre asfalto e gravel.

Você irá pedalar mais longe e mais rápido do que nunca, tudo isso com a sensação de uma verdadeira bike de estrada. Ahh, o quadro construído em carbono FACT 11r da Turbo Creo SL não é apenas a e-bike mais leve da sua categoria, é literalmente a mais leve do mercado com apenas 11,9 kg na edição especial Creo SL Founder’s edition.

Mais informações: www.specialized.com/br/en/turbo-creo

 

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