Com um ataque fulminante na última volta, Mathieu Van der Poel escapou do grupo que tinha Mathias Flueckiger e Nino Schurter para vencer a etapa de Val di Sole em Trentino na Itália pela Copa do Mundo de Cross Country Olímpico a XCO. O brasileiro Henrique Avancini ficou em quarto lugar.
Copa do Mundo de Mountain Bike XCO – Val di Sole, Itália
A Copa do Mundo de Mountain Bike XCO em 2019 tem 10 etapas previstas e chegamos a oitava etapa. A cidade de Val di Sole na região de Trentino no norte da Itália recebeu pela oitava vez a disputa. Nino Schurter sem dúvida era o grande favorito, uma vez que venceu seis das sete edições em Val di Sole. Mas esse ano a história foi diferente, o fenômeno holandês Mathieu Van der Poel estava presente e mais uma vez colocou seu nome no topo. O circuito com 4km
O trio com Van der Poel, Schurter e Flueckiger se destacou e abriu uma distância de cerca de 500m de vantagem para o grupo perseguidor que trazia o brasileiro Henrique Avancini. Flueckiger puxava muito tentando quebrar a dupla com campeão mundial e campeão europeu porém Schurter e Van der Poel se seguraram no ataque do Suíço e isso ajudou a isolar o trio na ponta. No princípio da última volta, Nino iniciou a puxada do ataque e foi atropelado por Van der Poel, que “ligou o turbo” e sumiu na frente. Flueckiger que estava em um ótimo dia tentou seguir mas não foi páreo para a potência do holandês concluindo na segunda posição.
Avancini que competiu dois dias atrás nos Jogos Panamericanos de Lima e chegou desgastado da viagem fez um excelente quarto lugar. Entre os demais brasileiros na prova Guilherme Muller terminou a prova, enquanto Luis Coccuzzi abandonou.