Elia Viviani é o campeão europeu de Ciclismo!

Luiz Papillon

Velocista italiano Elia Viviani de 30 anos é o campeão europeu de ciclismo. Seu companheiro de equipe, o belga Yves Lampaert teve grande participação na vitória ao atacar a 3km do final para deixar o alemão Pascal Ackermann para trás. Viviani utilizou suas habilidades de velódromo para efetuar um ataque indefensável contra Ackermann para juntar-se a Lampaert. E assim ficou também o pódio, ouro para Viviani, prata para Lampaert e bronze para Ackermann.

“Essa é uma das minhas melhores vitórias, porque é totalmente diferente de uma chegada em spritn. Eu venci o campeonato italiano em um ataque como esse. Eu sei que após uma Grande Volta eu sempre terei muita resistência e boar pernas, então esse é um sentimento surpreendente.”Elia Viviani, campeão europeu de ciclismo 2019

Campeonato Europeu de Ciclismo – Alkmaar, Holanda, 172,6km

Antes da prova, uma homenagem a Bjorg Lambrecht, o jovem belga que perdeu a vida em uma queda na Volta a Polônia na última semana. Disputado desde 1995 o Campeonato Europeu aconteceu na cidade de Alkmaar ao norte de Amserdã na holanda. Com perfil plano muitos sprinters na disputa e a ausência em especial de Peter Sagan que optou por não correr a prova.

Com muito vento cruzado o Campeonato Europeu de Ciclismo começou com muita ação. Em função das regras a comunicação por rádio não é permitida. Até a marca de 80km para o final o pelote estava compacto, até que um grupo mais seleto escapou com diversos sprinters. Entre os escapados estavam os principais ciclistas da Itália, Alemanha e Bélgica.

Na marca de 55km para o final o grupo líder estava resumido a 13 ciclistas:

  • Davide Cimolai, Elia Viviani, Matteo Trentin e Simone Consonni pela Itália,
  • Pascal Ackermann e Rudiger Selig pela Alemanha,
  • Chris Lawless – Reino Unido
  • Yves Lampaert – Bélgica
  • Sebastian Langeveld – Holanda
  • Kasper Asgreen – Dinamarca
  • Florian Senechal – França
  • Luka Mezgec – Eslovênia
  • Erik Baska – Eslováquia

Ataque de Viviani veio meio sem querer a 27km do final

Uma curiosidade é que além do número de italianos, o número de ciclistas da Deceuninck Quick Step mostrou tática entre Viviani, Lampaert, Asgreen e Senechal. O ataque veio na marca de 27km para o final, Viviani puxava o grupo e acelerou entre duas curvas sendo acompanhado por Ackermann e Lampaert. O trio começou imediatamente a trabalhar e construiu uma vantagem em torno de 50 segundos.

O movimento que definiu a prova veio na marca de 3km para o final, primeiro Lampaert lançou seu ataque e Viviani esperou o belga abrir uma certa vantagem para ao melhor estilo da perseguição em velódromo lançar um ataque sem reação para Ackermann. Assim o italiano alcançou o belga e no mesmo ataque deixou o alemão para trás. Dai para o final Lampaert puxou e Viviani fez o trabalho no sprint. Lampaert ficou com a medalha de prata e Ackermann com o bronze. Atrás no sprint da perseguição o norueguez Alexander Kristoff venceu ficando com o quarto posto e o dinamarquês Michael Morkov com o quinto.

Classificação Campeonato Europeu de Ciclismo – 172,6km

1 Elia Viviani (Itália) 3:30:52
2 Yves Lampaert (Bélgica) 0:00:01
3 Pascal Ackermann (Alemanha) 0:00:08
4 Alexander Kristoff (Noruega) 0:00:33
5 Michael Morkov (Dinamarca)
6 Sam Bennett (Irlanda)
7 Matteo Trentin (Itália)
8 Luka Mezgec (Eslovênia)
9 Arnaud Demare (França)
10 Rudiger Selig (Alemanha)

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Domenico Pozzovivo atropelado enquanto treinava

O veterano ciclista Domenico Pozzovivo da equipe Bahrain Merida foi atropelado. O ciclista de 36 anos treinava na cidade de Cosença na região da Calábria na Itália. O acidente aconteceu em um entroncamento em direção a Laurignano quando um motorista com um Fiat Grand Punto atropelou o ciclista. O motorista […]

Receba as novidades em seu e-mail