Simon Yates vence no Tour de France

Luiz Papillon

O britânico Simon Yates venceu a 12ª Etapa do Tour de France 2019. Com uma fuga enorme a definição da etapa se deu na subida final, porém hoje a etapa terminava após uma longa descida para a cidade de Bagneres de Bigorre. Yates, disputou a chegada com Pello Bilbao da Astana e Gregor Muhlberger da Bora que completaram o pódio de hoje. Pelo trabalho na fuga durante a subida de Horquette d’Ancizan, Matteo Trentin foi escolhido o ciclista mais combativo do dia.

Tour de France 2019 – Etapa 12 – Toulouse a Bagneres de Bigorre – 209.5km

A etapa 12 do Tour de France 2019 foi mais tranquila do que o previsto. Com uma zona neutra de 11.5km os ciclistas pedalaram um total de 220km hoje. Primeira etapa entrando na cadeia de montanha dos Pirineus que é a divisa entre a Europa e a planície Ibérica. A fuga do dia demorou um pouco a se formar e contou com os sprinters buscando pontos na meta intermediária.

Na meta de sprint em Bagnères-de-Luchon, Peter Sagan somou os pontos máximos seguido de Colbrelli e Kristoff. Dali em diante a briga deixaria os sprinters para trás, naquele momento a fuga tinha 42 ciclistas, quase 1/3 dos ciclistas na prova. No topo da Col e Peyresourde a disputa ficou pela camisa de rei da montanha com Tim Wellens defendendo a camisa passando em primeiro na meta.

Nesse ínterim, Rohan Dennis, especialista em contra relógio da Bahrain desceu da bicicleta a 80km do final. Por alguns momentos foi dado por desaparecido e finalmente veio a notícia de que estava no ônibus da equipe. A situação foi tão constrangedora que a equipe não sabia o que dizer sobre o abandono as vésperas da prova de contra relógio individual onde Rohan Dennis é o atual campeão mundial.

Simon Clarke atacou na descida e conseguiu abrir mais de um minuto para a fuga. Na subida final a Horquette d’Ancizan, os remanescentes da fuga tinham seis minutos de vantagem para o pelote. Matteo Trentin da Mitchelton atacou da perseguição para seguir Clarke que é o aniversariante do dia. O movimento seguinte na perseguição veio com Simon Yates e começou a pancadaria. Na marca de 4km para o topo Muhlberger juntou-se a Yates e começaram a trabalhar, pela Astana Pello Bilbao atacou e juntou-se a dupla, que passou de passagem por Simon Clarke.

O trio abriu uma vantagem de quase dois minutos para a perseguição e decidiu a prova em Bagneres de Bigorre. Com um final ao estilo de disputa no velódromo os ciclistas se estudaram e esperaram até o último momento para lançar o sprint. Mas não teve pra ninguém, Simon Yates era o ciclista mais forte no trio e venceu. Com o resultado Yates entrou para o grupo de ciclistas que venceram ao menos uma etapa em cada grande volta (Tour de France, Giro d’Italia e Vuelta a Espanha).

Tour de France 2019 – Etapa 12

1 Simon Yates (Reino Unido) Mitchelton-Scott 4:57:53
2 Pello Bilbao (Espanha) Astana Pro Team
3 Gregor Mühlberger (Áustria) Bora-Hansgrohe
4 Tiesj Benoot (Bélgica) Lotto Soudal 0:01:28
5 Fabio Felline (Itália) Trek-Segafredo
6 Matteo Trentin (Itália) Mitchelton-Scott
7 Oliver Naesen (Bélgica) AG2R La Mondiale
8 Rui Costa (Portugal) UAE Team Emirates
9 Simon Clarke (Austrália) EF Education First
10 Jasper Stuyven (Bélgica) Trek-Segafredo.

Tour de France 2019 – Classificação Geral

1 Julian Alaphilippe (França) Deceuninck-QuickStep 52:26:09
2 Geraint Thomas (Reino Unido) Team Ineos 0:01:12
3 Egan Bernal (Colômbia) Team Ineos 0:01:16
4 Steven Kruijswijk (Holanda) Team Jumbo-Visma 0:01:27
5 Emanuel Buchmann (Alemanha) Bora-Hansgrohe 0:01:45
6 Enric Mas (Espanha) Deceuninck-QuickStep 0:01:46
7 Adam Yates (Reino Unido) Mitchelton-Scott 0:01:47
8 Nairo Quintana (Colômbia) Movistar Team 0:02:04
9 Daniel Martin (Irlanda) UAE Team Emirates 0:02:09
10 Thibaut Pinot (França) Groupama-FDJ 0:02:33.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Rohan Dennis surta e abandona o Tour de France

O australiano Rohan Dennis da equipe Bahrain Merida abandonou o Tour de France na etapa de hoje. Um ciclista abandonar uma prova importante como o Tour de France é normal, mas as condições em que Dennis abandonou não. Se nesta terça falei sobre o respeito e esforço de ciclistas como […]

Receba as novidades em seu e-mail