Simon Yates vence chegada ao alto, Alaphilippe mantém amarela!

Luiz Papillon

Que Tour de France é esse caro leitor? Uma etapa espetacular com ataques, muita disputa e no final Simon Yates que estava na fuga venceu, Pinot foi segundo “voltando pro jogo” e Mikel Landa teve uma atuação de gala chegando em terceiro e faturando também o prêmio de combatividade. Além disso Julian Alaphilippe pedalou com o coração mais do que com a razão, dando muito mas muito valor para a manutenção da camisa amarela. O francês foi ao solo exausto, acabado, completamente esgotado como se espera de uma disputa no mais alto nível do ciclismo.

É mais um dia de amarelo. Eu estou feliz, era meu objetivo manter a camisa. Eu estou realmente feliz de ter o dia de descanso e a próxima etapa, mas será realmente uma semana dura. Eu apenas quero aproveitar” Julian Alaphilippe

Tour de France 2019 – Limoux a Foix Prat d’Albis – 185km

Quatro subidas categorizadas sendo três de primeira categoria com mais de 4.000m de subida acumulada. Assim foi o cardápio do dia no Tour de France 2019. A etapa partiu de Limoux na Ocitânica para Foix no Pirineus. A fuga demorou um pouco para se estabelecer mas quando formou, que fuga! A equipe Movistar colocou Quintana, Soler e Amador, além deles Vincenzo Nibali pela Bahrain, Romain Bardet pela Ag2r e Lutsenko pela Astana eram destaques. Pouco depois o grupo perseguidor conseguiu alcançar a fuga e 36 ciclistas formaram a fuga. A fuga rompeu a marca de 100km para o final com 2:40 de vantagem sobre o pelote.

A fuga começou a subir o Port de Lers a 75km do final e Simon Yates surgiu na frente, atrás outrora favoritos Nibali, Zakarin e Mollema sofriam ainda nos primeiros patamares. Assim a ponta da prova foi reduzida a Lutsenko, Reichenback, Molard (Groupama) e Yates. Atrás Bardet, Gallopin, Roche, Kreuziger, Amador e Quintana tentavam conectar com a ponta. Bardet atacou no final da subida para os pontos de montanha. O desafio agora era o Mur de Péguère, uma parede com trechos de 18% de inclinação.

A equipe Deceuninck de Alaphilippe trabalhou muito pelo francês, mas com o foco em sprinters, Alaphilipe logo se viu sem companheiros na escalada.  Na parte final da subida, Mikel Landa atacou para uma de suas melhores performances, naquele momento o basco estava quase dois minutos atrás da perseguição e três dos líderes. Nesse momento Simon Yates atacou para escapar e não mais ser alcançado. Atrás u a um Landa foi alcançando seus companheiros escapados e conectou com a fuga já na subida final de Prat d’Albis. Aqui faço um parenteses sobre Nairo Quintana.

O colombiano da Movistar trabalhava muito na fuga, bastante ativo pedindo colaboração de outros ciclistas como Bardet. Mas foi o companheiro de equipe alcançar a perseguição que Nairo “sobrou”, ele literalmente não puxou um centímetro para Landa.

Ao basco não restava nada mais senão acelerar, e foi o que ele fez, liderando a perseguição e acompanhando um ataque de Pinot. O francês da Groupama subiu de forma espetacular dando tudo! Assim no final em Prat d’Albis Simon Yates da Mitchelton venceu pela segunda vez nesse Tour, Pinot foi segundo pela Groupama e Mikel Landa terceiro pela Movistar. Em quarto lugar chegou Emanuel Buchmann da Bora numa performance excelente que lhe rende o quarto lugar na classificação geral.

“Hoje foi outro dia que eu poderia ter chance, então nada mudou para mim. Eu apenas segurei com minhas mãos. Adam  não estava bem ontem, mas ele é um grande ciclista e ele irá voltar. Sem drama sobre isso. Eu estou muito cansado agora, essa última levou muito esforço. Ainda haverão algumas chances (de vitória em etapa), nós vamos ver como isso fica.” Simon Yates

Alaphilippe e muito esforço

Julian Alaphilippe mais uma vez fez das tripas coração e se esforçou muito para segurar a camisa amarela por mais um dia. Um esforço espetacular. A classificação geral trás agora 1:35 de vantagem para o francês sobre Geraint Thomas da Ineos que vem diminuindo a vantagem paulatinamente. Em terceiro está Steven Kruijswijk da Jumbo Visma seguido por Thibaut Pinot da Groupama, todos dentro de dois minutos para Alaphilippe.

Tour de France 2019 – Etapa 15

1 Simon Yates (Reino Unido) Mitchelton-Scott 4:47:04
2 Thibaut Pinot (França) Groupama-FDJ 0:00:33
3 Mikel Landa (Espanha) Movistar Team
4 Emanuel Buchmann (Alemanha) Bora-Hansgrohe 0:00:51
5 Egan Bernal (Colômbia) Team Ineos
6 Lennard Kämna (Alemanha) Team Sunweb 0:01:03
7 Geraint Thomas (Reino Unido) Team Ineos 0:01:22
8 Steven Kruijswijk (Holanda) Team Jumbo-Visma
9 Alejandro Valverde (Espanha) Movistar Team
10 Richie Porte (Austrália) Trek-Segafredo 0:01:30

Tour de France 2019 – Classificação Geral

1 Julian Alaphilippe (França) Deceuninck-QuickStep 61:00:22
2 Geraint Thomas (Reino Unido) Team Ineos 0:01:35
3 Steven Kruijswijk (Holanda) Team Jumbo-Visma 0:01:47
4 Thibaut Pinot (França) Groupama-FDJ 0:01:50
5 Egan Bernal (Colômbia) Team Ineos 0:02:02
6 Emanuel Buchmann (Alamanha) Bora-Hansgrohe 0:02:14
7 Mikel Landa (Espanha) Movistar Team 0:04:54
8 Alejandro Valverde (Espanha) Movistar Team 0:05:00
9 Jakob Fuglsang (Dinamarca) Astana Pro Team 0:05:27
10 Rigoberto Uran (Colômbia) EF Education First 0:05:33

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Matteo Trentin vence no Tour de France 2019!

Matteo Trentin da Mitchelton Scott venceu a etapa 17 do Tour de France 2019. O italiano de 29 anos e atual campeão europeu estava na fuga do dia e atacou na última subida do dia. Após passar no topo da Col de la Sentinelle 40 segundos a frente de Kasper […]

Receba as novidades em seu e-mail