Matteo Trentin vence no Tour de France 2019!

Luiz Papillon

Matteo Trentin da Mitchelton Scott venceu a etapa 17 do Tour de France 2019. O italiano de 29 anos e atual campeão europeu estava na fuga do dia e atacou na última subida do dia. Após passar no topo da Col de la Sentinelle 40 segundos a frente de Kasper Asgreen que o perseguia a vitória era praticamente certa. Bastou caprichar na descida para a cidade de Gap para voltar a vencer no Tour de France apos 5 temporadas. Em segundo ficou o dinamarquês Kasper Asgreen da Deceuninck Quick Step que atacou da perseguição também na última subida. Em terceiro Greg Van Avermaet da CCC venceu o sprint dos remanescentes da fuga. Na classificação geral não tivemos mudanças. Pelo ataque e performance na fuga, Trentin recebeu também o prêmio de mais combativo do dia.

“Teve um vento de frente ali na subida fina, mas consegui subir bem. Eu sempre estive na frente nesse Tour mas não conseguia os resultados. Essa vitória faz valer a pena. Eu tive boas pernas mas não finalizava, hoje foi all in, tudo ou nada. Eu sofri como um cão, mas valeu a pena!” Matteo Trentin

 

Tour de France 2019 – Etapa 17 – Pont du Gard até Gap – 200km

Dia da fuga no Tour de France 2019, a etapa com largada em uma das mais antigas estruturas feitas pelo homem, o aqueduto Pont du Gard. Construído no século I a.c. na região da Provença no sul da França. A expectativa de muito calor e último dia para uma fuga com os ciclistas clássicos.

Ponte do Gard | Foto © A.S.O / Gruber

E mesmo com a Deceuninck trabalhando para evitar uma fuga nos primeiros quilômetros. Após uma hora de prova com média acima de 51km/h a fuga se formou. Com mais de trinta ciclistas, a fuga tinha entre os escapados nomes como Greg Van Avermaet, Jasper Stuyven, Matteo Trentin, Thomas De Gendt e Boasson Hagen. A fuga rapidamente ampliou sua vantagem sem trabalho do pelote para conte-la passando dos dez minutos na marca dos 100km de prova.

O primeiro a buscar o ataque já nos 30km finais de prova foi Nils Politt da Katusha Alpecin, logo seguido por Thomas De Gendt. Assim começou a pancadaria para quebrar a fuga, então com mais de 15 minutos de vantagem para o pelote. O grupo que se destacou tinha dez ciclistas:

  • Ben King – Dimension Data
  • Daniel Oss – Bora
  • Gorka Izaguirre – Astana
  • Greg Van Avermaet – CCC
  • Kasper Asgreen – Deceuninck Quick Step
  • Matteo Trentin – Mitchelton Scott
  • Tom Scully – EF Education First
  • Toms Skujins – Trek Segafredo
  • Vegard Laengen – Uae Team Emirates
  • Pierre-Luc-Perichon – Cofidis

O grupo entrou nos 15 quilômetros finais com 40 segundos de vantagem para os remanescentes da fuga. Como desafio a última meta de montanha de categoria três, a Col de la Sentinelle com 5.2km a 5,4% de inclinação. Na subida Matteo Trentin atacou, foi seguido por Pierre-Luc-Perichon mas o francês não conseguiu acompanhar por muito tempo o italiano. Estava claro que a vitória ficaria com Trentin. Atrás Kasper Asgreen atacou, passou Périchon e cruzou a meta de montanha 29 segundos atrás de Trentin. Na perseguição muita luta para ficar no grupo que tentava quebrar Avermaet sem sucesso. Ao final Matteo Trentin venceu no Tour de France após cinco anos. Kasper Asgreen pela Deceuninck chegou em segundo seguido de Greg Van Avermaet da CCC.

Ao final uma cena preocupante. Tony Martin especialista de contra relógio da Jumbo Visma aparentemente bloqueia e quase derruba Luke Rowe da Ineos. Rowe por sua vez comentou:

“Nós dois estamos no mesmo buraco, ambos fazendo o mesmo trabalho, não foi nada mesmo. Eu girei sobre a linha com ele, esta tudo bem, nós nos cumprimentamos. Nós apenas fomos na mesma direção. Isso é corrida de bicicleta, está tudo bem.” Luke Rowe

Tour de France 2019 – Etapa 17

1 Matteo Trentin (Itália) Mitchelton-Scott 4:21:36
2 Kasper Asggreen (Dinamarca) Deceuninck Quick Step 0:00:37
3 Greg Van Avermaet (Bélgica) CCC 0:00:41
4 Bauke Mollema (Holanda) Trek – Segafredo
5 Dylan Teuns (Bélgica) Bahrain Merida
6 Gorka Izaguirre (Espanha) Astana Pro Team
7 Daniel Oss (Italia) Bora Hansgrohe 0:00:44
8 Pierre-Luc-Perichon (França) Cofidis 0:00:50
9 Toms Skujins (Letônia) Trek-Segafredo
10 Jesus Herrada (Espanha) Cofidis 0:00:55

Tour de France 2019 – Classificação Geral

1 Julian Alaphilippe (França) Deceuninck-QuickStep 69:36:16
2 Geraint Thomas (Reino Unido) Team Ineos 0:01:35
3 Steven Kruijswijk (Holanda) Team Jumbo-Visma 0:01:47
4 Thibaut Pinot (França) Groupama-FDJ 0:01:50
5 Egan Bernal (Colômbia) Team Ineos 0:02:02
6 Emanuel Buchmann (Alamanha) Bora-Hansgrohe 0:02:14
7 Mikel Landa (Espanha) Movistar Team 0:04:54
8 Alejandro Valverde (Espanha) Movistar Team 0:05:00
9 Rigoberto Uran (Colômbia) EF Education First 0:05:33
10 Richie Porte (Austrália) Trek Segafredo 0:06:30

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Nairo Quintana vence etapa fantástica no Tour de France

O colombiano Nairo Quintana da Movistar venceu a etapa 18 do Tour de France em Valloire! Na fuga desde o princípio da etapa Quintana atacou ainda nos patamares iniciais do Col du Galibier, um colosso. Em segundo ficou o francês Romain Bardet da Ag2r e em terceiro o cazaque Andrey […]

Receba as novidades em seu e-mail